AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. II Seminário Contábil-Fiscal e de Auditoria - As Grandes Alterações para 2016
Seminário

II Seminário Contábil-Fiscal e de Auditoria - As Grandes Alterações para 2016

Em SP, 7 de dezembro de 2015.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Atualizado às 14:56

  • Data: 7/12
  • Horário: 8h30 às 17h30
  • Local: Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (Rua Rosa e Silva, 60 - Higienópolis - São Paulo/SP)

Objetivo

Atualizar e capacitar os profissionais da contabilidade e da auditoria para aplicação das novas regras da legislação contábil-fiscal e de auditoria, obrigatórias para 2016.

Público-alvo

Auditores, contadores e demais profissionais que militam nessa área do conhecimento.

Programa

Finalidade do Evento:

Atualização dos profissionais das áreas contábil fiscal e de auditoria dentro do programa de educação profissional continuada, desenvolvida pela FBC e CFC, tendo em vista as grandes mudanças ocorridas nos anos de 2014 e 2015 e previstas para 2016 na legislação contábil-fiscal.

8h às 8h30 - Credenciamento
8h30 às 8h45 - Abertura
08h45 às 9h45 - O Novo Relatório do Auditor Independente.

  • Resumo das Principais Propostas;
  • Características do Novo Estilo dos Relatórios já emitidos;
  • Reações aos novos Relatórios;
  • O que foi aprendido até agora com a elaboração dos Novos Relatórios.

Palestrante

- Eduardo Pocetti
Presidente do Conselho de Administração do Ibracon.

Moderadora

- Marcia Alcazar
Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

9h45 às 10h - intervalo
10h às 11h15 - Governança para Redução de Riscos de distorções relevantes nas Demonstrações Contábeis.

  • 240 - Responsabilidade do auditor em relação a fraude no contexto de auditoria de demonstrações contábeis
  • 250 - Consideração de leis e regulamentos na auditoria de demonstrações contábeis
  • 260 - Comunicação com os responsáveis pela governança
  • 315 - Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente
  • 330 - Resposta do auditor aos riscos avaliados
  • 450 - Avaliação das distorções identificadas durante a auditoria

Palestrante

- Wanderley Olivetti
Sócio da Deloitte Touche Tohmatsu.

Moderador

- Gildo Freire de Araújo
Vice-Presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

11h15 às 12h30 - Painel de Debates: "Novas Exigências, Obrigações e Sanções para Contadores e Auditores em 2016".

  • NBC 12 - Educação continuada para Contadores
  • MP 685 - Declaração de Planejamento Tributário

Debatedores

- Sérgio Dias
Sócio Líder de Metodologia de auditoria da PwC Brasil.

- Mary Elbe Queiroz
Doutora em Direito Tributário (PUC/SP) e Mestre em Direito Público (UFPE); Membro da Comissão do Senado Federal de Juristas para propor medidas para Desburocratização do Brasil.

- Cláudio Avelino Filippi
Presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP).

Moderador

- Juarez Domingues Carneiro
Presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera - GLENIF.

12h30 às 14h - Almoço
14h às 15h15 - Cenários e Perspectivas para Auditoria Independente em 2016.

  • Desafios e Oportunidades;
  • Tecnologia e Pessoas;
  • Relações Institucionais e Responsabilidades.

Palestrante

- Charles Krieck
É sócio líder de Auditoria e membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil e membro da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF - SP).

Moderador

- José Donizetti Valentina
Mestre em Educação pela PUC - Campinas (com ênfase em Contabilidade); Especialista em Auditoria do 3º Setor; Conselheiro e Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP; Diretor do Sindcont Campinas.

15h15 às 15h30 - Intervalo
15h30 às 17h15 - Práticas Contábeis, Fiscais e Tributárias para 2016.

I - Juros sobre capital próprio em 31-12-2014

  • Nova base de Cálculo estabelecida pela Lei 12.973, de 2014;
  • A conta Lucros Acumulados inclusão na base de cálculo para as sociedades limitadas e o item 47 da Resolução CFC nº 1.159, de 2009;
  • Necessidade de alteração no contrato social;
  • Caso Prático.

II - Nova depreciação contábil e societária

  • Novos aspectos da Legislação Societária (Lei 6.404, de 1976);
  • Novos aspectos da Legislação Tributária (Lei 12.972, de 2014);
  • Exclusão no LALUR da diferença entre as depreciações (Contábil e Tributária);
  • Dedução na base de cálculo do IRPJ e da CSLL;
  • Cálculo dos créditos das contribuições sociais não cumulativa para o PIS e para a COFINS;
  • Caso Prático.

III - PIS E COFINS sobre alienação de participações societárias

Palestrante

- Silvério das Neves
Graduado em Contabilidade e Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie - SP. MBA Executivo em Gestão de Negócios pelo Instituto Nacional de Pós Graduação (INPG - SP). Ex-Auditor Fiscal da Receita Federal, foi chefe da Divisão de Tributação da Superintendência Regional da Receita Federal em São Paulo.

