AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Novas Tendências do Direito Penal Econômico

Novas Tendências do Direito Penal Econômico

Para discutir os assuntos relativos ao Direito Penal Empresarial, o Escritório Siqueira Castro - Advogados sediará o seminário Novas Tendências do Direito Penal Econômico, no dia 25/9. Dr. Carlos Roberto Siqueira Castro, atuará como moderador do Seminário.

domingo, 21 de setembro de 2003

Atualizado em 22 de setembro de 2003 12:16

 

 

Seminário

 

NOVAS TENDÊNCIAS DO DIREITO PENAL ECONÔMICO

 

 

  • Data: 25 de setembro de 2003
  • Horário: 8h30 às 12h30
  • Local: Siqueira Castro - Advogados, praça Pio X, 15 / 3º andar, Auditório Centro Rio de Janeiro

 

O fato de as Pessoas Jurídicas terem passado a ser responsabilizadas penalmente, na hipótese de crime praticado contra o Meio Ambiente, conforme dispõe a Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), sem prejuízo da concomitante responsabilidade penal de seus administradores, alterou, substancialmente, a relação das empresas com o Direito Penal.

 

Hoje, existem inúmeras possibilidades de incriminação das empresas, como as condutas lesivas ao consumidor, ao Sistema Financeiro Nacional, à Ordem Tributária, à Propriedade Industrial e Intelectual, à Previdência Social, às licitações públicas, à liberdade de imprensa, à honra e ao patrimônio, além da ambiental, e que transformam a advocacia penal / empresarial em setor estratégico para o bom desenvolvimento das atividades das empresas.

 

A par dessas inovações legislativas, há ainda a grande aceitação, por parte de nossos tribunais, da chamada denúncia genérica, que é uma acusação formulada indistintamente contra todos os diretores de uma empresa, cuja efetiva responsabilidade penal no episódio é, segundo alguns juristas, questão a ser examinada pelo Judiciário somente no momento da sentença condenatória.

 

Para discutir estes assuntos, relativos ao Direito Penal Empresarial, o Escritório Siqueira Castro - Advogados sediará o seminário Novas Tendências do Direito Penal Econômico, no dia 25 de setembro próximo.

 

 

Serão palestrantes:

 

Sub-Procurador Regional do Banco Central, Haroldo Alcoforado, cuja tema será "O Processo Administrativo Sancionador no Âmbito do Banco Central".

 

A juíza federal, Ana Paula Rodrigues Mathias, falará sobre "A Lavagem de Dinheiro".

 

O promotor de Justiça estadual, Marcos Kac, falará sobre a "A investigação Criminal Direta feita pelo Ministério Público".

 

O desembargador aposentando e ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, José Lisboa da Gama Malcher, abordará a "Criminalidade Econômica e Prisão Processual".

 

 

Além destes convidados, serão palestrantes:

 

Dr. Diogo Malan e Dr. Alexandre Mallet, advogados do setor penal / empresarial do Escritório, que abordarão os seguintes tópicos, "Indiciamento e Denúncia Genérica em Crimes Societários" e "Aspectos Polêmicos dos Crimes contra a Ordem Tributária", respectivamente, e o sócio gerente do Escritório, Dr. Carlos Roberto Siqueira Castro, atuará como moderador do Seminário.

__________________

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

TELEFONE

 

(21) 2223-8818

 

________________________

 

 

____________________________