Domingo, 22 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 3.584

Quinta-feira, 26 de março de 2015 - Migalhas nº 3.584 - Fechamento às 11h11.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Apoiador :

  • Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Abrir um crédito é conceder um prazo."

Eça de Queirós
(Clique aqui)

Modulação – Precatórios

O STF concluiu a modulação dos efeitos da decisão que declarou parcialmente inconstitucional o regime especial de pagamento de precatórios estabelecido pela EC 62/09. De acordo com a modulação, o regime especial criado pela emenda fica mantido por cinco anos, com início em janeiro de 2016 ; e, a partir de hoje, os créditos em precatórios devem ser corrigidos pelo IPCA-E. Confira. (Clique aqui)

Infra petita

Se, como diz a expressão, a emenda é pior que o soneto, no caso a modulação ficou pior que o pedido. Depois de finalizado o julgamento, sem maiores explicações, o ministro Marco Aurélio disse : "Concluo que a esta hora o requerente, o Conselho Federal da OAB, deu um tiro no pé". Vamos entender o porquê, nas próximas notas. (Compartilhe)

Memória da dívida

Em 1988, o constituinte, preocupado com as dívidas dos Estados e municípios, mas sem esquecer dos legítimos credores, deu prazo de oito anos para pagamentos dos precatórios, de forma parcelada. Tal prazo não foi cumprido, ninguém foi punido, e sobreveio reforma na CF para determinar que no prazo máximo de 10 anos fossem quitados os precatórios (EC 30). Tal reforma foi questionada judicialmente em 2000 (ADIn 2.356), e considerada inconstitucional pelo Supremo apenas dez anos depois (!), em novembro de 2010. Na referida ação, houve embargos de declaração que até hoje sopitam numa gaveta do gabinete do relator, ministro Celso de Mello. Nesse ínterim, tanto porque não foram pagos os precatórios, tanto porque foi julgada inconstitucional a EC 30, o constituinte reformador agiu novamente, e em 2009 surgiu a EC 62. Esta, por seu turno, impunha um limite de gastos no orçamento com precatórios, e criava o mefistofélico leilão inverso, pelo qual quem dava mais desconto levava o dinheiro. No mesmo ano ela foi questionada judicialmente (ADIn 4.357), porque novamente o que se queria era protelar o pagamento e agora com o instrumento da faca no pescoço, pois outra coisa não é o leilão inverso ("se quiser receber, dê desconto"). Em 2013, o STF considerou inconstitucional a norma, o que criou um imbróglio jurídico, porque a rigor os pagamentos deveriam ser feitos imediatamente, pois na sucessão de repristinações voltaria a valer a regra do constituinte originário, que determinou que o pagamento deveria se dar até 1996. O que fez então o STF ? Determinou que, até que a questão fosse modulada, continuassem a valer as regras da EC 62, a mesma que ele próprio disse ser inconstitucional. Ontem, ao final, modulou-se a questão. E o STF, agindo como se legislador fosse, criou nova regra para pagamento. Além de validar os acordos celebrados na vigência da inconstitucional EC 62, prorrogou para 2020 a quitação das dívidas. A pergunta que não quer calar é : qual será a punição para quem não cumprir ? E se vier nova EC disciplinando a matéria ? (Compartilhe)

Boomerang

Na assentada de ontem, o ministro Marco Aurélio, como não raro acontece, ficou vencido. S. Exa. entende que a Corte não deveria avançar na modulação da forma como fez. Citou, como já o fez outrora, a metáfora do bumerangue : um instrumento que o STF lança no meio jurídico, mas que pode voltar-se contra ele próprio. (Compartilhe)

