AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso - A Poesia do Século XX no Brasil

Curso - A Poesia do Século XX no Brasil

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Atualizado às 15:39


Curso

A Poesia do Século XX no Brasil


Uma Visão de Ocidente

  • Data: 30/8 à 22/11 - todas as quartas-feiras
  • Horário:14h às 18h
  • Local: CEU - Centro de Extensão Universitária

Professor: Bruno Tolentino


O CEU - Centro de Extensão Universitária oferecerá de 30/8 a 22/11 o curso de extensão universitária A Poesia do século XX no Brasil - Uma Visão de Ocidente, para estudantes de graduação dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, História, Direito e interessados em geral.


Ministrado por Bruno Tolentino, o curso apresentará a história literária que, no Brasil, tem sido muito histórica e pouco literária: ela ocupa-se basicamente de documentar e interpretar o que foi importante no passado - o que é a tarefa precípua do historiador -, mas negligencia de maneira quase sistemática a pergunta quanto ao valor literário e pedagógico que as obras estudadas podem ter no presente, seja para o aprendiz de escritor, seja para aprendiz de leitor. Ora, esta é a pergunta essencial de toda educação literária.


É de uma resposta a ela que depende o futuro, ou seja: a formação do gosto e da sensibilidade em matéria literária, sem os quais o estudo torna-se letra morta, mera acumulação de informações.


Programação (12 aulas)

  • Machado de Assis

1 O legado da nossa miséria

2 A geologia moral dos Lobos Neves

3 Suave mari magno

4 De Ayres ao Acácio

  • Manuel Bandeira

5 A cinza das Moiras

6 Pasárgada ida e volta - Carlos Drummond de Andrade

7 Os bens e o sangue

8 O desaparecimento do juízo

  • Cecília Meireles e Vinícius de Moraes

9 A musa morena moça

  • Jorge Lima

10 A invenção do mito

  • João Cabral de Melo Neto

11 A arte que não cabe neste latifúndio

  • Ferreira Gullar, Adélia Prado e Alberto da Cunha Melo

12 Conclusivos provisórios

Poetas como Paul Valéry, René Char, Saint-John Perse, W.B.Yeats, T.S.Eliot, W.H. Auden, Elizabeth Bishop, Mariane Moore, Federico García Lorca, Pablo Neruda, Eugenio Montale, Giacomo Leopardi e Rainer Maria Rilke estarão inseridos nas aulas.


Público-alvo


Estudantes de graduação dos cursos de ciências sociais, filosofia, letras, história e direito. Profissionais e estudantes de outras áreas poderão inscrever-se no processo seletivo mediante consulta.


Procedimento para inscrição


Os candidatos devem preencher a ficha de inscrição (disponível para download no site www.ceu.org.br/apoesianobrasil ou na Secretaria de Cursos), com os seguintes documentos:

- Curriculum vitae;

- Histórico escolar (cópia);

- RG (cópia);

- CPF (cópia);

- Comprovante de residência (cópia);

- Foto 3x4 recente.

Processo seletivo


Será realizado por uma comissão e consistirá em duas etapas: análise de documentação e entrevista pessoal. Será levada em conta a capacitação do aluno em língua estrangeira, principalmente no que tange à leitura e compreensão de textos.


Sobre o conferencista


A carreira de Bruno Tolentino e sua autoridade em matéria poética são já bastante conhecidas. Em 1963, após receber o Prêmio Revelação de Autor com a obra Anulação e Outros Reparos, mudou-se para a Europa, a convite do poeta Giuseppe Ungaretti. Tornou-se Professor de Literatura nas Universidades de Bristol e Essex, e, em seguida, diretor da Oxford Poetry Now, sucedendo no cargo W. H. Auden. Em 1971 publicou Le Vrai le Vain, que reuniu suas poesias em língua francesa e, em 1979, About the hunt, bem acolhido pela crítica anglo-saxã. Em 1994 publicou o primeiro volume de sua Obra Poética, As Horas de Katharina prêmio Jabuti em 1995. Em 2002 lançou seu "livroarena" O mundo como Idéia, prêmio Jabuti em 2003, e recebeu na Academia Brasileira de Letras o importante prêmio Senador José Ermírio de Moraes. Seu mais recente livro, A Imitação do Amanhecer, tem lançamento previsto para junho deste ano.
_____________


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3251-5377

ou

Clique aqui