AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. XIII Encontro da FDSBC sobre Direito do Trabalho
Encontro

XIII Encontro da FDSBC sobre Direito do Trabalho

Direito São Bernardo debate danos existenciais e pessoais no trabalho.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Atualizado às 08:26

  • Data: 9/5
  • Horário: 13h30 às 17h30
  • Local: Anfiteatro da FDSBC (Rua Java, 425 - Jardim do Mar - São Bernardo do Campo/SP)

O direito à desconexão do trabalho, o direito ao lazer, remetem a sociedade a uma nova e importante discussão nos dias atuais. Os danos (existenciais e pessoais) decorrentes da intensiva exigência do mercado de trabalho estão sendo corretamente reparados? Estamos sendo escravizados, de uma maneira moderna, pelo trabalho? Que futuro nos aguarda? Esses são alguns dos dilemas que serão discutidos no Encontro sobre Direito do Trabalho 2015 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, que será realizado no dia 9/5, das 13h30 às 17h30.

"No passado, dizia-se: o trabalho dignifica o homem. Hoje, podemos dizer que o homem é escravo do trabalho. A era tecnológica permitiu um salto enorme na qualidade do trabalho prestado, na sua produtividade cada vez maior, porém, passou a exigir dos seres humanos que trabalham (não esquecendo que boa parte do processo produtivo hoje é realizado por máquinas) dedicação quase em tempo integral. As ferramentas modernas não exigem mais do trabalhador a sua permanência no posto de trabalho, é fato, mas não lhe permitem desconectar da sua atividade laboral", afirmou o coordenador do evento, Prof. Davi Furtado Meirelles, sobre a importância dos temas abordados.

Durante o encontro, serão realizadas duas palestras. A primeira envolverá "O Dano Existencial e a sua Reparação" e será proferida pelo Dr. Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho, advogado, mestre e doutor em Direito do Trabalho pela USP, pós-doutor pela Université de Nantes e professor da Fundação Getúlio Vargas e da Escola Superior de Advocacia.

De acordo com o palestrante, é importante demonstrar para os alunos de graduação que o dano existencial gerado ao trabalhador pela inobservância das leis trabalhistas é extremamente nocivo. "Sinto-me honrado por participar esse ano de um evento já bastante tradicional por suscitar anualmente importantíssimas discussões acadêmicas e práticas de grande impacto social", declarou.

Na segunda palestra, serão abordados os "Danos Pessoais no Direito do Trabalho", pelo Dr. Paulo Eduardo Vieria de Oliveira, que é juiz do Trabalho, professor livre-docente em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da USP, professor do Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP.

As inscrições para o evento devem ser realizadas pela internet, pelo site, entre os dias 27/4 a 6/5. Para mais informações, entre em contato pelo (11) 4123-0222, ramais 194/196/240. Vagas limitadas.

Inscrições

De 27/4 a 6/5/2015, via internet.

Investimento

Alunos da FDSBC - R$12

Demais interessados - R$20 (vagas limitadas);

Realização

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

_____________

INFORMAÇÕES/INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4123-0222
ramais 194/196/240

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui

Faculdade de Direito de Sao Bernardo do Campo