AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Cultura Organizacional: como tornar sua empresa mais saudável e competitiva

Cultura Organizacional: como tornar sua empresa mais saudável e competitiva

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

Atualizado às 15:35


Cultura Organizacional: como tornar sua empresa mais saudável e competitiva

  • Data: 20/9
  • Horário: 8h30 a 18h
  • Local: Transamerica Faria Lima Flat - rua Pedroso Alvarenga, 1.256 - SP

Apresentação

Um organismo é um ser vivo. A definição, aplicada em Biologia e Zoologia, pode facilmente migrar para a Administração. Como todo ser vivo, as organizações possuem órgãos que desempenham diferentes funções, cuja interação e bom funcionamento é vital à saúde do todo.


A exemplo do mensalão e de várias outras crises institucionais, o meio externo pode influir adversamente no comportamento de funcionários e na cultura organizacional. Com uma política definida e precisa, a empresa deve construir uma cultura corporativa que no seu meio prevaleça em relação à cultura externa, quer ela esteja onde estiver.


Em época de rápidas e contínuas transformações tecnológicas, também o cuidado ativo com a cultura organizacional é imprescindível para a empresa desenvolver o seu potencial produtivo, inovador e competitivo. É mais fácil uma corporação adquirir equipamentos e softwares em Tecnologia da Informação, do que romper as barreiras culturais para a utilização plena, abrangente e integrada destas tecnologias.


Da mesma forma, as barreiras culturais constituem os principais obstáculos para qualquer corporação instituir as melhores práticas de Inteligência Competitiva, que requer o hábito dos seus funcionários compartilharem de forma organizada conhecimentos sobre competidores e clientes.


A cultura corporativa permeia toda empresa, independentemente da consciência que cada um que nela trabalhe tenha deste fato.

Os mais variados aspectos da vida de uma empresa, como os estilos de liderança que prosperam ou a frequência com que as fraudes ocorrem, estão fortemente correlacionados com a cultura organizacional. Uma consultora americana afirma precisar de apenas 10 minutos para perceber a cultura de uma organização.


A organização não só pode, como deve determinar a sua cultura. Os elementos para a construção de uma estratégia de desenvolvimento cultural, adaptável a diversos contextos, estarão presentes neste Seminário InterNews.


Questões que atingem profundamente os negócios, como desenvolvimento de idéias, aproveitamento de talentos, agilidade, versatilidade, estratégia competitiva e segurança, estão também intimamente ligados com a cultura organizacional. A cada tema, comentários e ilustrações com exemplos da importância são oferecidos aos participantes do seminário.


Não é apenas o ambiente de trabalho que pode estar comprometido, caso se desenvolva uma cultura perniciosa dentro da organização. Ela é decisiva nos negócios e faz a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma companhia. Organizações com uma forte cultura adaptativa e mecanismos para estimular a criatividade costumam desenvolver importantes vantagens competitivas. Estudos indicam grandes ganhos de eficácia nas organizações com uma cultura mais inteligente.


A cultura de uma organização não é uma entidade fixa, ela muda e pode ser reorganizada. O importante é que a companhia tenha uma visão clara dos seus objetivos.


Participe deste Seminário InterNews e saiba como construir uma cultura adequada ao melhor desenvolvimento da sua empresa.


Programação


8h30 - Credenciamento


9h - Cultura e Comunicação


- Suzane Veloso

Diretora de Comunicação Corporativa da DM9DDB


10h - Coffee Break


10h30 - Diversidade na cultura da organização: uma questão de oportunidade ou de adversidade?


- Inês Meneses

Consultoria United Globe


11h30 - Inovação na Cultura Organizacional


- Antônio Carlos Teixeira

Consultoria Pense Diferente


12h30 - Almoço


14h - Cultura Organizacional e Estratégia Competitiva


- Gerson Luiz Baffini

Baffini Consultoria


15h - Adaptando a cultura em casos de aquisições e fusões


- Ricardo Fortes

Intent Consultoria


15h50 - Coffee Break


16h20 - Cultura ética nas organizações


- Fernando Fleider

Sócio-proprietário da ICTS Global


17h10 - Resistências culturais às novas tecnologias


- Luiz Marcatti

Sócio Mesa Corporate Governance


18h - Encerramento


*Vagas Limitadas.


Investimento


- R$ 1.480,00 (para inscrições pagas até o dia 13/9)

- R$ 1.660,00 (para inscrições pagas após o dia 13/9)


*Inclusos os custos de material, coffee break, almoço e estacionamento

________________


Para concorrer à vaga:


Clique aqui.


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


TELEFONE

0800-177 707 / (11) 3751-3430


e-mail

[email protected]

ou


Clique aqui