AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "O Dia em que a Constituição foi Julgada"
Lançamento

Lançamento da obra "O Dia em que a Constituição foi Julgada"

Adquira já!

quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Atualizado às 09:04

A Thomson Reuters - Revista dos Tribunais está lançando a obra "O Dia em que a Constituição foi Julgada" coordenada por Lenio Luiz Streck e Juliano Breda.

No auge da Operação Lava Jato o tema da possibilidade de execução da pena após a confirmação da condenação em segunda instância mobilizou grande parte das atenções da comunidade jurídica, da imprensa e de toda sociedade brasileira, em razão da mudança do entendimento do Supremo Tribunal Federal em fevereiro de 2016.

Esse debate de intensa repercussão pública durou mais de três anos e gravitou em torno da tramitação de três ações declaratórias de constitucionalidade, propostas por partidos políticos e pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, que pediam ao STF o reconhecimento da validade do artigo 283 do Código de Processo Penal, impedindo a execução da sentença condenatória antes de seu trânsito em julgado.

_________

Lenio Luiz Streck

Professor titular da Unisinos/RS e Unesa/RJ. Doutor e pós-doutor em Direito. Professor Emérito da EMERJ. Membro catedrático da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Juliano Breda

Sócio fundador do escritório Breda Advogados Associados. Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Pós-doutor pela Universidade de Coimbra - Portugal.

_________


THOMSON REUTERS BRASIL CONTEUDO E TECNOLOGIA LTDA