AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo criam ações solidárias na recepção aos calouros
Evento

Alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo criam ações solidárias na recepção aos calouros

Atividades são promovidas durante Semana do Calouro, evento de recepção aos novos universitários.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Atualizado às 08:07

Casos de violência durante os trotes realizados em grandes universidades brasileiras causam preocupação nos pais e nos estudantes, muitas vezes transformando um momento de conquista em motivo de angústia. Atualmente, existem diversas campanhas de conscientização direcionadas aos jovens para prevenir ações violentas e vexatórias. Uma das atividades que tem obtido grande sucesso é o "Trote do Bem", realizado pelos alunos da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Além de coibir brincadeiras danosas aos alunos recém-chegados, a iniciativa estimula a participação dos estudantes em ações solidárias.

Neste ano, o Trote Solidário vai envolver três ações: doação de sangue para o Colsan, no hemocentro próximo à Direito São Bernardo; doações para animais (jornais velhos e ração para cães e gatos), a serem entregues para instituições beneficentes; doações de livros, a serem encaminhados para bibliotecas comunitárias. "O trote solidário é importante para que alunos e alunas não se esqueçam da função social da faculdade, e sintam-se bem fazendo o bem para outras pessoas. Doar algo para alguém é também se doar, é fazer-se útil na sociedade", declarou Vivian Navarro, coordenadora geral e de Qualidade de ensino e Assuntos Acadêmicos do CAXXA (Centro Acadêmico XX de Agosto), responsável pela organização das ações.

A realização de trotes violentos e/ou vexatórios é considerada contravenção penal desde fevereiro de 2009, com a aprovação do Projeto de Lei 1.023 de 1995, pelos Deputados Federais, com emendas que modificaram a proposta para que as instituições de ensino apurem os comportamentos dos estudantes por meio de processo administrativo e apliquem diretamente as penas de multa de R$ 1.000,00 a R$ 20.000,00, suspensão do aluno pelo prazo de 1 a 6 meses e cancelamento da matrícula (o aluno fica impedido de se matricular na instituição de ensino superior pelo prazo de um ano).

"Ocorre que o Senado apresentou emendas e a última redação, proposta em 9 de dezembro de 2014 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte, mantem as sanções acima e inova ao considerar o trote universitário não mais uma contravenção penal, conhecida como crime anão, mas como crime punível com detenção de seis meses a dois anos, além da pena correspondente à violência", explica o professor da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, especialista em Direito Penal, Dr. Roberto Archanjo.

Todas essas ações voltadas à conscientização sobre o assunto são realizadas durante o tradicional evento de recepção aos novos alunos da Direito São Bernardo, a Semana do Calouro, que também conta com uma série de atividades organizadas pela própria Faculdade para promover a integração dos recém-chegados à comunidade acadêmica universitária. Em cada um dos dias da primeira semana de aulas haverá uma programação especial, incluindo palestras de introdução ao curso, apresentação das representações estudantis, das normas da Instituição, apresentação de filme seguido de debate relacionado ao estudo do Direito e o painel das carreiras jurídicas.

De acordo com o diretor da Direito São Bernardo, Prof. Dr. Marcelo José Ladeira Mauad, além de contribuir com a conscientização dos estudantes e combater a violência nos trotes, "o objetivo da Semana do Calouro é contribuir para que, já nos primeiros dias de aula, os estudantes tenham uma experiência enriquecedora do ponto de vista humano e acadêmico".

Confira abaixo a programação completa da Semana do Calouro 2015 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (manhã, às 8h30, e noite, às 19h30, no Anfiteatro da Instituição):

9/2 (segunda-feira) - Recepção aos calouros

Apresentação da Faculdade, dos professores e dos órgãos administrativos;

10/2 (terça-feira) - Painel sobre as carreiras jurídicas

- JUIZ: Prof. Dr. Davi Furtado Meirelles (matutino) e Prof. Dr. Francisco Coelho (noturno);

- ADVOGADO: Prof. Dr. Gilberto Carlos Maistro Jr. (matutino) e Prof. Dr. Roberto Ferreira Archanjo da Silva. (noturno);

- PROFESSOR UNIVERSITÁRIO: Profa. Dra. Eliane Maria Agati Madeira (matutino) e Prof. Dra. Rosa Benites Pelicani (noturno);

- PROMOTOR: Dr. Bruno Servello - Promotor de Justiça do Estado de São Paulo (matutino) e Dr. Jairo De Luca - Promotor de Justiça do Estado de São Paulo (noturno);

- DELEGADO: Prof. Dr. Aldo Galeano - Delegado da Polícia Civil (matutino) e Dr. Élcio Alvarez - Delegado da Polícia Civil (noturno);

- DEFENSOR PÚBLICO: Dra. Viviane Remondes Caruso - Defensora Pública em S. B. do Campo (matutino e noturno).

11/2 (quarta-feira) - Representações Acadêmicas

- Centro Acadêmico XX de Agosto;

- Associação Atlética XX de Agosto;

- A Bateria da Direito São Bernardo.

12/2 (quinta-feira) - Aula inaugural

- Manhã: Prof. Estevan Pousada;

- Noite: Profa. Denise Auad;

13/2 (sexta-feira) - Filme e debate

"12 homens e uma sentença" - com debate mediado pelo Prof. Marcelo Koch.

Realização

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

_____________

Faculdade de Direito de Sao Bernardo do Campo