AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais >
  4. IBCCRIM e IDDD lançam material de apoio para jornalistas sobre casos criminais
Seminário

IBCCRIM e IDDD lançam material de apoio para jornalistas sobre casos criminais

terça-feira, 23 de abril de 2013

Atualizado às 14:42


Seminário

O Crime e a Notícia

  • Data: 25/4
  • Local: SP

No dia 25/4, o IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e o IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa lançam o guia "Manual de Direito Penal para jornalistas - Material de apoio para coberturas criminais", publicação destinada a estudantes e profissionais do jornalismo.

O guia será lançado ao final das atividades do Seminário "O Crime e a Notícia", que terá mesas de debates durante um dia inteiro no auditório do edifício de Gabinetes de Desembargadores da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (antigo hotel Hilton, na av. Ipiranga, 165), realizado pelas duas organizações em conjunto com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), contando com o apoio da Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas (Direito GV).

A publicação e o Seminário são dois dos eixos do Projeto "Olhar Crítico", idealizado pelo IDDD, que busca refletir sobre as relações entre o jornalismo e o direito penal a partir de uma perspectiva mais analítica do sistema de justiça criminal. A parceria entre IDDD e IBCCRIM, organizações formadas por estudantes e operadores do Direito, com forte vocação e vasta experiência na área penal, resultou em um guia que oferece conceitos e informações sobre o funcionamento do sistema de justiça criminal, para estimular uma visão ampla e crítica a respeito da temática, tão relevante para a sociedade.

Trata-se de um resumo com alguns dos assuntos mais abordados pela imprensa ao tratar área criminal, na visão das instituições e seus colaboradores, em sua grande maioria voluntários. Para o fechamento do guia, atuaram como supervisores de conteúdo os juristas Carlos Vico Mañas e Flávia Rahal.

Todos os participantes que fizerem o credenciamento no Seminário "O Crime e a Notícia" no início da manhã e permanecerem até o final das atividades receberão o guia como brinde.

Serviço

Manual de Direito Penal para jornalistas - Material de apoio para coberturas criminais

Data do Lançamento: 25/4, 18h30

Local: Teatro do Prédio dos Gabinetes da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (Gade MMDC, Antigo Hotel Hilton) - Av. Ipiranga, 165, República - São Paulo/SP

Acesso mediante participação no Seminário "O Crime e a Notícia" (clique aqui).

Realização

  • IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
  • IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3107-1399

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui