AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Palestra Imprensa e Direito

Palestra Imprensa e Direito

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Atualizado às 08:57


Palestra

Imprensa e Direito

Com Maurício Azedo

  • Data: 16/10
  • Horário: às 19h30
  • Local: UNA - Rua Aimorés, 1451, Lourdes, BH/MG

A relação entre Imprensa e Direito está novamente na pauta de discussão de profissionais dessas duas áreas. Dando seqüência ao projeto promovido pelo Instituto dos Advogados de Minas Gerais para otimizar o relacionamento entre os operadores do Direito e os jornalistas, no mês de outubro, acontece mais uma conferência do "Imprensa e Direito".

A ação será marcada pela conferência do Presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o jornalista Maurício Azêdo. Ele fará conferência sobre "O papel da imprensa no Estado democrático de Direito". O debatedor do encontro será o Presidente do Instituto dos Advogados de Minas Gerais, José Anchieta da Silva.

"A ABI tem um papel de extrema importância na história do Brasil. Em momentos cruciais da nossa vida política, como no impeachment do Presidente Collor, a instituição atuou com firmeza como guardiã da democracia e do estado de Direito, sob a liderança maior de Barbosa Lima Sobrinho. A Associação reúne o que a imprensa brasileira tem de melhor", destaca o Diretor do IAMG, Rogério Tavares, coordenador do encontro. "Teremos a alegria de receber em Minas Gerais o presidente da instituição para abrir, no estado, o ano das comemorações do centenário da ABI", continua.

Voltado para profissionais e estudantes de Direito e Jornalismo, o encontro integra o projeto cívico de interesse do cidadão, o Ano Temático, que está em seu segundo ciclo e aborda o tema "Em Defesa da Moralidade Pública". As inscrições para a conferência são gratuitas e já podem ser feitas. A conferência ocorre no dia 16 de outubro, às 19h30, no auditório Carlos Mário Velloso, no Centro Universitário UNA. O evento é uma realização conjunta entre o IAMG e a UNA.

Conferencista

-Maurício Azêdo

Formado em Direito pela da Faculdade de Direito do Catete (turma de 1960), mas preferiu continuar na atividade jornalística, iniciada no terceiro ano do curso acadêmico. Chegou a trabalhar nos mais importantes veículos impressos do Rio e de São Paulo, exercendo as funções de repórter, redator, cronista, editor, chefe de reportagem, editor-chefe e diretor de redação. Foi também colaborador de jornais alternativos de resistência à ditadura militar (1964-1985), como Opinião, Movimento e Hora do Povo, entre outros.

A partir de 1982, Azêdo se dedicou à vida pública. Foi vereador da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por três Legislaturas (1983-88, 1989-1992, 1993-1996), prefeito interino em exercício do Rio por oito dias e presidente da Câmara Municipal no biênio 1983-85. Atuou como conselheiro do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, no qual foi aposentado compulsoriamente por limite de idade, em setembro de 2004. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, de cujo Conselho Deliberativo participa desde 1972, e dedica-se em tempo integral à Casa do Jornalista.

Entrada Franca

Promoção

  • IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
  • UNA

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(31) 3241-1226