Moderadora

- Mary Elbe Queiroz
Doutora em Direito Tributário (PUC/SP) e Mestre em Direito Público (UFPE); Membro da Comissão do Senado Federal de Juristas para propor medidas para Desburocratização do Brasil.

17h15 às 17h30 - Encerramento

Programação

8h30 - Início
9h45 às 10h - Coffee Break
12h30 às 14h - Almoço
15h15 às 15h30 - Coffee Break
17h30 - Encerramento

Palestrantes

- Charles Krieck
Sócio líder de Auditoria e membro do Comitê Executivo da KPMG no Brasil. É também líder de Auditoria para a Região América do Sul, responsável pela área de Industrial Markets da KPMG no Brasil e o principal contato para assuntos ligados à Indústria Automotiva. Participa ativamente das iniciativas da profissão de Auditoria, e atualmente é membro da Diretoria Executiva do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de São Paulo (IBEF SP). Ingressou na KPMG em 1986, prestando serviços basicamente a clientes internacionais, com ênfase em empresas alemãs. De 1994 a 1996, como parte do programa de intercâmbio da Firma, trabalhou na KPMG em Colônia, na Alemanha, prestando serviços de auditoria a grupos internacionais. Em 1998, foi convidado a desenvolver e coordenar o Departamento de Auditoria de Sistemas - Information Risk Management (IRM) da KPMG no Brasil, retornando ao Departamento de Auditoria em 2004. Bacharel em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis.

- Claudio Avelino Mac Knight Filippi
Presidente do CRC SP e conselheiro da entidade desde 2004. Bacharel em Ciências Contábeis e Atuariais, sócio da Pwc (PricewaterhouseCoopers) desde 1975 a 1999 (atualmente Consultor). Em 1975, fez intercâmbio nos Estados Unidos por essa empresa. Coordenou o setor de serviços financeiros na América do Sul e atuou na formulação de planos estratégicos de avaliação de riscos e controle de qualidade. Foi conselheiro do CRCMG e presidente do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil - 5ª Seção). Possui o título de Professor Honoris Causa da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado). É membro associado e conselheiro de administração e fiscal pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e membro das Academias Paulista e Mineiras de Ciências Contábeis e do Instituto Brasileiro de Atuária.

- Eduardo Pocetti
Bacharel em Ciências contábeis pela FECAP - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e MBA em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou por 39 anos na função de auditoria contábil, coordenando trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis de empresas e conglomerados empresariais de diversos segmentos. Foi Presidente da Diretoria Nacional do Ibracon para o triênio 2012-2014; Membro do Conselho do ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa - triênio 2012-2014; Presidente da BDO Auditores durante maio de 2004 até abril de 2011; Sócio da KPMG de abril de 2011 a outubro de 2014; Presidente do Conselho de Administração do Ibracon para o triênio 2015-2017; Membro do Conselho Fiscal da Marfrig Global Foods desde abril de 2014; Membro do Conselho Fiscal da Mahle Metal Leve S.A desde abril de 2015.

- Gildo Freire
Profissional e empresário da Contabilidade, pós-graduado em Controladoria, vice-presidente de Administração e Finanças do CRC SP, membro da Academia Paulista da Contabilidade, conselheiro no Sindcont-SP, conselheiro da APAE Diadema, conselheiro da Associação Comercial e Empresarial de Diadema, conselheiro suplente na Cecomercio/Fecomercio.

- José Donizete Valentina
Profissional da Contabilidade, Mestre em Educação pela PUC - Campinas (Com Ênfase em Contabilidade); Professor/Coordenador Universitário de Pós Graduação, Especialista em Auditoria do 3º Setor; Conselheiro e Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP (Gestão 2014-2015); Diretor do Sindcont Campinas.

- Juarez Carneiro
Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Administração e Gerência pela Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG); Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Especialista em Organização Sistemas e Métodos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Qualidade na Educação pela Penn State University - State College - Pensylvania - USA); Mestre em Engenharia da Produção e Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Contabilidade pela Universidade de Aveiro e do Minho de Portugal; Foi Conselheiro do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRASC); Professor e Coordenador de Cursos de Graduação e Pós- graduação de diversas Universidades de Santa Catarina; Presidente do Sindicato de Contabilistas de Florianópolis SC (Sincópolis); Vice-Presidente da Fundação CPC; Presidente por dois mandatos do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC); Presidente do Grupo Latinoamericano de Emisores de Normas de Información Financiera - GLENIF; Presidente por dois mandatos do Conselho Federal de Contabilidade - CFC; Atualmente é Sócio da KPMG; Presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade - FBC; Consultor em Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica da Qualidade, Responsabilidade Social e Balanço Social. Coordenador; Co-autor dos Livros "Proposta Nacional de Conteúdo para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis" e "Gestão Pública Responsável.