Transferência de atribuições

O Supremo, e os juízes Brasil afora, estão, não se nega, participando das políticas públicas como nunca se viu na história brasileira. Decisões obrigam o fornecimento de remédios, mandam hospitais particulares atenderem pelo SUS, obrigam escolas a receber alunos. Pelo lado do Supremo, determinou-se o regramento para o direito de greve dos servidores, disciplinou-se como se daria o aviso prévio proporcional, entre outras coisas. A questão do precatório, portanto, enquadra-se nesse rol de decisões, que de certo modo fazem do magistrado um gestor público, interferindo até nas questões que podem ser consideradas discricionárias. Seria isso uma coisa correta ? O tempo vai dizer. (Compartilhe)

Causas

Aproveitando o gancho da pergunta que finaliza a migalha anterior, vê-se que o protagonismo do Judiciário se deu, em certa medida, pelo enfraquecimento do Legislativo. E esse por sua vez se deu porque ele abdicou de sua primordial função, a legiferante. Com efeito, é o Executivo, por meio das Medidas Provisórias, que faz essa função. E o Legislativo, no máximo, enfia nas MPs coisas que, por preguiça de vê-las transpor as trabalhosas comissões, quer aprovar. Mas e as coisas que são necessárias e que o Executivo não quer bulir, porque mordem seu Orçamento ou são impopulares ? Estas, empurram para o Judiciário. Está aí a raiz do problema. (Compartilhe)

Tempus fugit

Há 238 dias o STF e a sociedade aguardam que a presidente da República se digne a indicar um ministro do Supremo.

Na onda

O Supremo deveria modular o artigo constitucional que atribui à presidência da República o poder de indicar ministros para a Corte e definir que, ultrapassado tantos dias sem que o nome seja apresentado, tal atribuição seja transferida para a própria Corte.

A vida e o Direito : manual de instruções

Valorosos conselhos foram proferidos pelo ministro Luís Roberto Barroso em discurso como patrono da turma de 2014 da faculdade de Direito da UERJ. Confira o texto na íntegra, que traz um sábio manual de instruções sobre a vida e o Direito. (Clique aqui)

Família e Sucessões

Na coluna de hoje, o professor Flávio Tartuce aponta grave equívoco instituído pela novel lei 13.058/14 : a obrigatoriedade na fixação da guarda compartilhada (ou alternada). (Clique aqui)

Novo Apoiador

Fundado em 1992, o escritório Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados atende empresas de médio e grande porte, pessoas físicas e instituições financeiras. A banca tem como preceitos qualidade dos serviços, compromisso com os clientes, atendimento pessoal e personalizado, agregado ao conhecimento profundo do Direito, sobretudo nas áreas Preventiva, Consultiva e Contenciosa e full service nos setores Tributário, Private Banking, Sucessório, Societário, Internacional, Imobiliário e Cível. Com sede em SP e unidades no RJ e Miami, o escritório é liderado por profissionais com grande experiência e conhecimento e conta com uma equipe de advogados altamente especializada. Clique aqui e conheça o novo Apoiador do Migalhas.

Responsabilidade do provedor – Direito Autoral

A 2ª seção do STJ vai definir importante precedente acerca da responsabilidade do provedor quando ocorre violação ao direito autoral no âmbito da internet, notadamente nas redes sociais. O tema consta em recurso especial do Google contra produtora de cursos jurídicos, envolvendo o extinto Orkut. O relator do processo é o ministro Luis Felipe Salomão, que durante a sessão de ontem proferiu didático e minucioso voto sobre a questão. Para S. Exa., deve ser afastada a responsabilidade civil do Google no caso porque a estrutura do Orkut e a postura do provedor não contribuíram definitivamente para a violação de direito autoral e, também, porque não se vislumbram danos materiais que possam ser imputados à inércia do provedor : "A arquitetura da rede social não provia materialmente os usuários com os meios necessários à violação dos direitos. No caso em exame, a rede social não fornece instrumento tecnológico de compartilhamento de arquivos. Responsabilizar o provedor seria como responsabilizar os Correios por crime praticado nos escritos de correspondências privadas." O julgamento foi adiado por pedido de vista da ministra Isabel Gallotti. (Clique aqui)

