Encerrado


Seminário

Gestão do Departamento de Ouvidoria

  • Data: 21/2
  • Horário: das 13h às 18h
  • Local: The Capital Flat - Rua. Tenente Negrão, 200 - Itaim Bibi São Paulo - SP

As instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem instituir uma estrutura organizacional específica de Ouvidoria para prestar esclarecimentos ao cliente a partir de 31 de dezembro de 2007.

A CULTCORP reuniu neste seminário, especialistas para orientar o departamento de Ouvidoria das instituições financeiras, como adaptarem-se a nova norma de regulamentação definida pelo Banco Central.

Acompanhe as exigências e alterações a serem instituídas através do expertise apresentado pelos conferencistas.

Aspectos abordados neste encontro:

  • As mudanças na Ouvidoria nos bancos múltiplos, bancos comerciais, caixas econômicas, sociedades de arrendamento mercantil
  • As mudanças nas Ouvidorias dos bancos de investimento, das sociedades de crédito ao microempreendedor, dos bancos de desenvolvimento, das agências de fomento e das companhias hipotecárias
  • As mudanças nas sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e das sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários
  • As mudanças nos bancos comerciais sob controle direto de bolsas de mercadorias e futuros
  • As novas atribuições da Ouvidoria
  • As alterações no estatuto e contrato social da instituição
  • As obrigações e restrições ao responsável da Ouvidoria
  • Prazos e deveres a serem cumpridos

Programação

12h50 – 13h20 – Recepção e entrega de crachás

13h20 – Abertura pelo presidente de mesa – Maria Inês Fornazaro

13h30 – 14h30 - Análise e interpretação das normas da Resolução 3.477/07

  • As novas normas que visam atender as demandas do setor
  • Modelo exemplar a ser seguido
  • Medidas que atendam as exigências da Resolução 3.477/07
  • Aspectos práticos e conceituais que dão suporte ao bom funcionamento da Ouvidoria

-Paulo Roberto dos Santos
Ouvidor CEF (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL)

-Lílian Cabral
Gerente de relacionamento institucional CEF (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL)

14h30 – 15h30 - Como aprimorar o relacionamento dos clientes e usuários de produtos e serviços ao atendimento da Ouvidoria

  • Parecer sobre a qualidade e adequação da estrutura
  • Sistemas e procedimentos a serem auditados
  • Cumprimento dos demais requisitos estabelecidos
  • Exame de certificação por auditoria reconhecida

-Ederson Carvalho
Auditor KPMG

15h30 – Intervalo para café

16h – 17h - As precauções para evitar advertências, multas e até ações judiciais

  • As responsabilidades,deveres e obrigações do Ouvidor
  • As mudanças no contrato social e estatuto da instituição

-Raimundo Hermes Barbosa

Sócio – advogado BARBOSA & GUIMARÃES - Presidente da Comissão Especial de Direitos bancários da OAB (ORDEM dos ADVOGADOS do BRASIL)

17h – 18h - O Código de Defesa do Consumidor como referência para as mudanças entre Cliente e Instituição

  • Transforme a Ouvidoria em vantagens estratégicas através do resultado dos relatórios
  • Como aperfeiçoar o recebimento, registro, instruição, análise, tratamento
  • formal e adequado às reclamações
  • Reatividade e pró-atividade

-Maria Inês Fornazaro
Presidente ABO (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OUVIDORES)

18h - Encerramento previsto

Investimento

-R$ 860,00 - Até o dia 31/1
-R$1.030,00 - Após o dia 31/1

Realização

  • CULTCORP - Cultura Corporativa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3817-8700

e-mail

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Publicado segunda-feira, 28 de janeiro de 2008