AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Treinamento Operação Back to Back

Treinamento Operação Back to Back

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Atualizado às 11:12


Treinamento

Operação Back to Back

Operando com lucro e segurança

  • Data: 24/3
  • Horário: 9h às 12h
  • Local: Golden Tullip Park Plaza - Al. Lorena, 360 - Jardins - CEP 01424-000 - São Paulo - SP - Brasil

Apresentação

A atual conjuntura do comércio internacional propicia o surgimento de novas operações que visam aumentar a eficiência das transações comercias e diminuir seus custos. É a partir desta tendência que novas modalidades surgem, como, por exemplo, a operação denominada "Back to Back.

Tal operação consiste em uma empresa estabelecida no Brasil comprar um determinado produto no exterior e vendê-lo a um terceiro sem que o bem transacionado circule fisicamente pelo território nacional. Com isso, este tipo de operação reduz os custos do frete, do seguro e das demais despesas, diminuindo os prazos de entrega e aumentando o ganho cambial da operação.

No entanto, da mesma maneira que tais operações trazem soluções inovadoras, estas apresentam, também, inúmeras dúvidas quanto a sua operacionalidade. Em muitos casos, as leis que as regulam não estabelecem regras bem definidas sobre as operações, gerando dúvidas quanto às suas vantagens.

No caso específico da operação "Back-to-Back", vemos que as principais dúvidas se encontram no cumprimento das obrigações tributárias. Mesmo com uma norma, aparentemente, simples é possível identificar entendimentos difusos em sua legislação.

Tendo as empresas brasileiras como grandes "players" neste tipo de operação no comércio internacional, a Cultcorp Cultura Corporativa apresenta uma manhã de treinamento sobre os aspectos mais significativos das operações "Back-to-Back", contemplados na legislação brasileira.

Programa:

8h30 - 9h - Recepção e entrega de crachás

9h - 12h - Operação "Back to Back" - Análise da Legislação e Operacionalidade

  • Análise da CIRCULAR BACEN 3.291
  • Mudanças a partir da Reforma Cambial
  • O papel do Banco Central e o posicionamento da Receita Federal
  • As Vantagens da operação
  • Obrigações Tributárias
  • Questões sobre a incidência do PIS/COFINS na operação

-José Roberto Dias da Silva
Analista do Departamento de Combate a Ilícitos Financeiros e Supervisão de Câmbio e Capitais Internacionais - Decic BANCO CENTRAL Bacharel em Direito pela PUC-SP Especializado em Direito Mobiliário pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Comercial pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professor de Direito Civil na PUC-SP e Direito Comercial na USP.

Investimento

-R$ 495,00 para inscrições pagas até o dia 12/3
-
R$ 612,00 para inscrições pagas após o dia 12/3

Realização

  • CULTCORP - Cultura Corporativa

____________

Ganhadora:

  • Bianca de Souza Silva, do Rechsteiner, Lautenschleger e Romeiro Advogados

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3812-8636

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui