AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Editora Mizuno >
  4. Lançamento da obra "Tributação no Agronegócio"
Lançamento

Lançamento da obra "Tributação no Agronegócio"

Adquira já!

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Atualizado às 08:00

A Editora Mizuno lança a 2ª edição da obra "Tributação no Agronegócio", escrita por Ubirajara Garcia Ferreira Tamarindo e Gessuir Pigatto, e com prefácio de José Luiz Tejon Megido.

Uma importante questão relacionada a qualquer empreendimento diz respeito à carga tributária, e isso não é diferente com o Agronegócio brasileiro, atualmente um dos principais business da economia nacional. Por sua vez, o Sistema Tributário Brasileiro é um dos mais complexos do mundo, chegando a inviabilizar, por si só, diversos empreendimentos.

Diante desse cenário, o correto gerenciamento dos tributos é peça fundamental na administração do empreendimento, notadamente em relação ao gerenciamento do fluxo de caixa e do resultado final da firma. Nesse contexto, o presente livro contextualiza, na primeira parte, o Agronegócio brasileiro, apresentando a sua origem e as suas principais informações.

Na sequência, perpassa: o poder de tributar do Estado; a competência tributária outorgada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios; a definição e espécies de tributo; a repartição das receitas tributária e os principais tributos que norteiam o direito tributário.

Na última etapa, restaram analisados os tributos incidentes sobre a renda e o lucro auferidos pelos produtores rurais e empresários agroindustriais; as contribuições de natureza previdenciária no agronegócio (incidentes sobre a folha, receita bruta e as que pertencem a terceiros); os tributos incidentes sobre a industrialização, produção, comércio, serviço e exportação decorrentes da atividade rural e da agroindústria; o tributo incidente sobre a propriedade rural; a tributação incidente sobre a cooperativa agropecuária; as formas de apuração dos tributos na atividade rural e na agroindústria e, por fim, o entendimento jurisprudencial aplicável às principais discussões jurídicas tributárias que permeiam as relações entre o agronegócio e o fisco.

Portanto, a presente obra contextualiza a estrutura constitucional e legal da tributação incidente sobre os principais players do Agronegócio.

_________

Ubirajara Garcia Ferreira Tamarindo
Doutorando em Relações Internacionais e Desenvolvimento do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. Mestre em Agronegócio e Desenvolvimento. Especialista em Direito Tributário. Master of business Administration (MBA) em Gestão Tributária. Pós-graduado em Direito Tributário e em Processo Tributário. Professor de Direito Tributário. Advogado.

Gessuir Pigatto
Graduado em Economia pela UFPR. Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. Doutor em Engenharia de Produção e Livre Docente em Análise de Sistemas Agroindustriais. Professor associado da Faculdade de Ciências e Engenharia da FCE/UNESP. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronegócio e Desenvolvimento (PGAD).

_________

__________

JH Mizuno LTDA