Investigação

Operação Zelotes, da PF, investiga organizações criminosas que atuavam no CARF manipulando o trâmite de processos e o resultado de julgamentos. Estão sendo cumpridos hoje 41 mandados de busca e apreensão em SP, CE e DF, incluindo em escritórios de advocacia. (Clique aqui)

Previdência privada – Reajuste

A entidade de previdência privada não é obrigada a conceder aumento real nos reajustes de aposentadoria complementar. A tese foi firmada pela 3ª turma do STJ que negou provimento a REsp interposto contra a Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social. Para o relator, ministro Cueva, o objetivo do fundo é manter o padrão de vida assistido pelo trabalhador quando estava em atividade, e não propiciar ganho real. (Clique aqui)

Abuso do direito de informar

A Editora Caras deve indenizar o cavaleiro Doda e sua esposa Athina Onassis por divulgar fotos do casamento sem autorização. O ministro João Otávio de Noronha, relator do recurso da Editora na 3ª turma do STJ, ressaltou que o que ficou assentado na origem foi que houve abuso do direito de informar. (Clique aqui)

Mendes x Amorim

Mais uma vitória do ministro Gilmar Mendes sobre Paulo Henrique Amorim. O jornalista, que já havia sido condenado por ofensa ao ministro, dessa vez terá que indenizá-lo em R$ 40 mil pela publicação da matéria "Gilmar põe em cheque (sic) a transparência de Barbosa". Na reportagem, o ministro foi acusado de envolvimento com sonegação fiscal e com caixa dois da campanha de Eduardo Azeredo. Decisão é da juíza substituta Tatiana Iykiê Assao Garcia, da 12ª vara Cível de Brasília, para a qual o jornalista extrapolou seu direito de informar. (Clique aqui)

Orquestra

Por unanimidade, a 8ª turma do TST confirmou decisão que afastou o reconhecimento de vínculo empregatício do maestro John Neschling com a Orquestra Sinfônica de SP. Acórdão do TRT da 2ª região concluiu que não foi comprovada a sujeição do autor à ré. O escritório Mallet Advogados Associados representou a orquestra. (Clique aqui)

Venda de ingressos

A 6ª câmara de Direito Público do TJ/SP considerou abusivas diversas práticas na venda de ingressos para show da cantora Madonna, em outubro de 2012, e manteve auto de infração e imposição de multa do Procon/SP a uma empresa do ramo. No caso, a responsável pela comercialização teria cobrado 20% de taxa de conveniência sobre o valor do ingresso, disponibilizado pré-venda a clientes específicos e oferecido como forma de pagamento, nas compras online e call center, apenas a opção cartão de crédito. (Clique aqui)

Caseiro Francenildo

A 5ª turma do TRF da 1ª região reduziu de R$ 500 mil para R$ 400 mil a indenização que a CEF terá de pagar ao caseiro Francenildo dos Santos Costa, que teve seu sigilo bancário quebrado em 2006.

Quebras de sigilo

A propósito das quebras de sigilo, estamos acompanhando diariamente, a conta gotas, a quebra de sigilo dos clientes do HSBC na Suíça, e tudo fica por isso mesmo. Tal informação deveria ser única e exclusivamente repassada para a Receita Federal que, confrontando os dados com as declarações, deveria punir os sonegadores e pedir que PF investigue a origem do dinheiro. Só isso. O resto é bisbilhotice, para não falar em crime de quebra de sigilo. (Compartilhe)

Quilombolas

Após voto-vista da ministra Rosa Weber, que abriu divergência e votou pela constitucionalidade do decreto 4.887/03, que regulamenta a demarcação e titulação das terras quilombolas, novo pedido de vista, desta vez do ministro Toffoli, suspendeu o julgamento da questão. Quando iniciado o julgamento, em abril de 2012, o então ministro Peluso votou pela inconstitucionalidade do decreto e logo depois a ministra Rosa pediu vista.

