AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Ano Temático - Palestra Cidadania é Segurança

Ano Temático - Palestra Cidadania é Segurança

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Atualizado às 12:45


Ano Temático - Palestra Cidadania é Segurança

  • Data: 4/8
  • Horário: 19h
  • Local: IAMG - Rua Grão-Pará 737, conj. 301 - Santo Efigênia - Belo Horizonte

A exemplo da Confederarão dos Bispos do Brasil - CNBB, que promove há décadas a Campanha da Fraternidade, o IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais criou o Ano Temático. Trata-se de um projeto cívico de interesse do cidadão, consistindo em uma ampla campanha que contemplará, a cada ciclo, um tema urgente e necessário da realidade sócio-econômica-política do país.


Ao concentrar-se em um ponto temático por ano (o primeiro ciclo será de agosto de 2006 a julho de 2007), o Instituto dos Advogados de Minas Gerais pretende promover uma série de ações concretas, no sentido de apresentar desdobramentos ao tema em questão. Para este primeiro ciclo, o ponto central dos trabalhos será a caótica questão da segurança pública. O lançamento do Ano Temático da Segurança Pública, cuja chamada será "Cidadania é Segurança", acontecerá no dia 4 de agosto.


"O cidadão precisa voltar a circular com sua família pelas ruas e praças de sua cidade. É preciso restabelecer a paz nas ruas e nos lares; é preciso restabelecer a dignidade e a beleza de um viver sem sobressaltos e sem medos", propõe Luiz Ricardo Gomes Aranha, vice-presidente do IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais e proponente da idéia. "Façamos com que as lojas se iluminem, reabrindo à noite, os bares e restaurantes funcionando sem assaltos, mais pessoas andando por suas ruas e avenidas. O Instituto do Advogados está liderando uma cruzada que pretende fazer muito mais do que exortações, no sentido da efetivação da segurança pública", enfatiza.


O Ano Temático da Segurança Pública compreenderá palestras, reuniões, caminhadas, debates públicos, retretas, serestas e tudo mais o que for sugerido. A primeira ação será efetivada por meio de uma palestra a ser proferida pelo Deputado Federal, membro efetivo do IAMG e Secretário de Estado de Defesa Social, Ibrahim Abi-Ackel (PP/MG).


De acordo com o Presidente do IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva, durante a abertura do Ano Temático, será lançado o Livro de Ouro. No livro, serão registradas as assinaturas de todos aqueles que se comprometerem com a busca de soluções para a segurança pública. José Anchieta adianta que todo o material recolhido será condensado, a partir do trabalho de uma comissão de estudos, e encaminhado para as autoridades municipais, estaduais e federais.


O IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais pretende dar o passo inicial e fincar estacas, envolvendo advogados, juizes, promotores, autoridades em geral, instituições, empresas e toda a sociedade civil organizada. Desde já, todos já estão convidados a encaminharem suas sugestões ou se manifestar sobre o assunto.

___________________


INFORMAÇÕES


TELEFONE


(31) 3241-1226


ou


E-mail


[email protected]