AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 3º Congresso Internacional Saúde Mental no Trabalho

3º Congresso Internacional Saúde Mental no Trabalho

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Atualizado às 08:45


3º Congresso Internacional

Saúde Mental no Trabalho

  • Data: 9 a 11/10
  • Horário: v. programação
  • Local: Castro's Park Hotel, Goiânia, GO

Programação

9/10 - quinta-feira

7h30 - Entrega de credenciais

8h - Solenidade de abertura

9h - Saúde mental do trabalhador na Itália: problemas jurídicos concernentes à sua prevenção, uma aproximação ao trabalho hígido e o ressarcimento dos danos causados pelo empregador

-Giancarlo Perone
Professor Titular de Direito do Trabalho, Diretor do Mestrado em Direito do Trabalho, Sindical e Previdência Social da Universidade Tor Vergata em Roma e Advogado na Itália

10h15 - Intervalo

10h30 - Os sentidos do trabalho

-Ricardo Antunes
Professor titular de sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Foi visiting research fellow na Universidade de Sussex, Inglaterra. Doutorado em sociologia pela USP. Mestrado em ciência política no IFCH-Unicamp. É pesquisador do CNPq.

11h45 - Intervalo

14h15 - A incidência da depressão no mundo do trabalho

-Claúdio Garcia Capitão
Psicólogo, com especialização em Psicologia Clínica e em Psicologia Hospitalar, Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, Doutor pela UNICAMP, Pós-doutorado em Psicologia Clínica na PUC-SP, PhD em Psicologia pela Universidade de Glendale, USA, Bachelor in Medicine, Master and Doctorate in Psychiatry, Florida, USA. Professor dos cursos de Graduação e de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco

15h30 - Novas diretrizes e práticas institucionais e interinstitucionais voltadas à saúde mental no trabalho

-Maria Maeno
Médica, Mestrado pela Faculdade de Saúde Pública da USP/Brasil,. Pesquisadora da Fundacentro - Ministério do Trabalho e Emprego

16h45 - Intervalo

17h - Ausência de saúde moral: debilidade de ego ou doença ocupacional

-José Roberto Montes Heloani
Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo, graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Administração pela Fundação Getulio Vargas - SP, Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Livre Docente da Universidade Estadual de Campinas, Professor do Fundação Getulio Vargas - SP e Professor da Universidade São Marcos.

10/10 - sexta-feira

9h - A precarização da saúde mental no trabalho pela precarização do trabalho

-Edith Seligmann Silva
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Pará, Especialização em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo.

10h15 - Intervalo

10h30 - Fatores de riscos relacionados à ergonomia e saúde mental e a atuação do médico do trabalho

-Carlos Campos
Presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

11h45 - Intervalo

14h15 - A terceirização/subcontratação do trabalho no brasil e sua interconexão com a saúde mental no trabalho

-Tânia Maria De Almeida Franco
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia.

15h30 - Jornadas de trabalho em turnos, noturno e a saúde dos trabalhadores

-Frida Marina Fischer
Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo,, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado no Institute of Occupational Health (Dortmund/Alemanha), Especialização em Ergonomia (Instituto de Psicologia da USP). Atualmente é professora titular da Universidade de São Paulo.

16h45 - Intervalo

17h - Transtornos mentais e comportamentais em servidores públicos

-Roberto Moraes Cruz
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica do Salvador e em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

11/10 - sábado

9h - Critérios de incapacidade laboral em psiquiatria

-Duílio Antero De Camargo
Psiquiatra, Médico do Trabalho, Mestre em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas/UNICAMP; Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria (Setor Psiquiatria do Trabalho) Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da USP, Presidente da Comissão Técnica de Saúde Mental e Trabalho, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho.

10h15 - Intervalo

10h30 - Organização do trabalho e sofrimento psiquico

-Sílvia Rodrigues Jardim
Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psiquiatria, Serviços de Saúde Mental.

12h - Encerramento

Realização

  • Instituto Goiano de Direito do Trabalho

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(62) 3215-2076

FAX

(62) 3215-2649

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui