AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Inglês jurídico aplicado: contratos

Inglês jurídico aplicado: contratos

sexta-feira, 6 de março de 2009

Atualizado às 11:31


Inglês jurídico aplicado: contratos

  • Data: 15 e 17/4 (quarta e sexta-feira)
  • Horário: 9h15 às 16h15
  • Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (Edilson Park - Rua Frei Caneca, 95)

O curso Inglês Jurídico Aplicado foi elaborado tendo em vista a crescente necessidade de comunicação eficiente em inglês por advogados e operadores do Direito. O mero domínio da língua inglesa não habilita os profissionais à negociação, redação de documentos e contratos, nem à fluência no trato de questões técnicas. É preciso não apenas conhecer os chamados terms of art mas aplicá-los adequadamente ao contexto jurídico tanto no discurso falado como escrito. O presente curso tem por objetivo levar ao conhecimento dos advogados as técnicas de comunicação oral e escrita que envolvem o exercício da atividade jurídica em inglês. Por meio de exercícios de vocabulário, redação forense e solução de situações críticas que acontecem no dia-a-dia os alunos desenvolvem habilidades que os tornarão aptos a trabalhar com o inglês de maneira confiante e eficiente. Atenção especial é dada ao adequado uso dos jargões da área e aos erros mais comuns causados por armadilhas de vocabulário como os falsos cognatos. A redação de cláusulas no idioma inglês é desenvolvida a partir das noções teóricas de legal drafting (redação jurídica) e as boilerplate clauses (cláusulas-padrão) são parte do material original usado como referência. Através dos exercícios de vocabulário e das atividades práticas de solução de problemas o aluno passa não apenas a interpretar, mas também a redigir corretamente documentos em inglês.

Programa

1. The Language of Law:

1.1 Legal Language and Legal Systems;

1.2 Words and concepts: two interconnected elements of legal speech.

2. Contractual Terminology:

2.1 Equivalence & False Friends;

2.2 How do I say it in English?

2.3 Negotiation Techniques - Using the right words;

2.4 Drafting Clauses: the most common expressions in writing.

3. Skills involved in Drafting:

3.1 Making Stylistic Choices;

3.2 Active and Passive Verbs;

3.3 Legal Jargon vs. Plain Language.

4. Solutions for Common Difficulties:

4.1 Vocabulary building;

4.2 Exercises & Practical Application.

Palestrante

-Marina Bevilacqua de La Touloubre
Advogada, tradutora, intérprete e professora de inglês jurídico. Atua nas mais tradicionais instituições jurídicas do país, como a Escola Superior de Advocacia da OAB/Seção Paraná, o Instituto dos Advogados de São Paulo e a Associação dos Advogados de São Paulo, em que prepara e ministra cursos jurídicos em inglês nas áreas de contratos, societário, concorrência, processo civil, internacional e arbitragem. Possui duas obras em fase de publicação: "Vocabulário jurídico bilíngue - inglês-portugês-inglês" e um audio-livro sobre o uso do inglês em Direito.

Coordenação acadêmica

-Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Foi advogado associado de M. Luís Advogados e sócio de Scheer e Tamarossi Advogados Associados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB/SP. É presidente da Central Prática e sócio de Scheer e Baraúna Advogados.

Observações

*Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, dois almoços e quatro coffee breaks.

*A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Consultoria e Treinamento

__________

Ganhadora:

  • Fernanda de Góes Pittelli

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui