AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Curso de Mediação Interdisciplinar

Curso de Mediação Interdisciplinar

x

sábado, 1 de janeiro de 2005

Atualizado em 20 de janeiro de 2005 10:20

 

Curso de Mediação Interdisciplinar

 

 

O IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Seção de Brasília, realiza o Curso de Mediação Interdisciplinar, no período de 25 de fevereiro a 28 de novembro deste ano, destinado aos operadores do Direito, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos e demais profissionais que têm necessidade de ampliar e melhor instrumentalizar seu trabalho por meio do enfoque interdisciplinar utilizado pela Mediação. O curso será ministrado em nove módulos de doze horas cada um, sempre as sextas e sábados, com intervalos de um mês e atividades programadas durante os mesmos.

 

A Mediação Interdisciplinar é um importante método que propicia o tratamento eficiente e humano das questões que chegam ao Direito. Além de permitir a discriminação dos diferentes níveis do conflito, ela ajuda na definição dos papéis sociais, reconhecimento e revalorização das partes envolvidas e também dos profissionais do Direito. A mediação pode funcionar ainda como uma escuta das reais necessidades, permitindo um contato direto com os sujeitos do Direito sem a inevitável e por vezes inadequada tradução do conflito emocional em linguagem jurídica.

 

O curso será ministrado por Águida Arruda Barbosa - Advogada especialista em Direito de Família, Mestre em Direito pela USP, Mediadora, Diretora da Comissão de Mediação Familiar do IBDFAM, membro da Fédération Internationale des Femmes des Carrières Juridiques, participou da elaboração do Projeto de Lei da Mediação, Professora de Mediação Familiar e Direito Civil na Faculdade de Direito de São Caetano do Sul IMES, Doutoranda em Direito Civil pela USP; e Giselle Câmara Groeninga - Psicanalista pelo Instituto da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Terapeuta de Sistemas, Mediadora, Diretora da Sociedade Psicanalítica de Campinas, Diretora da Comissão de Relações Interdisciplinares do IBDFAM, membro da Internacional Society of family Law, participou do Projeto de Lei da Mediação, Mestranda em Direito Civil pela USP.

 

 

Programa

 

MÓDULO I - 25 e 26 de fevereiro

 

Conceito, história, diferentes escolas; Diferenças entre Mediação, Conciliação e Arbritagem; Interdisciplina; Análise da Prática.

 

 

MÓDULO II - 25 e 26 de março

 

Noções de Direito, Psicologia e Psicanálise aplicadas à Mediação Interdisciplinar; O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana; A família e os demais sistemas; A sensibilidade e as técnicas de escuta.

 

 

MÓDULO III - 29 e 30 de abril

 

Direito da Personalidade; A família a partir da ótica da interdisciplina - a função do mediador; Envolvimento do Mediador e Desenvolvimento da Mediação; Metodologia e técnica da Mediação.

 

 

MÓDULO IV - 27 e 28 de maio

 

Diversas abordagens a partir das diferentes disciplinas - terapia, direito, perícia; Os sub-sistemas - parentalidade, filiação, a família extensa, guarda e guarda compartilhada; O Princípio do Melhor Interesse da Criança; Análise de Prática.

 

 

MÓDULO V - 26 e 27 de junho

 

A Mediação em Empresa Familiares; Mediação e Consultoria; Análise da Prática.

 

 

MÓDULO VI - 07 e 08 de agosto

 

Mediação e o Espírito da Mediação; O paradigma da culpa e o da responsabilidade; Pensamento binário e ternário; Código Deontológico; Técnicas de Escuta.

 

 

MÓDULO VII - 25 e 26 de setembro

 

FOM - Família de Origem do Mediador

 

 

MÓDULO VIII - 23 e 24 de outubro

 

Trabalho final - apresentação

 

 

MÓDULO IX - 27 e 28 de novembro

 

Análise da Prática - Aplicações da Mediação Interdisciplinar

 

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

TELEFONE

 

(61) 368-1041 ou 3031-5617

 

com Fabíola Orlando.