AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Comentários à Lei de Acesso à Informação - Lei nº 12.527/2011"
Lançamento

Lançamento da obra "Comentários à Lei de Acesso à Informação - Lei nº 12.527/2011"

A Editora Fórum acaba de lançar "Comentários à Lei de Acesso à Informação - Lei nº 12.527/2011", de Juliano Heinen.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Atualizado às 07:47


Lançamento

 

A Editora Fórum acaba de lançar "Comentários à Lei de Acesso à Informação - Lei nº 12.527/2011", de Juliano Heinen. O autor aborda a lei em uma interpretação abrangente dos antecedentes e do contexto normativo e social em que está inserida.

Não se tem dúvida de que a lei  12.257/2011, denominada Lei de Acesso à Informação, produziu um intenso câmbio na relação jurídico-administrativa estabelecida entre o administrado e a Administração Pública. É a típica "lei viva", no sentido mais pragmático da expressão, porque atinge toda a sociedade, independentemente do gênero, do padrão econômico, da função desempenhada, de ser ou não eleitor, etc.

A lei de acesso é muito mais do que um dos tantos mecanismos que garantem efetividade ao princípio constitucional da transparência, porque alcança ao cidadão muito mais que o simples conhecimento dos dados depositados em arquivos públicos. Permite que o poder, agora "desnudo", possa ser controlado pelo indivíduo comum, destinatário das políticas públicas. Logo, não se pode mais imaginar uma Administração sem transparência, característica esta que traduz a essência do princípio democrático.

Na obra que se apresenta, procurou-se justamente abordar o "espírito da lei 12.527/11", em uma interpretação abrangente dos antecedentes e do contexto normativo e social em que está inserida. Aliado a isto, este autor procurou enfrentar lógica e sistematicamente os pontos mais candentes que já provocam debates, apesar de se ter uma vigência prematura da referida legislação. Com esta obra, pretende-se trazer a público uma radiografia da Lei de Acesso à Informação. Apesar da certeza de que será a realidade, o cotidiano, a vivência que (des)escreverá o sucesso deste diploma normativo. Será a dinâmica da vida, com suas idiossincrasias, suas (in) compreensões e seus (des)acertos que pautará a aplicação da lei 12.527/11.

__________

Editora Forum Ltda

__________

__________

 Adquira um exemplar :

__________