AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira
Evento

Lançamento da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira

SP vai sediar debates sobre temas de interesse do país com expectativa de receber 40 mil advogados.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Atualizado às 14:59

  • Data: 10/4
  • Horário: 9h
  • Local: Rua Maria Paula, 35 (12º andar)

O presidente da OAB Nacional, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, e o presidente da OAB/SP, Marcos da Costa, farão o lançamento oficial da XXIII Conferência Nacional da Advocacia Brasileira, na segunda-feira (10/4), às 9 horas, na sede institucional da OAB/SP (Rua Maria Paula, 35, Centro). A solenidade ocorrerá na abertura da Sessão do Conselho Secional e terá a participação da diretoria do Conselho Federal e dos presidentes de Secionais de outros Estados da Ordem dos Advogado do Brasil, além de conselheiros estaduais e presidentes de Subseções de São Paulo.

O fio condutor dos painéis na Conferência trienal da advocacia brasileira, programada este ano de 27 a 30 de novembro no Anhembi, será "Em Defesa dos Direitos Fundamentais: Pilares da Democracia, Conquistas da Cidadania", o que abre uma janela para discussões e posicionamentos num momento crucial diante da crise especialmente política vivida pela Nação. As 22 edições desse encontro nacional dos profissionais que dão lastro à democracia ao garantir o direito de defesa foram palco de ações e mobilizações que deram novos rumos ao País desde o combate à ditadura militar, a volta da redemocratização e a sempre presente bandeira das liberdades e respeito aos direitos individuais.

Este ano, depois de uma longa ausência, São Paulo volta a receber o encontro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, entre 27 a 30 de novembro. "Depois de quase 50 anos, desde a última vez que ocorreu aqui, a Conferência Nacional da Advocacia volta para São Paulo num momento em que é necessário um amplo debate sobre os rumos do país, focado na defesa da democracia e dos direitos fundamentais", festeja o dirigente paulista Marcos da Costa.

Os números endossam a importância da próxima edição da Conferência. Há poucos meses, a OAB ultrapassou a marca de um milhão de advogados inscritos em todo o Brasil, dado que traduz a necessidade de se discutir questões pertinentes à profissão. Serão apresentados 40 painéis conduzidos por mais de 200 palestrantes, além de eventos paralelos, dando pluralidade à pauta, além de expandir o debate para perspectivas de interesse da sociedade brasileira. Diante do público crescente nas duas últimas edições, em Curitiba (seis mil pessoas) e no Rio de Janeiro (18 mil), a organização da Conferência deste ano projeta 40 mil inscrições, também em decorrência do gigantismo de São Paulo que abriga o maior contingente de profissionais ativos na área.

Paralelamente ao evento, a OAB São Paulo comemora 85 anos de sua fundação em 2017. Por isso mesmo, durante o lançamento da 23ª Conferência, a entidade vai apresentar uma exposição modular, no formato de linha do tempo, contando a história de lutas da entidade pela cidadania, defesa do Estado Democrático de Direito e da advocacia. O material será franqueado para as faculdades de Direito de todo o Estado de São Paulo.

Uma história de lutas

A primeira Conferência Nacional da Advocacia foi realizada no Rio de Janeiro, em 1958. Desde então, diversas edições do evento marcaram a história brasileira. Em 1968, na edição de Recife, a OAB defendeu a criação do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), quando o governo autoritário preparava o "arrocho" do Regime Militar: a sessão de encerramento da III Conferência coincidiu com o dia da edição do Ato Institucional nº 5. Passados seis anos, no Rio de Janeiro, a V Conferência refletiu o incentivo da OAB no processo de abertura política. Na edição seguinte promovida em Salvador, em 1976, a advocacia defendeu o restabelecimento do habeas corpus. Conquista que viria no novo encontro da classe em Curitiba, dois anos depois, quando, graças à força do movimento pelo restabelecimento do Estado Democrático de Direito, a Conferência Nacional da Advocacia, comandada por Raymundo Faoro, recebeu o comunicado do general Ernesto Geisel afirmando que seria decretada a anistia, objeto de tanto empenho da Ordem dos Advogados.

Os temas debatidos nas três edições seguintes, realizadas em Florianópolis (1982), Recife (1984) e Belém (1986), eram decorrentes da necessidade de construção de uma nova Constituição cidadã, promulgada em 1988, capaz de assegurar a democracia, recém-restabelecida, e ampliar o exercício da cidadania. O "Movimento pela Ética na Política", manifestação pró-impeachment liderada pela OAB e outras entidades representativas da sociedade civil, permeou os debates da Conferência realizada em Vitória, em setembro de 1992. Cinco dias após o fim do evento, a Câmara Federal aprovou o impedimento do presidente Fernando Collor de Melo. Em 2008, durante a Conferência em Natal, a OAB promoveu a anistia simbólica ao ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar de 1964.

A Conferência Nacional da Advocacia surgiu com o propósito de discutir as questões que envolvem a profissão de advogado e sua relação com os problemas que se destacam no cenário político-social do país. Democracia, defesa do Estado Democrático de Direito, Justiça e Direitos Humanos são ideais presentes em todas as edições do evento, independentemente do tema central proposto. São Paulo recebeu a Conferência em duas ocasiões (1960 e 1970). A última a sediar o evento foi a cidade do Rio de Janeiro.

_____________

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECAO SAO PAULO