AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Fórum Abril-Google sobre Liberdade de Expressão
Evento

Fórum Abril-Google sobre Liberdade de Expressão

As inscrições estão abertas.

terça-feira, 26 de julho de 2016

Atualizado às 08:08

A Abril e o Google realizarão dois eventos sobre a liberdade de expressão na internet durante o mês de agosto: no dia 9, em Brasília, no Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, e no dia 26, em São Paulo, na AASP. Os eventos coincidem com a aproximação do período eleitoral, durante o qual aumenta o número de pedidos de remoção de conteúdo da internet.

O Fórum Abril-Google sobre Liberdade de Expressão reunirá especialistas para uma discussão sobre humor na crítica política e o direito ao esquecimento. Tem como objetivo aprofundar o debate sobre como o ecossistema que alimenta a internet -- formado por usuários, imprensa e outros produtores de conteúdo, e reguladores em todas as esferas de governo -- pode se beneficiar de um ambiente aberto e pautado pela liberdade de expressão.

O Fórum de Brasília contará com o Ministro Gilmar Mendes, e o de São Paulo com o Ministro Luís Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal, seguidos de dois painéis, com palestrantes diferentes em cada cidade. Um painel abordará a liberdade de expressão nas eleições, a atuação dos eleitores nas mídias digitais e o uso de humor como crítica política. O Internet Lab e a FGV divulgarão novos estudos sobre a tolerância à crítica política e debaterão suas opiniões diretamente com juízes eleitorais. Humoristas do Sensacionalista e do Porta dos Fundos tratarão dos desafios de produzir conteúdo nesse contexto. No segundo painel, especialistas debaterão se o Brasil precisa de um direito ao esquecimento, em contraste à relevância de outras garantias como os direitos à memória, à informação e à liberdade de expressão.

"O Brasil tem maturidade democrática para que possamos debater abertamente questões relacionadas à privacidade na web versus o direito de informação da sociedade", disse Walter Longo, presidente do Grupo Abril. "Devemos participar deste debate e estar preparados para enfrentar o desafio de conciliar as novas formas de comunicação com as garantias democráticas fundamentais, como a liberdade de expressão e o direito à privacidade."

A realização é da Abril e do Google, e conta com o apoio do InternetLab - Pesquisas em Direito e Tecnologia, da Associação dos Advogados de São Paulo - AASP, do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP, do Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo, do CEDIS - Centro de Direito, Internet e Sociedade do IDP, e do Portal Migalhas.

  • Clique aqui para acessar o programa completo dos eventos assim como o formulário para inscrição.

____________