AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "O Pensamento de Robert Alexy como Sistema"
Lançamento

Lançamento da obra "O Pensamento de Robert Alexy como Sistema"

O título reúne artigos do próprio Alexy e de 10 professores representantes do seu pensamento.

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Atualizado em 28 de setembro de 2017 13:20

A Editora Forense acaba de lançar o e-book "O Pensamento de Robert Alexy como Sistema", organizado por Claúdia Toledo. O livro é resultado de uma coletânea de artigos escritos em homenagem ao professor Robert Alexy.

A organizadora Claudia Toledo e colaboradores reuniram no livro o conteúdo das palestras realizadas pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento foi intitulado II Congresso Internacional - O Pensamento de Robert Alexy como Sistema: Argumentação Jurídica, Direitos Fundamentais, Conceito e Validade do Direito1.

A finalidade da publicação é proporcionar ao público brasileiro acesso à conferência de Robert Alexy, exposta no artigo inédito "Dever" Ideal e Otimização, bem como o contato com a produção dos mais destacados representantes do pensamento alexyano na Alemanha, no México, na Argentina, além dos professores brasileiros que desenvolveram trabalhos científicos (pesquisa sênior, pós-doutorado, doutorado) com Alexy em sua cátedra em Kiel - Luís Afonso Heck, Alexandre Trivisonno, Roberto Ludwig, Fernando Leal, Cláudia Toledo. Nas palavras de Alexy, esses professores reunidos formam a sua "família científica".

Assim, por meio de uma abordagem diversificada e da congregação de professores de diversas universidades, a reunião desses artigos amplia a discussão sobre o pensamento de Robert Alexy, possibilitando ir além de visões parciais e ensimesmadas.

Aos leitores de O Pensamento de Robert Alexy como Sistema, espera-se que esse esforço coletivo de produção científica e de debate de alto nível possa ser inspiração de reflexões sobre a Filosofia do Direito como um todo e sobre a obra de Robert Alexy, em particular.

Robert Alexy é professor de Direito Público e Filosofia do Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Kiel, Alemanha.

__________

__________

EDITORA FORENSE LTDA