AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito Rio >
  4. Professor da FGV Direito Rio lança livro sobre os reflexos penais da regulação
Lançamento

Professor da FGV Direito Rio lança livro sobre os reflexos penais da regulação

Confira!

quarta-feira, 31 de março de 2021

Atualizado às 07:11

Professor da FGV Direito Rio, Thiago Bottino, acaba de lançar o livro "Reflexos Penais da Regulação - vol. III". Com experiência no ensino de Direito Penal, o docente organizou uma série de textos de profissionais brasileiros e estrangeiros sobre a regulação do sistema de justiça criminal. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Os artigos do livro estão distribuídos nas três grandes linhas sob as quais o sistema de justiça está distribuído. A primeira aborda as transformações de solução da lide penal por meio de litígio para um modelo de justiça consensual, bem como as dificuldades que a transição entre esses dois paradigmas enfrenta na adaptação para o sistema brasileiro. 

Na segunda linha, a regulação do sistema de justiça criminal é abordada a partir dos influxos trazidos pela regulação econômica, destacando-se não apenas a tipificação criminal a partir de normas de natureza administrativa, mas também os limites da permeabilidade da dogmática penal aos reflexos econômicos. 

Já na terceira linha, estão presentes temas recentes e extremamente relevantes do Direito Processual Penal, revelando as dificuldades de regulação do sistema de justiça criminal na contemporaneidade. Nesse sentido, a publicação trata de temas atuais com a permanência de mães no sistema carcerário, a prática de Spoofing e o juiz de garantias. 

_________

_________

t