AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Direito Ambiental Brasileiro"
Lançamento

Lançamento da obra "Direito Ambiental Brasileiro"

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança 2ª edição da obra "Direito Ambiental Brasileiro", de autoria de Terence Dornelles Trennepohl e Talden Farias especialistas em Direito Ambiental.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Atualizado às 08:58

"Direito Ambiental Brasileiro" (Thomson Reuters - Revista dos Tribunais), obra coordenada Terence Dornelles Trennepohl e Talden Farias, chega a 2ª edição com mais da metade dos títulos assinados por mulheres, buscando simbolizar a paridade de gênero, um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU. 

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A escolha dos autores não foi aleatória. Além de notórios especialistas em Direito Ambiental, a maioria deles é referência específica no tema que aborda, muitas vezes com livro publicado sobre a matéria. Também houve a preocupação com a heterogeneidade profissional da equipe, que deveria refletir a complexidade e a diversidade de visões da área. Daí a presença de membros da advocacia privada, da advocacia pública, da consultoria ambiental, da defensoria pública, de órgãos ambientais, da magistratura, do magistério, do ministério público e do terceiro setor.

Cada autor procurou tratar de sua matéria de forma crítica e interdisciplinar, sempre destacando a preocupação com a efetividade dos instrumentos de política ambiental. Provavelmente mais do que os outros ramos da Ciência Jurídica, o Direito Ambiental só se justifica se estiver em compasso com a realidade, já que o seu objetivo é defender o meio ambiente e a qualidade de vida da coletividade dentro de um panorama de crise ecológica.

____________

Terence Dornelles Trennepohl
Pós-doutor (Senior Fellow) na Universidade de Harvard. Doutor e mestre em Direito pela UFPE e graduado em Direito pela UFAL. Advogado em São Paulo. Professor de Direito Ambiental e Tributário.

Talden Farias
Advogado, consultor jurídico, pesquisador e professor universitário com atuação nas áreas de Direito Ambiental, Direito da Cidade, Direito da Energia e Direito Minerário.

____________

____________

t