AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 10 edição da obra "Manual dos Recursos"
Lançamento

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 10 edição da obra "Manual dos Recursos"

Confira!

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Atualizado às 08:21

Thomson Reuters - Revista dos Tribunais lança a 10ª edição da obra "Manual dos Recursos", de Araken de Assis. A atualização do livro visou a colocá-la em sintonia com as suas premissas em relação à jurisprudência. Vale lembrar que traz os subsídios históricos indispensáveis para entender e, principalmente, interpretar o presente.

Passados mais de cinco anos de sua vigência, a aplicação do CPC no âmbito recursal exibe sucessos inegáveis e algumas decepções. Na rubrica dos êxitos, os antigos entraves ao juízo de admissibilidade positiva são superados pela incidência do art. 932, parágrafo único, embora ainda existam aspectos que reclamam melhor solução, como o problema da regularidade formal, a exemplo dos defeitos na fundamentação.

Também nesse particular poder-se-ia aplicar o referido dispositivo com maiores vantagens. Já no campo das decepções, a motivação das decisões judiciais segue utilizando os lugares-comuns que o art. 489, § 1.°, pretendeu banir. A atualização da presente obra visou a colocá-la em sintonia com as suas premissas em relação à jurisprudência. 

__________

Araken de Assis
Professor Emérito da PUCRS. Doutor em Direito pela PUC-SP. Mestre e Especialista em Direito pela PUCRS. Membro efetivo do Instituto Brasileiro de Direito Processual, do Instituto de Direito Privado, do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual.

__________

__________

t