AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Encontro 3.5 reuniu três centenas de certificados num reencontro de emoções
Online

Encontro 3.5 reuniu três centenas de certificados num reencontro de emoções

O evento foi ainda o momento para a tomada de posse de Ana Luiza Isoldi como Presidente do Pólo do ICFML no Brasil.

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Atualizado às 08:12

Esta sexta-feira, 28/8, ficou marcada pelo reencontro de cerca de três centenas de Certificados e alguns convidados do Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos (ICFML). Um reencontro recheado de emoções e marcado pelo fortalecimento das relações entre os participantes que tiveram ainda a oportunidade de assistir a um conjunto de palestras dedicadas à mediação online.

Depois de uma abertura de sala efusiva por parte das anfitriãs Júlia Albuquerque e Renata Porto Andri, Ana Maria Maia Gonçalves, presidente do ICFML - única instituição portuguesa acreditada pelo IMI - International Mediation Institute - deu boas-vindas aos participantes. A também Líder Global, assim identificada pela prestigiada organização WWL Thought Leaders, começou, de forma emocionada, por agradecer aos participantes o seu papel e contributo para o que representa ser hoje o ICFML no universo da Mediação. "Uma referência de garantia de qualidade em todo o Mundo lusófono. E isso deve-se, sobretudo, a vós, ao vosso empenho, dedicação e profissionalismo", salientou Ana Maria Maia Gonçalves que, se já mal continha as lágrimas nesta altura, acabou, no final do evento, a tolher as palavras quando foi surpreendida com depoimentos dos dois filhos que se juntaram às centenas de participantes para lhe prestarem homenagem pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em prol da Mediação e, em particular, pelo ICFML.

Alessandra Calonego, além de apresentar o novo website do ICFML, deu a conhecer a forma como os Certificados pelo Instituto poderão dar mais visibilidade ao seu perfil profissional através do Painel ICFML.

Seguiu-se a palestra do investigador, advogado e mediador francês François Bogacz dedicada às "Ferramentas da Mediação e facilitação online". Depois a do advogado e mediador internacional, especialista em mediações online, o suíço Jeremy Lack, que explicou "Como se preparar para uma mediação online". E, por fim, foram ainda apresentados pelos também advogados e mediadores, a brasileira Mariana Souza e o peruano Ivan Ormachea, os "Desafios da Mediação Online".

Os participantes foram depois divididos por diversas salas virtuais onde debateram ideias sobre os temas apresentados e prepararam um conjunto de questões para o painel de discussão e diálogo que se seguiu.

O Encontro 3.5 foi ainda o momento para a tomada de posse de Ana Luiza Isoldi como Presidente do Pólo do ICFML no Brasil que, depois de um discurso marcado pela comoção, estabeleceu as estratégias e objetivos do Instituto para os próximos meses no Brasil. O mesmo tendo feito Vera Pereira, diretora-geral do ICFML Portugal, no que respeita aos planos definidos pela organização para o futuro próximo no país.

A aposta do ICFML passa, sobretudo, pela formação cada vez mais qualificada e contínua de profissionais da Mediação, com grande enfoque na certificação de mediadores, advogados na mediação e de mediadores online com ênfase na Mediação Privada.

Instituto de Certificacao e Formacao de Mediadores Lusofonos