Paz no STJ

O pleno do STJ decidiu ontem que o ministro Jorge Mussi assumirá a corregedoria do CJF em substituição ao ministro Humberto Martins, que concluirá o mandato de dois anos. A Corte elegeu em fevereiro o ministro Og Fernandes, após a renúncia de Mussi. Tal fato gerou preocupação, eis que o regimento impõe que o cargo deve ser assumido pelo mais antigo no CJF, no caso, o ministro Jorge Mussi. Og concordou em assumir a função em setembro, quando Mussi deixará o CJF para assumir como membro do TSE. Ao votar a proposta de solução ontem, Mussi, Og e Francisco Falcão falaram sobre a união da Corte :

Jorge Mussi – "Estou aqui há oito anos para ser solução e não problema para ninguém."

Og Fernandes – "A proposta que negociamos representa a possibilidade de que nós todos cheguemos a decisão que não crie expectativa equivocada a respeito da nossa atividade dentro do STJ."

Francisco Falcão – "Isto mostra que o STJ está unido, diferentemente do que andam dizendo por aí, que nosso tribunal está desunido. É um exemplo cabal do STJ." (Clique aqui)

Vagas do STJ – CNJ e CNMP

O pleno do STJ decidiu ontem adiar a eleição dos nomes que serão indicados a duas vagas de membro do CNJ reservadas a juiz Federal e a juiz de TRF e uma vaga de membro do CNMP reservada a juiz. Objetivo da suspensão dos editais é avaliar a possibilidade de fixação de critérios objetivos para a escolha dos candidatos. Ainda não há data definida para a renovação dos editais. Conheça os candidatos inscritos até então, clique aqui.

CNMP

Diz a Folha de S.Paulo que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, trabalha para indicar seu advogado pessoal e de seu partido para uma vaga aberta no CNMP. O matutino informa que Gustavo do Vale Rocha (OAB/DF 13.422) defende Cunha em pelo menos sete processos no TJ/DF. A julgar pela força de Frank, digo Cunha, o causídico já pode encomendar o terno da posse.

Agora é que são elAs

Ao dar as boas-vindas a alunos da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, o galanteador ministro João Otávio de Noronha, presidente do Conselho Superior, destacou a baixa participação feminina na Corte. Sobre a 2ª seção, a qual integra, disse : "É uma seção predominantemente masculina, só temos uma princesa aqui". A princesa em questão é a ministra Isabel Gallotti, única mulher a julgar matéria de Direito Privado atualmente. Dos atuais 29 ministros, há apenas seis mulheres (20%). Mas o próprio Noronha deu a solução para a diversidade de gênero na Corte : "Espero que com o tempo [a situação] mude. Em todo caso, se não houver a mudança, proponho uma reforma constitucional para uma emenda em que a Casa seja de 32 mulheres e eu de presidente." (Compartilhe)

Missão Superior

Também discursando para os alunos da Enfam, mas aí com outros olhos, o ministro Marco Aurélio Bellizze ressaltou a função do STJ como produtor de uniformização e não inovação. "A função da Corte não é de 3º grau de jurisdição. Temos nossas limitações como Corte de precedente em tratar e avançar em alguma matéria. A rigor temos menos liberdade que um tribunal local. O ideal de justiça é que possamos unificar julgando bem. Esse é o padrão do Tribunal, unificar a interpretação." (Compartilhe)

Combate à corrupção - I

O CNJ e o Executivo assinaram ontem, no STF, acordo de cooperação para o combate à corrupção e à impunidade. A proposta prevê a criação de um grupo de trabalho voltado à adoção de medidas neste sentido e busca tornar mais ágil a tramitação de processos judiciais e administrativos relacionados à prática de ilícitos contra o patrimônio público. Confira a íntegra do acordo. (Clique aqui)

Combate à corrupção - II

Em entrevista à TV Migalhas, especialistas elencam as principais medidas a serem adotadas com vistas ao combate à corrupção. Endurecimento da legislação, maior nível de transparência, independência investigativa e promoção da reforma política estão entre os pontos de atenção. (Clique aqui)

Petrobras

Duas novas ações judiciais contra a Petrobras foram protocoladas nesta semana na Corte de Nova York, nos EUA. Ambas pedem ressarcimento de prejuízos por investimentos em ADRs e em títulos de dívida da companhia brasileira.

