AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Água, crise e conflito em São Paulo"
Lançamento

Lançamento da obra "Água, crise e conflito em São Paulo"

Em SP, às 18h.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Atualizado às 09:07

No próximo dia 25, o advogado Rubens Naves, do escritório Rubens Naves Santos Jr. Advogados, lança a obra "Água, crise e conflito em São Paulo". O evento será em SP, na sede da Aberje, às 18h.

No evento será realizado um painel com as participações de Naves e do presidente da Sabesp, Jerson Kelman, mediado pelo jornalista Juca Kfouri. Serão discutidas as perspectivas do saneamento básico em São Paulo e os desafios a serem enfrentados dentro do cenário da crise hídrica.

O livro deve se tornar uma referência no setor, pois apresenta uma visão geral do contexto institucional e histórico das questões relacionadas ao saneamento básico no país, além de informações relevantes sobre as medidas adotadas pela Sabesp para ampliar a prestação de serviços de captação, tratamento e distribuição de água.

Outro importante tema abordado são os litígios judiciais entre municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e Sabesp envolvendo o fornecimento de água.  O livro expõe a dívida de R$7,3 bilhões de Mauá, Santo André e Guarulhos. "Ao optar pelo não pagamento de tarifas de água fornecidas, municípios da RMSP oneram gerações futuras e prejudicam novos investimentos para minimizar a crise hídrica", afirma Jerson Kelman.

Rubens Naves clama por soluções inovadoras e mais articulação na área de saneamento entre os entes federativos para que o direito básico à água seja sempre alcançado e preservado. "O caminho para as relações não conflituosas no âmbito das ações de saneamento da RMSP é do diálogo, da conciliação de interesses de agentes envolvidos em nome do interesse público", diz. Para ele, os políticos têm que colocar a água como prioridade.

O autor ressalta que a crise hídrica enfrentada por diversos estados no último ano trouxe para a mesa dos brasileiros a discussão sobre a importância do uso consciente da água e da sua importância para o desenvolvimento econômico e social do país. "É preciso que os cidadãos aprofundem essa nova postura em relação à água, de não desperdiçá-la. Uma mudança cultural e uma conscientização de que a água é um recurso finito são necessárias", defende Rubens Naves.    

Confira o convite do evento :

 

 

__________