AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. FGV Direito Rio recebe inscrições para transferência externa e reingresso até o próximo dia 7 de junho
Online

FGV Direito Rio recebe inscrições para transferência externa e reingresso até o próximo dia 7 de junho

Participe!

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Atualizado às 16:55

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio) segue, até o próximo dia 7 de junho, com inscrições abertas para o seu processo seletivo para preenchimento de vagas remanescentes, em duas modalidades: portadores de diploma (reingresso) e transferência externa. Ao todo, são oferecidas 20 vagas. O curso de graduação de Direito é realizado em horário integral durante cinco anos.

O processo seletivo será feito totalmente online. As inscrições devem ser efetuadas até as 18h do dia 7 de junho, no site FGV Direito Rio Cursos no qual os candidatos deverão fazer o upload da documentação exigida. A taxa de inscrição é de R$ 150.

Para transferência externa, poderão participar candidatos regularmente matriculados ou com matrícula trancada em cursos superiores autorizados pelo MEC. Cursos realizados ou em andamento no exterior devem ser reconhecidos no país de origem, na forma da legislação em vigor. Somente poderão realizar a etapa de pré-matrícula aqueles que comprovarem a conclusão de, no mínimo, um período letivo na instituição de origem, com aproveitamento igual ou superior a 75% das disciplinas cursadas.

Para os portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, em caso de diploma de graduação obtido em instituições de ensino no exterior, o documento deverá ser consularizado pela representação do Brasil (embaixadas/consulados) no país de origem do diploma, ou apostilado, conforme a Convenção de Haia, e apresentado com a tradução juramentada. No entanto, não poderão concorrer ao ingresso à FGV Direito Rio candidatos que tenham participado de processos seletivos de ingresso por transferência externa e portadores de diploma, nos últimos dois anos.

A seleção dos candidatos será feita por meio de avaliação acadêmica, etapa eliminatória, que consiste em análise do Histórico Escolar, compreendendo (mas não se limitando): Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA), realização de atividades extracurriculares, pesquisa e extensão. Haverá ainda a avaliação escrita, uma prova, além de entrevista virtual.

Para quem for fazer a prova escrita, cuja nota mínima exigida é 8,0 (oito), serão exigidas as seguintes leituras: Antígona; Cartilha de orientação para vítimas de discurso de ódio; e Cadernos FGV DIREITO RIO - Educação e Direito vol. 3. Já candidatos que apresentarem o Boletim do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com média aritmética igual ou superior a 750 ficarão isentos da prova escrita. Serão aceitas as notas dos anos 2018, 2019 ou 2020.

O resultado da avaliação acadêmica sairá no dia 18 de junho e a prova escrita está marcada para o dia 24 do mesmo mês. Também no dia 24 de junho, será realizada a entrevista virtual, via Zoom. O resultado do processo seletivo está previsto para 5 de julho. As aulas do segundo semestre terão início no dia 2 de agosto.

Leituras:

Antígona.;

Cartilha de orientação para vítimas de discurso de ódio;

e Cadernos FGV DIREITO RIO - Educação e Direito vol. 3.

____________

Informações à imprensa

Insight Comunicação

Tel: (21) 2509-5399

E-mail

 [email protected]

t