AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Regulação no Setor de Infraestrutura
Seminário

Regulação no Setor de Infraestrutura

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Atualizado em 30 de julho de 2014 15:51


Seminário

Regulação no Setor de Infraestrutura

  • Data: 15/8
  • Horário: 8h30 às 18h30
  • Local: Fipe Paulista (Av. Paulista, 1499 - 4º andar, SP)

8h30 às 9h - Cadastro

9h às 10h30 - O Quadro Atual da Regulação no Brasil

- Elizabeth Farina
Presidente da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar). Foi Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica/CADE. Professora Titular da Universidade de São Paulo. Desde 2000 é professora titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia industrial, atuando principalmente nos temas de agribusiness, defesa da concorrência e competitividade. Possui Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo e título de Livre Docente pela USP.

- Gesner de Oliveira
Sócio-Presidente da GO associados. Foi presidente da Sabesp, Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica/CADE, Secretário Interino de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e Secretário Adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Atualmente é membro do Conselho de Autorregulação Bancária FEBRABAN. Foi membro também do Conselho de Administração da Companhia Energética de São Paulo (CESP) no período de 2007 a 2010. Professor do Departamento de Planejamento e Análise Econômica Aplicados à Administração - PAE-EAESP/FGV. Professor Visitante da Universidade de Columbia nos EUA (2006).

10:45 - 12:15 - Setor de energia: virtudes e limitações do modelo atual

- Isaac Averbuch
Trabalhou com planejamento energético por cerca de 7 anos (CHESF) e com defesa da concorrência por 4 anos (Ministério da Justiça). Foi Chefe da Assessoria de Gestão na Cia. Energética de Pernambuco (CELPE, 1990-1994), Diretor da ANEEL (2002-2006) e Diretor da Unidade de Parcerias Público-Privadas do Ministério do Planejamento (2007-2012). De setembro de 2012 a abril de 2014 foi Interventor na Companhia de Energia Elétrica do Estado do Tocantins. Foi professor de Economia (1999-2002) no IESB (Brasília). Engenheiro Eletricista e Advogado, com pós-graduação em Economia. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 1996.

- Zevi Kann
Diretor da ZENERGAS Consultoria (Especializada nas áreas de Regulação dos Serviços da Indústria de Energia Elétrica e Gás Canalizado). Foi Diretor de Regulação de Gás da ARSESP e Presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR). Tem pós-graduação em engenharia na Universidade São Paulo e Bacharel em Engenharia Elétrica e Eletrônica.

- Mauricio Canedo
Pesquisador no Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças (EBEF), ambas da FGV. Foi Coordenador Geral de Serviços Públicos e Infraestrutura na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda entre 2001 e 2002. Tem diversos artigos publicados em temas ligados à organização industrial, regulação, desenvolvimento econômico e política industrial. Doutor em Economia pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV).

14:00 - 15:30 - Tendências regulatórias no setor de telecomunicações

- Arthur Barrionuevo Filho
Atua também como consultor econômico sênior nas áreas de defesa da concorrência e regulação de telecomunicações, tendo realizado trabalhos para a FGV Consult e Tendências Consultoria Integrada. Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), Presidente do Conselho de Administração da FINEP e Secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia. Professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) nas Escolas de Administração e de Direito. Tem Pós-Doutorado e Doutorado em Economia pela USP e Mestre em Economia de Empresas pela FGV-SP.

- Elinor Cristófaro Cotait
Sócia do escritório Mundie Advogados. Especialista em Direito Administrativo, Regulatório e Concorrencial, com ênfase em Telecomunicações, Licitações e Contratos Administrativos. Diretoria da Associação Brasileira de Direito da Informática e Telecomunicações (ABDI), faz parte do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Direito Público (SBDP) e da Comissão Especial de Direito da Concorrência e da Regulação e de Estudo das Agências Reguladoras (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil).

- João Moura
Presidente-Executivo da Telcomp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), associação que reúne 55 operadoras de telecomunicações de todos os perfis e atua principalmente nas áreas de regulamentação e implantação de infraestrutura. Foi sócio da atual PwC, especializado em estratégia e finanças corporativas, tendo liderado inúmeros projetos para empresas globais, no Brasil e no exterior. Foi diretor de planejamento estratégico da BCP Telecomunicações, tendo participado do lançamento das operações de telefonia celular em São Paulo e Nordeste. Foi também diretor financeiro de empresas industriais. É economista com MBA pela COPPEAD/RJ, tem cursos de extensão em Wharton e no MIT.

16:00 - 18:00 - Como a regulação pode auxiliar a melhorar a logística de transporte no país

- Karla Bertocco
Diretora Geral da ARTESP (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo). Entre 2008 e 2010, foi diretora de Relações Institucionais da Arsesp - Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Foi assessora da presidência da Sabesp (de 2003 a 2006) e Coordenadora estadual de Saneamento na Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (2007).

- Cesar Mattos
Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na Área de Economia. Foi Conselheiro do CADE e Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda. Professor de economia na UNB/DF, com ênfase em organização industrial e Regulação econômica. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UNB), com "Sandwich" no Departamento de Economia da Universidade de Oxford - Reino Unido, Visiting Scholar no Institute of Management, Innovation and Organization - IMIO - da Haas School of Business, Berkeley-California-EUA. Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC/RJ.

- Luís Felipe Valerim Pinheiro
Sócio da VPBG Advogados. Foi Coordenador de Infraestrutura e Energia na Casa Civil da Presidência da República, membro do Comitê Interministerial da AGU perante o Tribunal de Contas da União - TCU e da Comissão Interministerial de Sustentabilidade na Administração Pública - CISAP. Professor dos cursos de pós-graduação de Direito Administrativo e de Direito Econômico da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (DIREITO GV). Professor do curso de especialização em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP e da Sociedade Brasileira de Direito Público - SBDP. Mestre em Direito pela Universidade de São Paulo - USP.

- Frederico Turolla
Sócio-Diretor da Pezco Microanalysis Consultoria Econômica. Vice-Coordenador do Programa de Mestrado em Gestão Internacional (PMGI/ESPM). Professor de cursos de Master/MBA da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e Curitiba. Diretor, pro bono, da SOBEET). Doutor e Mestre em Economia de Empresas pela FGV-SP.

*Inscrições gratuitas

Realização

  • Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas

______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3289-0813 / 3284-1624

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui