AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Extrafiscalidade : Identificação, Fundamentação, Limitação e Controle"
Lançamento

Lançamento da obra "Extrafiscalidade : Identificação, Fundamentação, Limitação e Controle"

Em SP, às 19h.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Atualizado em 25 de novembro de 2015 12:58

A Editora Noeses, lança no próximo dia 9, a obra "Extrafiscalidade : Identificação, Fundamentação, Limitação e Controle", de Diego Bomfim. O evento será em SP, na Editora Noeses, às 19h.

O autor investiga os limites constitucionais ao emprego de normas tributárias extrafiscais, contribuindo para o desenvolvimento de métodos que possibilitem que estes instrumentos sejam controlados de modo mais preciso pelo Poder Judiciário. Primeiramente, centrou-se em discutir a importância de segregação das normas tributárias entre fiscais e extrafiscais, analisando as diversas propostas de métodos para a separação entre estas. Investiga os fundamentos constitucionais que legitimam o emprego das normas tributárias extrafiscais, quando se debate em que sentido normativo se pode falar em neutralidade tributária.

Em seguida, analisa as normas tributárias extrafiscais contrapostas às limitações constitucionais ao poder de tributar, ao conflito entre competência regulatória e competência tributária, ao conceito constitucional de tributo, bem como aos limites ínsitos às espécies tributárias previstas pela Constituição Federal. E, por fim, apresenta um modelo de protocolo decisório que pode ser utilizado para fins de controlabilidade das normas tributárias extrafiscais pelo Poder Judiciário, colocando-se em destaque os princípios da igualdade e da proporcionalidade.

Sobre o autor :

Diego Marcel Costa Bomfim é doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP. Mestre em Direito do Estado (Direito Tributário) pela PUC/SP. Graduado em Direito e especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Professor do Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET. Advogado.

Confira o convite do evento :

__________

__________

EDITORA NOESES LTDA