- Marcia Alcazar
Vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), Contadora, MBA em Gestão Executiva Internacional pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP), empresária contábil e de Sistemas Integrados de Gestão, membro do Programa de Gestão e Contabilidade (PGC) da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), conselheira da Professional Women Networking Brasil (PWN), membro do Conselho do Setor de Serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), responsável pela Comissão CRC SP Mulher, desde 2012 e membro da Comissão Nacional Mulher Contabilista (CFC) até 2011.

- Mary Elbe Queiroz
Pós-Doutoramento em Direito Tributário. Faculdade de Direito - Universidade de Lisboa - Portugal. Doutora em Direito Tributário (PUC/SP) e Mestre em Direito Público (UFPE); Pós-Graduação em Direito Tributário - Universidade de Salamanca - Espanha e Universidade Austral - Argentina; Presidente do Instituto Pernambucano de Estudos Tributários - IPET - Recife/PE; Membro Titular Imortal da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais - ANE; Membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP - CONJUR; Membro da Comissão Permanente de Revisão e Simplificação da Legislação Tributária do Estado de Minas Gerais; Membro da Comissão do Senado Federal de Juristas para propor medidas para Desburocratização do Brasil; Coordenadora do curso de pós-graduação do IBET/SP - Recife-PE; Professora de cursos de pós-graduação: IBET/SP, IDP-DF; Livros e artigos publicados e palestrante no Brasil e exterior; Advogada sócia do Escritório Queiroz Advogados Associados.

- Sergio Antonio Dias da Silva
Sócio Líder de Metodologia de auditoria - PwC Brasil. Possui ampla experiência na condução de serviços de auditoria em clientes internacionais de grande porte nos diversos segmentos da indústria, sendo responsável pela área de metodologia de auditoria da PwC Brasil desde 2008, bem como responsável pela área de independência. Em 2007 participou do programa de intercâmbio de sócios da PwC , tendo sido indicado para atuar no Center of Advanced Research (CAR) em San Jose na Califórnia, onde trabalhou por um período de 15 meses no desenvolvimento do programa denominado "Audit Transformation Program". Atualmente é presidente da 5ª seção Regional do IBRACON (seção que abrange as regiões de São Paulo, Paraná , Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e já foi presidente do IBRACON do Rio de Janeiro. Atuou como membro da diretoria nacional e da diretoria regional do IBRACON durante o período de 2002 a 2005. Atuou como representante do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) no Conselho de Contabilidade da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e faz parte do grupo de liderança do IBEF Global ( instituição voltada ao atendimento das necessidades dos executivos expatriados aqui no Brasil). Atualmente também é vice-presidente do Conselho de Administração da Junior Achievement de São Paulo. É formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui registro para atuar como auditor concedido pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Banco Central do Brasil (BACEN) e Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

- Silvério das Neves
Ministrou aulas de Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e Contabilidade Internacional no ano-calendário de 2009 na Delegacia de Fiscalização da Receita Federal de São Paulo (DEFIS/SP), no ano-calendário de 2011 na Delegacia da Receita Federal de Julgamento de São Paulo (DRJ/SP), no ano-calendário de 2014 na Delegacia de Maiores Contribuintes (DEMAC) e no ano-calendário de 2015 na DEFIS/SP e na Superintendência Regional da Receita Federal/SP (8ª Região Fiscal). Atualmente é professor de Contabilidade Tributária, Contabilidade Empresarial, Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e Gerenciamento das Contribuições Sociais (PIS, COFINS e CSLL) nos cursos de pós-graduação e MBA da Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado (FECAP), Fundação Getúlio Vargas e no Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Sócio da empresa SILNEV Consultoria Tributária Ltda. Coordenador de cursos de contabilidade tributária da FocoFiscal Cursos e Capacitação.

- Wanderley Olivetti
Contador e auditor com mais de 25 anos de experiência em auditoria e responsável técnico por trabalhos de auditoria em companhias de grande porte, nacionais e multinacionais. Sócio encarregado pela área técnica da Deloitte no Brasil, responsável por coordenar e atuar como orientador em questões complexas relativas à interpretação das normas contábeis e de auditoria. Diretor Técnico do Ibracon de Janeiro de 2009 a Fevereiro de 2011. Coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas (CNNT) do Ibracon.

Coordenação Científica

- Eduardo Pocetti
Presidente do Conselho de Administração do Ibracon.

- Silvério das Neves
Contador, Professor e ex-Auditor da Receita Federal do Brasil.

*Inclusos: Coffe break; Material de apoio; Certificado.

Duração

8 horas

Carga horária

8 horas

Investimento

Inscrições efetivadas até 31/10 - 490,00

Inscrições efetivadas no mês de novembro - 590,00

Inscrições efetivadas a partir de dezembro - 690,00

Desconto Especial para grupos (valor por participante):

Para 2 participantes - R$ 460,00

De 3 a 5 participantes - R$ 430,00

Acima de 5 participantes - R$ 410,00

Parcelamento

Parcelamos em até 4x sem juros (Cartão)

Realização

  • FocoFiscal - Cursos e Capacitação

___________

Ganhadora:

  • Camila Bevilacqua

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3214-0050

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui