AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Inauguração - Restauro das Fachadas Externas - Prédio Histórico da Academia de Direito do Largo de São Francisco

Inauguração - Restauro das Fachadas Externas - Prédio Histórico da Academia de Direito do Largo de São Francisco

x

terça-feira, 22 de novembro de 2005

Atualizado em 23 de novembro de 2005 09:06


Inauguração


Restauro das Fachadas Externas do Prédio Histórico da Academia de Direito do Largo de São Francisco


A cerimônia de inauguração da nova fachada externa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo aconteceu ontem, com a bênção do pároco e reitor da Igreja e Santuário São Francisco de Assis, Frei Clemente Muller, sob centenas de olhares que acompanhavam o deslizar da manta preta que escondia a nova fachada externa do prédio histórico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e uma surpresa para os presentes na cerimônia: a nova fachada exibe, em Latim, o nome da faculdade.





Ao examinar os projetos do escritório do arquiteto Ramos de Azevedo percebeu-se que há 70 anos esqueceu-se de colocar o nome da faculdade. Assim a administração da faculdade pediu que o mesmo fosse feito. As letras são do mesmo estilo das do teatro Municipal, também projeto de Ramos de Azevedo.


Participaram da cerimônia: o professor Cláudio Lembo, vice-governador - representando o Governador; Adilson Avanci de Abreu, Pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária - representando a reitora da USP, Suely Vilella; professor Eduardo César Silveira Marchi, diretor da Faculdade de Direito da USP; Aloísio Nunes Ferreira, secretário do Governo Municipal - representando o prefeito José Serra; José Carlos Maria de Sousa, presidente da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade; Caio Miranda Carneiro, presidente do CA XI de agosto, Álvaro Villas de Azevedo, presidente da OAB e José Diogo Bastos, presidente da Associação dos Advogados de São Paulo.


As obras começaram em maio de 2004. Toda a argamassa foi trocada e a tonalidade original da fachada restabelecida. Criada em 11 de agosto de 1827, pelo imperador Dom Pedro I, a faculdade passou a integrar a Universidade de São Paulo, em 1934, através do decreto federal 24.102, assinado em 10 de agosto de 1934, pelo presidente Getúlio Vargas.

______________