AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Criminologia: as discussões sobre a construção dos problemas sociais

Criminologia: as discussões sobre a construção dos problemas sociais

O curso acontece de 28/5 a 19/6 e é organizado pelo IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

quinta-feira, 20 de maio de 2004

Atualizado em 24 de maio de 2004 11:01

 

Criminologia: as discussões sobre a construção dos problemas sociais

 

  • Data: de 28 de maio a 19 de junho (às sextas-feiras e aos sábados)
  • Horário: sextas - 19h. / sábados - 9h
  • Local: Auditório do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), rua 11 de Agosto, 52, 2º andar, Centro, São Paulo/SP

 

 

A partir do dia 28 de maio, o IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais) promove o curso de criminologia "A Construção dos Problemas Sociais". Para ministrar as aulas, o instituto convidou o professor Fernando Acosta, do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa, Canadá. As aulas, que acontecem às sextas e aos sábados, vão até o dia 19 de junho.

 

O objeto deste curso é o exame, em suas grandes linhas, da contribuição da sociologia de orientação construtivista ao estudo do que se convencionou chamar de problema social. "Pode ser definido como uma tentativa de demonstração da importância e da utilidade da aparelhagem conceitual e teórica do modelo (ampliado e revisto) de Spector e Kitsuse para a compreensão dos processos e da construção social dos problemas relativos à Segurança Pública, o que inclui necessariamente as atividades de produção e de aplicação do direito penal", explica Acosta.

 

Segundo o professor, as aulas irão situar e analisar criticamente as principais propostas de um modelo teórico que alimenta, desde sua aparição, um volume considerável de debates, controvérsias e sucessivas revisões em diferentes campos da sociologia e, em particular, nos da sociologia jurídica e dos processos de definição do comportamento desviante.

 

Em foco estarão "todos esses 'problemas' que estão constitutivamente ligados às atividades, não apenas dos órgãos tradicionais de controle (polícia, tribunais e sistema carcerário), mas também, e cada vez mais, àquelas que alimentam e freqüentemente justificam a intervenção, no espaço público, de políticos profissionais, de legisladores, de ONGs, da mídia, de universitários e de intelectuais", enfatiza Acosta.

 

 

Professor

 

Professor Fernando Acosta - Universidade de Ottawa - Canadá

 

Ph.D., Criminologia, Universidade de Montreal, Canadá, 1984, M.Sc., Criminologia, Universidade de Montreal, Canadá, 1976, Professor do Departamento de Criminologia da Universidade de Ottawa, Canadá (1981 - hoje). Autor de diversos artigos e capítulos de livro publicados na América e na Europa. Proferiu palestras e conferências no Canadá, no Brasil, em Portugal, na França e na Bélgica.

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

Clique aqui

__________________________