domingo, 12 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

Workshop

Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos


Workshop

Gestão estratégica de departamentos jurídicos corporativos

  • Data: 8 e 9/5
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Av. Angélica, 2510 – cjs. 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

O departamento jurídico é estratégico dentro de qualquer instituição, funcionando ora como um conselheiro d9a presidência e diretoria, ora como gestor de inúmeras demandas judiciais. Ao mesmo tempo em que a terceirização da carteira litigiosa alivia a gestão interna, aumenta os riscos caso a fiscalização dos terceiros não seja eficiente. Neste workshop serão apresentadas várias técnicas, sistemas, casos práticos e soluções modernas para vários dos problemas mais comuns enfrentados pelos departamentos jurídicos nos âmbitos de: planejamento, estratégia, administração, finanças, sistemas e recursos humanos.

Público-alvo

Diretores, gerentes e demais profissionais que tenham funções de planejamento e gestão de departamentos jurídicos de empresas.

Programação

O curso é dividido em dois módulos independentes entre si, cada um com carga horária de sete horas:

Módulo I – Planejamento estratégico e gestão corporativa

  • Planejamento estratégico:
  • Transformando o departamento jurídico corporativo: de mal necessário a instrumento estratégico;
  • Como planejar e estruturar o departamento ou uma reforma administrativa;
  • Níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional);
  • Atividade prática: elaborando o planejamento estratégico de uma determinada atividade;
  • Construção de planejamentos estratégicos setoriais.

Manuais:

  • Normas e padrões de funcionamento;
  • Manuais que devem estar presentes em departamentos jurídicos;
  • Como elaborar os manuais (parte prática);
  • Manuais de atribuição de funções;
  • Planos de ausência;
  • Funcionogramas;
  • Organogramas;
  • Fluxogramas.
  • Planejamento, organização, controle de publicações e prazos:
  • Utilização do sistema de controle processual;
  • Controle de qualidade e de prazos.
  • Desempenho e controle de terceirizados:
  • indicadores de desempenho.
  • Gerenciando o departamento por meio do software de controle processual:
  • Como tornar o software útil e eficaz;
  • Implantação;
  • Como elaborar um cronograma de implantação;
  • Cuidados no cadastro de informações;
  • Manual de utilização do sistema: características básicas;
  • Indicação dos principais softwares de controle processual e administrativo do mercado.

Módulo II – Gestão de pessoas

  • Desenvolvimento de líderes:
  • Diferenças entre: liderança x gerência, liderança x poder;
  • Qualidades, características e habilidades dos líderes;
  • Desenvolvendo lideranças;
  • Empowerment;
  • Cases.
  • Visão e missão departamentais:
  • Apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
  • Exercício prático.
  • Estratégias motivacionais:
  • Políticas de recompensa;
  • Como escolher a melhor recompensa de acordo com cada situação;
  • Como motivar a equipe.
  • Apresentação de "estruturas horizontais":
  • Ferramenta motivacional para a equipe;
  • Desenvolvimento de profissionais multiplicadores;
  • Cases.
  • Recrutamento e seleção como ferramenta para o desenvolvimento:
  • Processo de atração: tornando o cargo desejado;
  • Passo a passo de um recrutamento e seleção eficiente;
  • Técnicas avançadas de entrevista;
  • Principais cuidados a serem tomados (armadilhas!).
  • Treinamento e desenvolvimento:
  • Elaboração de projeto de treinamento;
  • Levantamento das necessidades;
  • Principais tipos e técnicas de treinamento;
  • Implantação e avaliação;
  • Análise de benefícios e custos de treinamento.
  • Regras e comportamentos:
  • Regras e regulamentos na gestão de pessoas;
  • Punições, promoções e problemas;
  • Cases.
  • Administração de conflitos;

Atribuição de funções e a difícil arte de delegar:

  • O profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
  • Vantagens;
  • Apresentação de modelos.
  • Endomarketing: o marketing interno;
  • Apresentação de estudos de casos de reestruturação humana;
  • Pesquisas de clima.

Palestrantes

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL – Programação Neurolinguística – pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulos de especialização em: direito tributário no IBET – Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP; de direito societário na Fundação Getúlio Vargas/SP e de excelência gerencial pela FAAP. Cursando MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP – Associação dos Advogados de São Paulo e da APET – Associação Paulista de Estudos Tributários; autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de sociedade de advogados, coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo e presidente do Grupo Smax Empreendimentos.

- Vanessa S. Scheer
Formada em psicologia, pós-graduada em administração de recursos humanos; MBA em excelência gerencial pela FAAP; Personal e Professional Coaching pela sociedade Brasileira de Coaching, consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática.

*Inclusos : certificado, material de apoio, almoço e dois coffee breaks - (por módulo).

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhador :

  • Alex Silva

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

contato@centralpratica.com.br

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Publicado em: segunda-feira, 8 de abril de 2013

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