Assessor jurídico da Petrobras

O desembargador aposentado do TJ/SP Armando Sérgio Prado de Toledo, investigado no CNJ sob suspeita de favorecer o deputado estadual Barros Munhoz, foi contratado no dia 16 como consultor do presidente da Petrobras, Aldemir Bendine. Cinco dias antes, Toledo surpreendeu os colegas da magistratura com o requerimento de aposentadoria, concedida pelo presidente do TJ, José Renato Nalini. Ele poderia permanecer no cargo por mais onze anos. Segundo afirma a Petrobras, Toledo prestará assessoria à presidência "em matérias relacionadas ao seu histórico profissional e acadêmico na área jurídica". Informações Folha de S.Paulo.

Recuperação judicial

Investigada na Lava Jato, a Galvão Engenharia pediu ontem recuperação judicial na Justiça do RJ. As dívidas envolvidas no processo chegam a R$ 1,84 bi.

Compra de veículos - Informação

Lei 13.111/15 obriga vendedores de automóveis a informarem aos compradores os valores dos tributos incidentes sobre a venda e a situação de regularidade do veículo. A medida entra em vigor em 60 dias.

Licença-maternidade – Militar

Sancionada lei (13.109/15) que amplia de quatro para seis meses o período de licença-maternidade concedido a servidoras públicas militares. A norma ainda estabelece o direito à licença-paternidade e à licença para adotantes.

Post mortem

A Câmara aprovou ontem PL (6.785/06) que visar coibir fraude com nomes de pessoas mortas. De acordo com a proposta, o oficial de registro civil deverá comunicar o óbito registrado à Secretaria de Segurança Pública e à Receita Federal. Matéria segue para sanção.

Pena

A Câmara provou PL (8.077/14) que aumenta em 50% a pena para quem corromper ou facilitar a corrupção de menores de idade para crime de roubo. Texto segue para o Senado.

Governança

Cade nega pedido de participação da CSN na Usiminas. Órgão antitruste rejeita que siderúrgica possa participar como acionista minoritária no conselho da principal concorrente no mercado nacional de aço.

_____________

Apoiadores Migalhas

A maior vitrine do mundo jurídico !

Clique aqui.

_____________

Novo CPC – É hora de aprender

Nomes de peso estarão reunidos no seminário "Novo CPC – Aspectos Práticos", dia 13 de abril, no Hotel Tivoli São Paulo – Mofarrej, das 9 às 18h, para debater exclusivamente sobre as mudanças do novo Código de forma prática. (Clique aqui)

ABC do CDC

Será que todas as tragédias que advêm das condições climáticas são inevitáveis ? O questionamento é do desembargador aposentado Rizzatto Nunes que aborda, na coluna de hoje, a responsabilidade civil do Estado em casos de catástrofes e faz um apanhado dos direitos das pessoas afetadas. (Clique aqui)

Dumping social

O advogado José Roberto Namura, da banca Duarte e Tonetti Advogados Associados, elenca as práticas que levam as empresas a cometer o chamado "dumping social". Para ele, alguns empresários podem praticá-lo sem ao menos ter conhecimento disto, pois a definição do que é o "dumping social" é muito ampla e depende dos atos praticados pelas empresas. (Clique aqui)

