AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Seminário - A Inteligência Competitiva na sua Empresa

Seminário - A Inteligência Competitiva na sua Empresa

quarta-feira, 17 de maio de 2006

Atualizado em 18 de maio de 2006 14:41


Seminário


A Inteligência Competitiva na sua Empresa


  • Data: 7/6
  • Horário: 8h30 às 18h10
  • Local: Mercure Paulista Hotel, rua São Carlos do Pinhal, 87, SP

Apresentação


Grandes empresas no mundo todo estão recorrendo à Inteligência Competitiva (IC) para captar e interpretar informações sobre competidores, consumidores e mercados em que atuam. A IC tornou-se uma importante ferramenta para alavancar a competitividade e seu posicionamento no mercado.


A Inteligência Competitiva é uma atividade corporativa recente. Há dez anos, poucas empresas a praticavam, mas hoje, segundo estudo da Global Intelligence Alliance, a maioria das grandes corporações emprega profissionais integralmente dedicados a esta atividade e demonstram interesse em expandi-la.


O objetivo estratégico da IC é alimentar os principais executivos das empresas com inteligência sobre as atividades dos competidores, as preferências dos consumidores e as inovações tecnológicas da própria indústria. A interpretação das informações permite às companhias identificar oportunidades de negócios e também antecipar ameaças.


Para obter bons resultados, o constante monitoramento das informações é um dos pontos básicos. Este seminário abordará técnicas e métodos para que esse trabalho seja realizado com eficácia, desde a implantação da IC na estrutura corporativa até estratégias para melhorar o desempenho dessa atividade.


Você vai aprender como é possível obter e gerenciar adequadamente a informação, como aprimorar a qualidade da informação e melhorar a capacidade de interpretá-las: saber trabalhar com as informações e elaborar planos estratégicos mais eficientes tornou-se essencial para o sucesso competitivo de uma empresa.


Para apresentar e discutir esses temas, a InterNews reuniu alguns dos melhores especialistas na área. E você poderá ver também o exemplo e a experiência de empresas que conquistaram resultados expressivos com a Inteligência Competitiva.


Programa


8h30 - Credenciamento


9h - Abertura


Conheça os métodos e as aplicações da atividade de Inteligência Competitiva em grandes empresas pelo mundo
Como está sendo desenvolvido o trabalho de IC dentro das corporações
  • Qual a metodologia de pesquisa e os modelos utilizados
  • Como funciona a captação de informações
  • Qual o fator decisivo na escolha de uma informação
  • Principais fontes para captação de informações
  • Quais os recursos destinados à área de Inteligência Competitiva
  • Quais são as tendências para os próximos 5 anos
  • - Thomas Rideg
    Diretor da InfoAmericas consultoria em Pesquisa de Inteligência Competitiva associada à Global Intelligence Alliance; fez mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Leeds, no Reino.


    9h45 - Coffee Break


    10h5


    Como implantar Inteligência Competitiva para o sucesso de sua empresa

    Como reduzir as incertezas da estratégia através do apoio de IC no ciclo de planejamento estratégico
  • Como IC pode auxiliar as ações táticas e alinhar qualidade, custo e competitividade em seu negócio
  • Melhorando os resultados financeiros de sua estratégia através do apoio da IC à área comercial
  • A contribuição da Inteligência Competitiva nas tomadas de decisões estratégicas
  • Casos de empresas brasileiras
  • - Mauro Martins
    Sócio-diretor da MKM Consulting, com mais de 15 anos de experiência na área; consolidou sua carreira em empresas de consultoria como McKinsey & Co. e como executivo atuou em grandes grupos nacionais e internacionais como Exxon, Olivetti, Alstom e Promon onde implantou vários projetos estratégicos de grande sucesso.


