AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Relações Governamentais
Curso

Relações Governamentais

quarta-feira, 27 de março de 2013

Atualizado às 07:20


Relações Governamentais

  • Data: 25 a 28/3
  • Horário: 8h30 às 12h30
  • Local: Rua Quatá nº 300, São Paulo

Profissionais do Mattos Muriel Kestener Advogados ministram aulas especiais sobre Relações Governamentais a convite do Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

Caio Leonardo Bessa Rodrigues, sócio da banca, coordena curso inédito de quatro dias, que conta com participações especiais de associados do escritório e profissionais de empresas como Ambev, Oi e Burson-Marsteller

Os pós-graduandos do CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social acompanharão, entre os dias 25 e 28/3, uma disciplina inédita, por quatro dias, sobre "Relações Governamentais".

A coordenação das aulas será de Caio Leonardo Bessa Rodrigues, especialista em assuntos regulatórios e relações governamentais, sócio do Mattos Muriel Kestener Advogados, que receberá Milton Seligman, diretor de RelGov da Ambev, Carlos Alberto Cidade, diretor de Política Regulatória da Oi e Cristina Schachtitz, diretora da Burson-Marsteller, para discutir temas relacionados, e contará com Thiago Jabor Pinheiro e Camila Alvim, que compõem o time de Relações Governamentais de MMK.

Segundo Caio Leonardo, a disciplina é inédita em um curso de especialização em Direito. "A matéria tem sido objeto de muita demanda. A presença do Governo no dia-a-dia corporativo é muito relevante no Brasil atual. O mundo corporativo despertou para isso e agora avança nas suas estratégias de acompanhamento da ação governamental e interação com tomadores de decisão política. Saber enxergar a empresa com os olhos do Governo, do interesse público, permite alinhar interesses. E acompanhar a ação governamental permite antever riscos e oportunidades", avalia o advogado.

Cada um dos dias será reservado a um tema específico. Na segunda-feira, por exemplo, o debate envolverá "Negócios, Governo e Ética". Na terça, os assuntos serão "Ambiente Regulatório" e "Construção de Agenda de Relações Governamentais". Na quarta será a vez de falar a respeito de "Planejamento de Relações Governamentais e Análise do Processo de Decisão Política". O último dia de curso reserva uma importante discussão a respeito de "Gerenciamento de Crise", e promoverá uma simulação em que os alunos aprenderão na prática como administrar uma crise corporativa.

Programação

25/3 (segunda-feira)

8h30 às 10h

  • Negócios e Governo

Apresentação

- Caio Leonardo Bessa Rodrigues

10h30 às 12h30

  • Negócios, Governo e Ética. Normas Internacionais e Compliance. Case: PL 6.826/2010: Um FCPA brasileiro

Palestrante

- Thiago Jabor Pinheiro

  • Café com Milton Seligman
    Diretor de RelGov da Ambev

26/3 (terça-feira)

8h30 às 10h

  • Ambiente Regulatório: Noção Geral, Dinâmica. Riscos e Oportunidades

Apresentação

- Caio Leonardo Bessa Rodrigues

10h30 às 12h30

  • Construção de uma Agenda de Relações Governamentais.Agendas Políticas, Agendas Legislativas, Agendas Regulatórias. Agendas Nacionais, Agendas Regionais, Agendas Setoriais.

Palestrante

- Carlos Alberto Cidade
Diretor de Política Regulatória da Oi

27/3 (quarta-feira)

8h30 às 10h

  • Planejamento de Relações Governamentais: Advocacy and Monitoring. Monitoramento. Análise-Técnico Jurídica. Análise Política. Risco Regulatório.

Apresentação

- Caio Leonardo Bessa Rodrigues

10h30 às 12h30

  • Análise do Processo de Decisão Política. Processo Legislativo. Mapeamento de Tomadores de Decisão. Mapeamento de Interessados.

  • Construção de Coalizões. Gestão de Conflito de Interesses: Busca de Agenda Comum, Convencimento, Negociação, Confronto.

Palestrante

- Carolina H. Grassi

- Caio Leonardo Bessa Rodrigues

28/3 (quinta-feira)

8h30 às 10h

  • Gerenciamento de Crise: A interseção de Política, Direito e Comunicação Social

Apresentação

- Caio Leonardo Bessa Rodrigues

- Cristina Schahtitz

10h30 às 12h30

  • Simulação de Gerenciamento de Crise.

Palestrante

- Cristina Schahctitz
Diretora da Burson-Marsteller

Serviço

Disciplina Relações governamentais no curso de pós-graduação em Direito do CEDES

Coordenação

- Caio Leonardo Bessa Rodrigues
Sócio do Mattos Muriel Kestener Advogados

Realização

  • CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

________________