Marcas - Coexistência

Os advogados Alberto Esteves Ferreira Filho e Andreia de Andrade Gomes (TozziniFreire Advogados) elucidam a questão dos contratos de coexistência de marcas - que têm como fim garantir condições para manutenção de símbolos similares, sem confusão por parte do público consumidor. Com cenário aparentemente promissor, segundos os causídicos, estes acordos "poderão ser aceitos com mais frequência, atendendo aos interesses comuns do setor empresarial e dos clientes". (Clique aqui)

Transporte

O Uber, aplicativo para celular que oferece serviço de motorista particular, começou a operar no Brasil recentemente. Sobre o dispositivo e sua legalidade, veja o que diz Frederico Meinberg Ceroy, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Digital – IBDDIG. (Clique aqui)

Correspondentes

As oportunidades de trabalho estão fervilhando em todos os cantos do país. Hoje, em destaque, os Estados de São Paulo e Goiás. Confira as cidades solicitadas no mural e aproveite para se cadastrar como correspondente. (Clique aqui)

Sorteio - Lauda Legal

Na obra "A Recuperação Judicial e os Direitos Fundamentais Trabalhistas" (229p.), o magistrado do TRT da 4ª região Marcelo Papaléo de Souza aponta algumas incongruências da LRF em relação à proteção constitucional devida aos trabalhadores, propugnando por sua correção. Leia a resenha de Roberta Resende e deixe seu nome para o sorteio de um exemplar, uma cortesia da Editora Atlas. (Clique aqui)

Mercado de Trabalho

O Mercado de Trabalho está aquecido em busca de novos profissionais. Acesse a seção e confira as oportunidades oferecidas pela Robert Half e outros parceiros do Migalhas. (Clique aqui)

Novo sócio

O escritório Almeida Advogados tem o prazer de anunciar o ingresso do advogado Adriano Ribeiro em seu quadro de sócios, o qual atuará diretamente no desenvolvimento de projetos imobiliários e de infraestrutura, trazendo sua bagagem profissional de mais de 13 anos de atuação neste setor.

Parceria

A Penso Tecnologia anuncia parceria com a Zimbra, solução de e-mail corporativo e colaboração, utilizada por mais de 500 milhões de pessoas em todo o mundo. A Penso, especializada em soluções de nuvem e TI corporativa, presta serviços para mais de 250 clientes, entre eles órgãos públicos como Fundação Oswaldo Cruz, CREA-SP, Furnas e CRECI-SP.

Fachadas

É possível notar, pela porta de vidro da fachada, o interior do elegante escritório de Belo Horizonte/MG. Visite a seção Fachadas e conheça os frontispícios das bancas de advocacia do Brasil e do mundo. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 155 anos, no dia 26 de março de 1860, morreu, no Rio de Janeiro, Manuel Lopes Pereira Baía, Visconde de Meriti (no Brasil), nascido no Porto, Portugal, em 1787. Casou pela primeira vez com uma filha do 1º Barão de Itamaraty (no Brasil) e pela segunda vez com D. Mariana do Espírito Santo. Desse segundo casamento nasceu D. Maria Carolina, casada em primeiras núpcias com o Marquês de Abrantes (1794-1865) ; e em segundas núpcias com o Barão de Catete (no Brasil) e Visconde de Silva (em Portugal) (1827-1903). Possuidor de grande fortuna, tinha sua residência, no Rio de Janeiro, no palácio que fez construir no largo da Glória, onde foi depois, por muitos anos, o Ministério dos Negócios Estrangeiros. Destruída essa casa, em seu terreno ergueu-se hoje o Palácio do Arcebispado. (Compartilhe)

Sorteio

Em consonância com as mudanças legislativas e jurisprudenciais atuais, a obra "Direito Empresarial" (Saraiva – 527p.), de Marcelo Barbosa Sacramone, é a próxima a ser sorteada. A obra foi oferecida pela editora. (Clique aqui)

Lançamento (Compartilhe)

Abrindo espaço para aprofundar um debate nacional sobre o tema, a obra "O Princípio da Sustentabilidade – Transformando direito e governança", de Klaus Bosselmann, é o novo lançamento da Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais. (Clique aqui)

Migalhíssimas (Compartilhe)

Guilherme Amaral, do escritório AIDAR SBZ Advogados, participa, hoje, às 13h30, do evento "Aviação em Debate : os Desafios do Setor" como moderador do painel "O Consumidor e o Transporte Aéreo", em Brasília.

