AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança 19ª edição de "Curso Prático de Imposto de Renda"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança 19ª edição de "Curso Prático de Imposto de Renda"

Confira!

terça-feira, 29 de junho de 2021

Atualizado às 08:50

Mais um lançamento da Thomson Reuters - Revista dos Tribunais: 19ª edição da obra "Curso Prático de Imposto de Renda", de Silvério das Neves e Paulo Eduardo Viceconti.

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

A obra, além de apresentar a tributação das empresas, trata da Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade e sua análise no campo tributário (lei 12.973, de 2014).

Pontos principais: Ajustes a Valor Presente, Ajustes a Valor Justo e seus Reflexos, Alterações no Método da Equivalência Patrimonial: ágio por rentabilidade futura "goodwill" e ganho por compra vantajosa, Resultados de Investimentos no Exterior (avaliação das controladas Diretas e Indiretas). Utilização das subcontas nos registros das operações. O material vem repleto de exemplos, exercícios e casos práticos, objetivando fixar o entendimento dos textos apresentados.

No capítulo 1 foram apresentadas as normas de tributação do IRPJ (Lucro Real, Presumido e Arbitrado), inclusive Estimativa com base na Receita Bruta e Acréscimos e com base no Balanço de Suspensão e Redução. No capítulo 2, as principais alterações provocadas pelas regras da contabilidade internacional. Nos demais capítulos foram analisados os aspectos contábeis e tributários das alterações provocadas pelo padrão internacional de contabilidade, exempleficando através de diversos casos práticos os cálculos, registros contábeis (com as subcontas) e ajustes (adições e exclusões que serão realizadas para fins de apuração da base de cálculo da CSLL e do IRPJ).

__________

Silvério das Neves
Consultor tributário e sócio da empresa SILNEV Consultoria Tributária Ltda. Professor de Contabilidade Tributária (Contabilidade Aplicada à Gestão Tributária), Planejamento Tributário, Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas e Contribuições Sociais (PIS e COFINS) em cursos de pós-graduação e MBA na Sustentare/SC e na FECAP/SP.

__________

__________

t