AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Legal Design: Do usuário ao serviço
Online

Legal Design: Do usuário ao serviço

Confira!

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Atualizado em 3 de maio de 2021 15:40

  • Data: 10 a 12/5
  • Horário: 19h30

Programa

Legal Design é uma abordagem interdisciplinar que tem como objetivo encontrar soluções estratégicas e inovadoras para questões do universo jurídico e já é uma realidade nos principais escritórios e empresas do mundo. Afinal, o atual cenário de complexidade, ambiguidade, concorrência acirrada e veloz transformação social e tecnológica exige que o repertório do profissional jurídico extrapole a memorização de leis e regimentos de tribunais superiores. 

Por meio de cursos multidisciplinares, soluções colaborativas, métodos criativos e processos de inovação, problemas complexos podem deixar de ser obstáculos e se tornarem novos serviços e produtos, bem como diferenciais competitivos. Ao longo dos últimos 50 anos, o Design e o Design Thinking influenciaram significativamente o desenvolvimento de empresas de todos os segmentos, assim como auxiliaram diversas áreas do conhecimento humano na criação de soluções até então inexistentes para problemas complexos e multifatoriais.

A partir dos anos 2000, por meio das reflexões de Collette R. Brunschwig, Helena Haapio e Margaret Hagan, a expressão "Legal Design" passou a fazer parte do repertório de profissionais interessados pela solução de problemas jurídicos complexos; (b) pelo desenvolvimento de serviços centrados nos clientes e/ou usuários finais de documentos legais; (c) pela melhoria da comunicação envolvendo informações jurídicas; (d) pelo incremento da colaboração e dos processos e decisões que envolvem o Direito; bem como (e) pela criação de novos serviços e produtos jurídicos.  

10/5 - segunda-feira
 
  • A prestação de serviço jurídico diante da Revolução da Automação: entregando valor, impacto e acessibilidade para o cliente.
  • Design de Serviço - conceito e ferramentas.
11/5 - terça-feira
 
  • A Experiência do Usuário - oportunidades e desafios;
  • Design Thinking e Design Sprint: conceitos e metodologias.
12/5 - quarta-feira
 
  • Fundamentos do Design Gráfico.
  • Laboratório de Design: desafio em grupos e estudos de casos com a facilitação visual de uma especialista.

Composição

- Carolina Hannud

- Aline Lorusso Busse

Carga horária

6 horas

Realização

  • AASP - Associação dos Advogados de São Paulo

____________

Para concorrer a uma vaga-cortesia:

{INNER_BOTAO_SORTEIO}

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3291-9200

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui