AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Seminário Prático de Estratégias e Ferramentas para a Recuperação Judicial de Empresas
Seminário

Seminário Prático de Estratégias e Ferramentas para a Recuperação Judicial de Empresas

Pedidos de Recuperação Judicial de empresas aumentam e batem recorde em 2016.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Atualizado às 08:09

  • Data: 27/4
  • Local: Hotel Golden Tulip Belas Artes, São Paulo/SP

Segundo matéria recentemente veiculada no Estadão, os pedidos de recuperação judicial no primeiro bimestre passaram de 116 em 2015 para 251 em 2016. As dificuldades das empresas de garantir liquidez e em muitos casos sua própria solvência, decorrentes principalmente do cenário desafiador pelo qual o Brasil tem passado desde o ano passado, coloca muitas organizações como passíveis desse tipo de pedido para manter-se na ativa em um momento tão conturbado.

"O tema recuperação judicial não é essencialmente novo, mas a ampliação do uso desse instrumento pelas organizações faz com que seja necessário um debate sobre como ele tem sido utilizado e de que forma as organizações podem trabalhar para alcançar êxito na recuperação judicial", diz André Laurenti Ramos, Diretor Executivo da Blue Ocean Business Events. A empresa organiza de forma inédita o Seminário Prático de Estratégias e Ferramentas para a Recuperação Judicial de Empresas, que tem como objetivo auxiliar organizações a conduzir esse tipo de processo tendo em vista exatamente conseguir superar cenários desafiadores como o atual. "É ínfimo o número de empresas que recuperam-se efetivamente de um processo de RJ e o objetivo desse projeto é exatamente ajudar àquelas que optarem por essa ação conseguir obter êxito nesse tipo de ação".

Além de focar nas empresas "recuperandas", como se costuma chama-las, o projeto também está direcionado para as empresas credoras, afinal um dos principais focos dele está exatamente nos gatilhos ou fatores que levam as empresas a identificar a necessidade de uma RJ. "Uma das premissas da recuperação judicial reside no estreitamento da relação entre as empresas e os seus credores, sendo que estes últimos devem desempenhar um papel ativo nas empresas de quem esperam receber. Entender os mecanismos da Recuperação Judicial é essencial para eles conhecerem os alertas aos quais devem estar atentos para saber quando uma organização em que investem é potencialmente sujeita a um processo de RJ", diz André.

O encontro vai debater como estruturar os planos de recuperação com foco na sua eficiência e no aceite pelo juiz da RJ e pela assembleia de credores, além de mostrar para as organizações como podem interagir com as entidades financiadoras - e quais elas são - durante um processo de recuperação judicial empresarial. Ao final, o seminário contará com um estudo de caso completo da RJ da OGX, trazendo os primeiros passos e o momento atual desta recuperação eleita em 2015 como 'Deal of the Year' pelo American Lawyer Awards. "Certamente, trazer todo o conhecimento necessário para realizar uma RJ aliado a um caso prático de sua aplicação vai fomentar as organizações com todo o arcabouço necessário para conhecer o que dá certo - e o que costuma comprometer - uma recuperação judicial no Brasil", encerra André.

Realização

  • Blue Ocean Business Events

__________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3266-3591

e-mail

[email protected]