AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. II Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa

II Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa

quarta-feira, 12 de abril de 2006

Atualizado em 13 de abril de 2006 14:45


II Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa

  • Data: 8/5
  • Horário: 9h às 18h30
  • Local: Hotel InterContinental, al. Santos, 1123, Jardim Paulista, SP

A empresa como fenômeno cultural


Inovação, a palavra de ordem das empresas que desejam estar preparadas para o futuro. Mas inovar depende da capacidade das corporações compreenderem-se e gerirem-se como sistemas de valores e de relações humanas. Como parte de uma sociedade cada vez mais complexa, diversa e repleta de contradições.


Em sua segunda edição, o Fórum Nacional de Cultura e Cidadania Corporativa tem por objetivo pensar um sentido mais consistente para a responsabilidade social, enxergar uma ética real e possível. E também assumir a cultura como um elemento transformador para as empresas e seus stakeholders, sem reduzi-la a mero instrumento promocional.


Conheça perspectivas e dimensões que poderão ampliar suas capacidades de relacionamento com a sociedade e com os mercados que ela pode constituir. A cultura, a ética e a sustentabilidade dissecadas muito além das visões departamentais e dos discursos prontos, porém vazios.


A empresa como fenômeno cultural. Os investimentos em empreendimentos sócio-culturais e em cidadania corporativa como inteligências para a configuração de ações e relações orgânicas, conscientes e efetivas com a sociedade. A construção da organização do futuro.


Seja pioneiro. Participe!


Políticas e estratégias de investimentos em cultura


Programação:


9h às 10h


Investimento Privado com Sentido Público


As corporações e os mercados são instituições da sociedade. O conceito de razão social vai muito além de uma designação de pessoa jurídica. Neste contexto, a responsabilidade social exige repensar as práticas de investimento cultural privado e as políticas públicas.

  • Danilo Miranda

Considerado uma das maiores autoridades do Brasil quando o tema é política cultural, Danilo é Diretor-regional do Sesc São Paulo, filósofo, sociólogo e autor do livro Ética e Cultura, entre outros.


Coordenação: Leonardo Brant - consultor de políticas culturais, é presidente da Brant Associados, autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 e Diversidade Cultural e vice-presidente da International Network for Cultural Diversity.


10h às 10h30 - Café


10h30 às 11h30


A organicidade da cultura na empresa


A organização é um fenômeno cultural. Uma rede de pessoas e conhecimentos capazes de criar, produzir e gerar efeitos positivos à sociedade. Construir políticas e estratégias a partir de uma visão humanista da identidade empresarial é o desafio da Arquitetura Cultural.

  • André Martinez

Diretor-executivo da Brant Associados, André é idealizador do conceito de Arquitetura Cultural, autor do livro Democracia Audiovisual, consultor e conferencista internacional e professor titular da Universidade Anhembi Morumbi.


Coordenação: Fábio de Sá Cesnik - consultor jurídico especializado em cultura e terceiro setor, Fábio é sócio da Cesnik Quintino e Salinas Advogados, autor dos livros Projetos Culturais, Guia do Incentivo à Cultura e Globalização da Cultura.


11h40 às 12h30


Comunicação com sentido e valor


A complexa sociedade do Terceiro Milênio definiu novos paradigmas para a comunicação empresarial. O branding tradicional cede espaço à formação de redes multilaterais de relacionamento sustentadas em processos culturais. Um sistema de diálogos estabelecido a partir da dimensão simbólica da empresa.

  • Carlos Parente

Com mais de 12 anos de experiência nas áreas de RH, Marketing, Incentivos, Comunicação Interna e Endomarketing, Parente é diretor de comunicação da Avon Brasil. Especialista em processos de comunicação voltados à Integração de Culturas, Mudanças Organizacionais, Fusões e Aquisições, é professor de Comunicação Empresarial na ESPM e Marketing na FAAP.


