Encerrado


Seminário

Protocolo de Kyoto e Créditos de Carbono

  • Data: 15/3
  • Horário: 9h30 às 18h
  • Local: Century Paulista Flat - Rua Teixeira da Silva, 647 - Paraíso - São Paulo/SP.

Objetivo

Capacitar os profissionais da indústria, setor de energia, álcool (etanol), biodiesel (oleoginosas e gordura animal), agronegócio, que buscam o desenvolvimento técnico e financeiro de projetos, fase por fase, dentro das próprias empresas, bem como a geração de resultados significativos com aportes de investimentos, dentro dos parâmetros dos Projetos de Mecanismo Limpo (MDL), energia limpa/renovável e desenvolvimento sustentável.

Público alvo

Empresários das áreas de energia, etanol, biodiesel, saneamento, aterros sanitários, óleo e gás, agronegócio, meio ambiente, orçamento e gestão, recursos hídricos, ciência e tecnologia, entre outros. Diretores de empresas, gerentes de meio ambiente, economistas, investidores, advogados, coordenadores de projetos, especialistas na área sócio ambiental, consultores e representantes de orgãos públicos e privados.

Programação

9h – 9h30 - Credenciamento

9h30 - 9h40 - Abertura

-Mauro Scheer Luís - bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Dias Advogados.

9h40 - 10h40 - A GLOBALIZAÇÃO E A RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS NAS RELAÇÕES DE CONSUMO

  • Desenvolvimento da globalização e a formação de uma classe global de consumidores - conciliação do Direito com as transformações sociais - Constituição Federal de 1988 e a proteção do consumidor - o CDC e os princípios informadores da relação de consumo - o conceito de fornecedor e a responsabilidade (jurídica e social)

- Rodrigo A. Ribeiro Franco é advogado e consultor financeiro, pós-graduado em Direito Empresarial e Tributário pela Universidade Mackenzie - SP. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, membro do Comitê Tributário do CESA - Centro de Estudos da Sociedades de Advogados, sócio do escritório Ribeiro Franco Advogados e consultor jurídico da Carbon Market Consulting, consultoria especializada em negociação de créditos de carbono e formatação de projetos financeiros para a viabilização de projetos MDL, biodiesel e etanol.

10h40 - 10h55 - Perguntas e discussão

10h55 - 11h15 - Coffee Break

11h15 - 12h30 - Panorama atual dos Projetos de Carbono no Brasil e no Mundo:

  • Projeto de Carbono – critérios e fases para certificação;
  • Atual panorama dos projetos no Brasil e no mundo;
  • Principais Mercados de Carbono;
  • Perspectivas futuras – Panorama Internacional pós 2012 (Pós-Kyoto);
  • Sustentabilidade – adoção de princípios – vantagens para as empresas;
  • Inventário de emissões – ISO 14064.

-Rodrigo A. Ribeiro Franco é advogado e consultor financeiro, pós-graduado em Direito Empresarial e Tributário pela Universidade Mackenzie - SP. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, membro do Comitê Tributário do CESA - Centro de Estudos da Sociedades de Advogados, sócio do escritório Ribeiro Franco Advogados e consultor jurídico da Carbon Market Consulting, consultoria especializada em negociação de créditos de carbono e formatação de projetos financeiros para a viabilização de projetos MDL, biodiesel e etanol.

12h30 - 12h45 - Perguntas e discussão

12h45 - 14h - Almoço

14h - 16h15 - Estruturações Financeiras para Energia Limpa, Créditos de Carbono, Etanol e Biodiesel

  • Formas de financiamento dos projetos de carbono – Panorama Brasil e Internacional;
  • Principais mercados e bolsas - certificação digital – riscos e garantias;
  • Principais projetos e segmentos;
  • Fundos de investimentos – energia renovável e créditos de carbono – estruturação societária;
  • FIPs, FIDCs, private equity e IPOs (abertura de capital);
  • Benefícios tributários – tratamento tributário ao crédito de carbono;

Principais setores elegíveis para projetos:

  • Reflorestamentos;
  • Aterros sanitários, lixões e estações de tratamento de esgoto;
  • Indústrias de diversos segmentos;
  • Carboníferas – tecnologia para a produção de gás sintético (singas);
  • Biodiesel e Etanol – estruturações financeiras e geração de créditos de carbono;
  • Setor de Transportes.

-Rodrigo A. Ribeiro Franco é advogado e consultor financeiro, pós-graduado em Direito Empresarial e Tributário pela Universidade Mackenzie - SP. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, membro do Comitê Tributário do CESA - Centro de Estudos da Sociedades de Advogados, sócio do escritório Ribeiro Franco Advogados e consultor jurídico da Carbon Market Consulting, consultoria especializada em negociação de créditos de carbono e formatação de projetos financeiros para a viabilização de projetos MDL, biodiesel e etanol.

16h15 - 16h30 - Perguntas e discussão

16h30 - 16h45 - Coffee Break

16h45 - 18h - Cases de sucesso

  • Aproveitamento de biogás em aterros sanitários, lixões e estações de tratamento de esgoto;
  • Biodigestores anaeróbicos para granjas de suínos, bovinos e aves – geração de energia limpa.

-Luiz Roberto P. de Oliveira, engenheiro, especiliasta em projetos e soluções ambientais para instalação de biodigestores em granjas de suinocultura, bovinos e geração de energias alternativas. RECOLAST IMPERMEABILIZAÇÕES LTDA.

Coordenação Acadêmica

-Mauro Scheer Luís, bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, advogado atuante na área empresarial, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística, ex-diretor geral do IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos, especialista em consultoria de planejamento estratégico (físico e de marketing) para escritórios e departamentos jurídicos, tendo participado de diversos treinamentos e cursos de formação gerencial, no Brasil e no Exterior (Alemanha e Inglaterra), cursando MBA em excelência gerencial pela FAAP, presidente da Central Prática.

Observação

*Inclusos: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, almoço e dois coffees breaks.

** A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo;

Realização

  • Central Prática Consultoria e Treinamento

_____________

Ganhadora:

  • Maria de Fátima Ferreira de Freitas, advogada do Unibanco Aig Seguros S/A

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 5049-3386

ou

Clique aqui


Publicado sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007