AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 anos da Legislação Federal"
Lançamento

Lançamento da obra "Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 anos da Legislação Federal"

Em Curitiba/PR, às 19h.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Atualizado às 09:15

Acontece, hoje, o lançamento do livro "Previdência Complementar: Estudos em Homenagem aos 15 anos da Legislação Federal", publicado pela Abrapp e coordenado pelo advogado Adacir Reis, da banca Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia. A obra também conta com a participação de mais dois sócios, Maurício Corrêa e Helder Florêncio e vários especialistas da área de previdência complementar. O evento será em Curitiba/PR, no Parque dos Atos do Parque Barigui (alameda Ecológica Burle Marx, s/n), às 19h.

O livro aborda, sob diversos ângulos, a trajetória das entidades fechadas de previdência complementar, também conhecidas como "fundos de pensão".
Reunindo grandes profissionais do mercado, aqui são discutidos aspectos demográficos, atuariais, jurídicos e de investimentos do regime de previdência complementar.

Alguns capítulos deste livro apresentam abordagens estruturantes, como os impactos demográficos e das relações de trabalho no sistema previdenciário brasileiro, a necessidade de reforma do atual modelo e a democratização da previdência complementar.

Há também análises dedicadas à evolução das normas, tanto em relação aos investimentos (inclusive em uma perspectiva internacional) como em face das diversas modelagens de planos de benefícios das entidades fechadas de previdência complementar.

Gestão e compartilhamento de riscos, regras de solvência dos planos de benefícios, regulação e supervisão, governança corporativa e desafios do mundo digital são outros tópicos tratados nesta obra.

A previdência complementar dos servidores públicos Federais (Funpresp-Executivo e Funpresp-Judiciário) é examinada por especialistas que têm ajudado a construí-la. Este livro apresenta também a evolução da jurisprudência da previdência complementar no STJ e STF. Com esta coletânea, o leitor tem a oportunidade de fazer um tour por alguns dos grandes temas da previdência complementar brasileira.

Os autores :

 Adacir Reis
 Antonio Fernando Gazzoni
 Carlos Garcia Lorenzo Filho
 Devanir Silva
 Elaine Castro
 Felinto Sernache Coelho Filho
 Fernando Lovisotto
 Flavio Martins Rodrigues
 Helder Florêncio
 José Luiz Guimarães Júnior
 Luiz Fernando Brum dos Santos
 Luiz Roberto Coutinho de Gouvêa
 Marcelo Abi-Ramia Caetano
 Marcelo Rabbat
 Maurício Tôrres
 Nilton Molina
 Paula Lima
 Ricardo Pena
 Roberto Eiras Messina
 Rodrigo Moreira de Souza Carvalho
 Silvio Renato Rangel Silveira
 Thiago Cardoso Araújo

__________