Coordenação: Ellane Costa - Gerente de Patrocínio Cultural da Petrobras, onde é reponsável pela gestão de mais de 600 projetos da maior patrocinadora de cultura do Brasil. Eliane é Física com MBA em Comunicação com Formação em Marketing pela ESPM.


12h30 às 14h - Almoço


14h às 15h


Negócios culturalmente sustentáveis


A corporação como um organismo vivo, naturalmente dotado de autonomia, ética e capacidade de criação. O potencial humano de gerar e gerir conhecimento é plataforma para a sustentabilidade do negócio. E faz da cultura uma dimensão estratégica para a organização.

  • Luiz Ernesto Gemignani

Presidente da Promon, empresa de engenharia considerada "a melhor empresa pra se trabalhar" no Brasil. O engenheiro pela Politécnica da USP, Luiz Ernesto comanda há 5 anos uma empresa que tem como sócios os próprios funcionários. Participou do Advanced Management Program da Harvard Business School e é vice-presidente da ABDIB.


Coordenação: Ellane Pinheiro Belfort Mattos - Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social - CORES na FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.


15h às 16h


Processos integrados pela cultura


A empresa culturalmente sustentável compartilha desafios com seus stakeholders. Muito além das vantagens promocionais, organizações e empreendedores sócio-culturais podem formar alianças sinergéticas, com conveniências mútuas para seus negócios e grandes benefícios para a sociedade.

  • Lala Deheizelin

Empresária e consultora, após duas décadas de forte atuação no setor cultural dedica-se ao trabalho com corporações, governos, agências de fomento e organismos internacionais na área de desenvolvimento e implementação de projetos e estratégias ligados à cultura e desenvolvimento, com foco em Economia Criativa.


Coordenação: Lauro Parente - Diretor de Projetos da Cultcorp, empresa especializada em desenvolvimento de pauta e realização de seminários corporativos, unindo a cultura e o mundo corporativo.


16h às 16h30 - Café


16h30 às 17h30


Valores como práxis


A atitude ética é muito mais complexa que a aplicação de um glossário politicamente correto. Muito mais que valores declarados e sistemas e ferramentas de regulação de conduta. A ética parte das pessoas que fazem a organização. Autonomia para pensar, agir e conviver é o primeiro passo para a sustentabilidade.

  • Lia Diskin

Co-fundadora e presidente da Associação Palas Athena, a Profa. Diskin é jornalista, membro do World Wildlife Fund, do Conselho Executivo da Conferência Internacional Educação do Futuro e membro fundadora do Instituto de Estudos do Futuro.


Coordenação: Priscila Beltrame - Consultora associada da Brant, Beltrame trabalhou no PNUD e Nações Unidas para missão no Timor Leste e é doutoranda em relações internacionais pela Universidade Autônoma de Barcelona.


17h30 às 18h30


Política Pública: Desafio Compartilhado


O investimento cultural privado integra uma política de Estado. Desde o surgimento das leis de incentivo fiscal, as empresas cumprem um papel fundamental para garantir aos brasileiros o acesso a suas pvráticas e expressões culturais. A responsabilidade social exige um alinhamento consistente entre decisões empresariais e demandas da sociedade.

  • Gilberto Gil

O atual Ministro da Cultura do Brasil é administrador de empresas, tendo trabalhado em uma grande multinacional. É um dos mais importantes compositores e intérpretes da música brasileira e um intelectual respeitado internacionalmente.


Coordenação: Leonardo Brant - consultor de políticas culturais, é presidente da Brant Associados, autor dos livros Mercado Cultural, Políticas Culturais, vol.1 e Diversidade Cultural e vice-presidente da International Network for Cultural Diversity.


Investimento


R$ 690,00 para inscrições pagas até dia 17/4

R$ 830,00 para inscrições pagas após o dia 17/4


Vagas Limitadas


Realização

  • CULTCORP - Cultura Corporativa

_____________


Para concorrer à vaga:


Clique aqui.



INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


TELEFONE


(11) 3812-8636


E-mail


[email protected]


ou


Clique aqui