    10h50


    Inteligência de Mercados: projeção de demanda, share e vendas; estratégias de pricing; retorno do investimento em marketing
    Como combinar informações já disponíveis - de fontes públicas, institutos de pesquisa e da empresa - para melhor dimensionar o mercado e entender os seus drivers
  • Como avaliar o impacto do cenário macro, de tendências estruturais, dos hábitos do consumidor e das ações dos players nas dinâmicas do mercado e do share
  • Como projetar a demanda do mercado e as vendas da empresa
  • Como otimizar as estratégias de pricing e distribuição e simular cenários envolvendo ações da empresa e dos concorrentes
  • Como medir, simular e maximizar a efetividade dos investimentos em marketing
  • - Cristian Andrei
    Diretor geral da LCA Consultores; economista pela USP, com pós-graduação pela Unicamp, tem 20 anos de experiência em análise econômica e 14 anos de experiência em consultoria; especializou-se em inteligência de mercados e economia da concorrência


    11h40


    Case Unilever - Inteligência de Mercados aplicada ao planejamento da empresa


    - Fernanda Scozzafave
    Consumer & Market Insight


    -

    Mara Pezzotti
    Diretora de Marketing


    12h20 - Almoço


    14h


    Carreira e perfil profissional em Inteligência Competitiva
    Competências e habilidades em Inteligência Competitiva
  • Escala de carreira
  • Níveis, graus e orientações profissionais
  • - Alfredo Passos
    KMC - Knowledge Management Company, primeiro profissional da América Latina a receber o Prêmio SCIP Catalyst Award (em 2003), por seu trabalho de pesquisa e divulgação sobre Inteligência Competitiva no Brasil; coordenador em São Paulo do Capítulo Brasileiro da Society of Competitive Intelligence Professionals - SCIP e professor do MBA Executivo da ESPM.


    14h50


    Como implantar e gerir processos de inteligência

    A integração de planejamento nos processos estratégicos de inteligência competitiva
  • A utilização de softwares como formas de facilitar o trabalho da IC
  • Como elaborar canais de comunicação interna
  • Como fazer manutenção contínua dos processos de inteligência
  • - Telma Cunha
    Diretora AMPLA - Informações com Estratégias; especialista em Inteligência, direcionada para as áreas comerciais e financeiras; implantou projeto de Business Intelligence, sistemas financeiros e diversos processos de reorganização organizacional


    15h40 - Coffee break


    16h


    Inteligência, Cenários, Estratégia e Previsão - Uma visão integrada
    Captando os sinais do ambiente
  • Dois métodos de como construir um cenário
  • Previsões de mercado a curto e longo prazos: um exemplo
  • O conceito: administrar o futuro
  • - Luiz Gazzola
    Sócio diretor do Centro de Inteligência Competitiva (CIC) e da Gazzola Consultores; MBA executivo (PMD) em Harvard Business School; ex-Gerente de Marketing Estratégico Corporativo na Belgo Mineira e na Bekaert


    16h50


    CASO Natura - Como a empresa tem conseguido monitorar sua performance competitiva no mercado, organizar e analisar as informações, contribuindo no processo de decisão do grupo


    -

    Lucila Taninaga
    Gerente de Inteligência de Mercado e Planejamento Estratégico


    17h30


    As dificuldades de avaliar resultados de um sistema de IC
    Referências e modelos sobre análise de resultados em IC
  • Como apresentar dados positivos
  • Orientações sobre o que tem dado certo na prática
  • - Elaine Coutinho Marcial
    Sócia-fundadora e conselheira da Associação Brasileira dos Analistas de Inteligência Competitiva (Abraic); especialista em Inteligência Competitiva (UFRJ, 1998) e DEA em Information Scientifique at Tecnique (Université de Marseille - França, 1999)


    18h10 - Encerramento


    Preço


    R$ 1.480,00 para inscrições pagas até dia 31/5

    R$ 1.690,00 para inscrições pagas após dia 31/5


    *Os pagamentos podem ser feitos por depósito bancário ou por cartão de crédito


    *Estão inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento


    Realização

    • InterNews

    _______________


    Ganhadora:


    Silvia Sonoda
    , da Nestlé



    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


    TELEFONES


    0800-177 707/ (11) 3751-3430


    E-mail


    [email protected]


    ou


    Clique aqui