Encerrado


Curso


Organizando Escritórios e Departamentos Jurídicos

  • Data: 26 e 27/1/2006
  • Local: Copacabana Mar Hotel - Rua Ministro Viveiros de Castro, 155, RJ

Apresentação


As modificações estruturais pelas quais a área jurídica vem passando nos últimos anos contribuiram para exigir dos advogados e do corpo administrativo de escritórios, sociedades e departamentos jurídicos empresariais visão e ação empresariais, sem que isto implique na descaracterização da profissão ou no desrespeito às normas legais que regulam a advocacia. Dividido em três módulos, o curso pretende apresentar alternativas de gerenciamento físico, financeiro, humano e de marketing que contribuam para inserir gestores de negócios jurídicos no novo contexto da advocacia empresarial. A partir de técnicas simples, mas muitas vezes desconhecidas dos profissionais da área jurídica, os instrutores, que são especialistas na prestação de consultoria organizacional para escritórios e departamentos jurídicos, abordarão os principais temas pertinentes à organização dessas estruturas empresariais.


Público alvo


advogados, profissionais da área administrativa em geral (diretores, gerentes, assistentes, secretárias e estagiários) de escritórios de advocacia, sociedades de advogados de médio e pequeno porte e de departamentos jurídicos empresariais.


O curso é dividido em três módulos independentes entre si:


MÓDULO I - 14/12


9h às 13h

  • Gerenciamento físico e financeiro
    • Como planejar e estruturar o escritório - elaborando o planejamento estratégico;
    • Manual de procedimentos - normas e padrões de funcionamento: como elaborar, sugestões de modelos;
    • Como calcular o custo do serviço de acordo com cada estrutura;
    • Estruturação de organização e cobrança de honorários;
    • Estruturação de organização, cobrança e recuperação de despesas - como evitar prejuízos;
    • Equipamentos e sistemas;
    • Gerenciando o escritório por meio do software de controle processual;
    • Indicação dos principais softwares de controle processual do mercado;
    • Organização de arquivos jurídicos, administrativos, pessoais e biblioteca;
    • Organização de documentos em geral.

MÓDULO II - 14/12

14h30 às 18h30

  • Gerenciamento humano
    • Visão e missão do escritório: apresentação, importância e ferramentas necessárias para construção desse tipo de estratégia;
    • Recrutamento e seleção - princípios básicos para uma contratação eficaz;
    • Delegação de tarefas;
    • Estratégias motivacionais;
    • Administração de conflitos;
    • Atribuição de funções: o profissional como parte da equipe, e não como cargo isolado;
    • Como elaborar o organograma hierárquico;
    • Estilos organizacionais: ajustando o escritório à maneira de organização de cada um;
    • Reuniões eficazes como meio de estimular o crescimento do escritório e a participação dos colaboradores;
    • Apresentação de estudo de caso de reestruturação humana.

MÓDULO III - 15/12

9h às 13h

  • Marketing aplicado à área jurídica
    • O mercado da área jurídica - constatações e tendências;
    • Networking eficaz no meio jurídico;
    • Marketing de acordo com o código de ética;
    • Técnicas de venda e negociação para a área jurídica;
    • Construção de sites na internet e uso do e-mail pelo advogado segundo as normas da OAB;
    • Composição de preço dos serviços advocatícios;
    • Usando a internet para conquistar antigos e novos clientes;
    • Fazendo apresentações eficazes;
    • Atingindo visibilidade no mercado sem desrespeitar as normas éticas.

Palestrantes

Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, advogado atuante na área empresarial, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística, ex-diretor geral do IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos, especialista em consultoria de planejamento estratégico (físico e de marketing) para escritórios e departamentos jurídicos, tendo participado de diversos treinamentos e cursos de formação gerencial, no Brasil e no Exterior (Alemanha e Inglaterra), presidente da Central Prática Consultoria e Treinamento (é instrutor dos módulos I e III).


Vanessa S. Scheer, formada em psicologia e pós-graduanda em administração de recursos humanos; consultora especializada em gestão de recursos humanos em escritórios de advocacia e departamentos jurídicos empresariais; responsável por vários cursos e treinamentos pessoais e empresariais ministrados em todo o Brasil pela Central Prática, diretora executiva da Central Prática Consultoria e Treinamento (é instrutora dos módulos II e III).


Observações


Estão inclusos no valor do investimento (para cada módulo): material de apoio, certificado de participação e um coffee break.


A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.


*Vagas limitadas

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Ganhadores:

  • Vitor Luiz Jose de Paiva
  • Fernanda Baptista Correia
  • Claudia Cristina Coutinho Carneiro



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


TELEFONE


(11) 5521-2150


ou


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Publicado segunda-feira, 21 de novembro de 2005