Encerrado


Seminário

I Encontro nacional de empresas “Zero Carbono”

  • Data: 28/3
  • Horário: 8h30 às 18h
  • Local: The Capital Flat - Rua Tenente Negão, 200 - São Paulo - SP

Apresentação

Ações para a sustentabilidade sair do papel.

O aquecimento global e as mudanças climáticas decorrentes deste processo são hoje uma preocupação de todos, sociedade, governo e empresas. O problema se apresenta de maneira clara e inconteste e todos tem a sua parcela de responsabilidade no problema.

No entanto tais mudanças não devem ser encaradas como inexoráveis, pois existem ações que podem ser tomadas para que a sua empresa ou mesmo você se tornem "zero carbono" ou "carbon neutral". Tornar-se "zero carbono" é um modo direto de assumir a sua parcela de responsabilidade pelo efeito estufa e buscar efetivamente uma melhoria da situação.

Várias pessoas e organizações já estão fazendo o cálculo do seu inventário de emissões e neutralizando parte ou todo por meio da compra de créditos, apoio a projetos de redução de emissões ou projetos de captura de GHG.

Alguns exemplos

  • Banco Bradesco tornou-se em 2006 o primeiro banco brasileiro a fazer seu inventário de emissões e obter a neutralização, por meio da compra de milhares de árvores do projeto SOS Mata Atlântica.
  • Banco ABN AMRO também em 2006 executou seu inventário de emissões e pretende se tornar neutro em emissões ao longo de 2007.
  • Banco HSBC neutralizou suas emissões em alguns locais do mundo.
  • Grandes eventos mundiais, como Olimpíadas, Copa de Mundo de Futebol e Superbowl estão se tornando neutros em carbono.
  • A Prefeitura de São Paulo pretende, ao longo dos próximos anos, estimular os promotores de feiras na cidade e neutralizar parte ou toda a emissão de GHG.
  • Companhias aéreas vendem passagens com opção de neutralização das emissões individuais.
  • Empresas de táxi, floriculturas, etc. estão se tornando neutras em carbono, ou seja, todas as atividades da empresa são neutralizadas com projetos de redução de emissão ou captura de carbono.
  • Hotéis começam a oferecer acomodações neutras em carbono.
  • Grandes conferências mundiais promovidas pela ONU neutralizam suas emissões.
  • Bandas de rock, como Rolling Stones, estão promovendo turnês "carbon neutral".

Programação

8h30 - Credenciamento

9h– Abertura pelo Presidente da Mesa

-Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho
Secretário Municipal do Verde e do Meio-Ambiente Município de São Paulo

9h20 - 10h - O princípio por trás da ação

-Adalberto Wodianer Marcondes
Editor Chefe Envolverde.com.br

10h - 10h30 - Intervalo para o café

10h30 - 11h30 - Inventário de emissões

-Paulo de Souza
Consultor Efetivo Instituto Totum

11h30 - 13h - Como se tornar uma empresa Carbon Neutral

-Marco Antonio Fujihara
Sócio Instituto Totum Key Associados

13h - 14h- Almoço

14h - 15h20 - Ações que neutralizam as emissões de sua empresa

-Adauto Basílio
Diretor de Captação de Recursos SOS Mata Atlântica

15h20 - 16h20 - Neutralização como vitrine das vantagens da sustentabilidade nos negócios

-Rogério Ruschel
Diretor Ruschel & Associados Marketing Ecológico

16h20 - 16h40 - Intervalo para p café

16h40 - 18h - Estudo de caso

O processo para neutralizar a emissão de carbono do BRADESCO

-Lincoln Cesario Fernandes
Gerente de Responsabilidade Socioambiental BANCO BRADESCO

18h - Encerramento

Realização

  • CULTCORP - Cultura Corporativa

____________

Ganhadora:

  • Juliana Drummond Parisi, do escritório Eduardo Jardim e Advogados Associados

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3812-8636

e-mail

atendimento@cultcorp.com.br

Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007