Hoje, às 14h, Ricardo Alves Junqueira Penteado e Guilherme Adriano da Fonseca Ferreira, advogados do escritório Dannemann Siemsen Advogados, palestrarão na sessão de treinamento para 30 agentes da Receita Federal e 10 da Polícia Civil, no auditório da Delegacia da Receita Federal do Brasil, em Maringá/PR. O treinamento tem como objetivo auxiliar na identificação de produtos contrafeitos de marcas mundialmente famosas.

O Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP realiza amanhã evento sobre "Direito ao Esquecimento". O debate contará com a participação dos ministros Luís Roberto Barroso, Luis Felipe Salomão e da professora Laura Schertel Mendes. A coordenação científica e a mediação do evento estão sob a responsabilidade do professor Marcelo Cama Proença Fernandes, integrante de Proença Fernandes Advogados. (Clique aqui)

Amanhã, Leonardo Braga Moura, de Silveiro Advogados, será palestrante no Encontro-Debate "Marcas & Eventos Deportivos : El problema del Ambush Marketing", na Universidad Autómoma de Madrid. (Clique aqui)

Thomas Felsberg, do escritório Felsberg Advogados, palestra amanhã sobre "As experiências com a Lei 11.101", durante um café da manhã onde serão debatidos temas sobre a recuperação judicial como instrumento de atenuação da crise econômica.

Cristina Guerra, do escritório Guerra Advogados Associados, será a painelista brasileira do "1st Annual Global Intellectual Property Law Symposium". O evento ocorre de 30/3 a 1°/4 nos EUA, passando pelas cidades de Filadélfia, Montclair e Nova York.

Emerson Reis, do escritório Simões Caseiro Advogados, será o único debatedor brasileiro do evento "Carrers in Tax Law", promovido pela USD School of law Tax Law Society em associação com o CWSL & TJSL Tax Law Societies, que ocorrerá dia 31/3, na Universidade de San Diego, na Califórnia. No encontro, especialistas de renomados escritórios americanos irão apresentar as novas possibilidades e oportunidades de carreira no mercado jurídico tributário. (Clique aqui)

No dia 31/3, Marcelo Viveiros Moura, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participa no RJ do evento "Acionistas na Assembleia". Na ocasião, o advogado debaterá os desafios e ferramentas para uma participação mais efetiva dos acionistas, visando criação de valor no curto e longo prazo, exercício do direito de voto, representação, participação à distância, pedido público de procuração, voto múltiplo e voto em separado. O evento será realizado, das 16h30 às 19h, no auditório da CVM (rua Sete de Setembro, 111, 34º andar, RJ).

Com o objetivo de debater a desigualdade de gênero e as lutas emancipatórias das mulheres, Alino & Roberto e Advogados, realizou, dia 20/3, o evento "Refletindo sobre Equidade de Gênero das Relações de Trabalho", que envolveu simultaneamente as três unidades do escritório. (Clique aqui)

O advogado Luiz Felipe Perrone dos Reis, de Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados, tomou posse ontem, no IASP, como sócio efetivo.

Em cerimônia realizada na última semana, em SP, a revista Latin Lawyer anunciou os vencedores da 9ª edição do Deal of the Year Awards. O escritório Pinheiro Neto Advogados foi premiado na categoria Restructuring por sua atuação no processo de recuperação judicial do Grupo OGX. O escritório assessorou o Comitê Ad Hoc de Bondholders e financiadores da OGX, junto com a equipe do escritório Cleary, Gottlieb, Steen & Hamilton LLP.

A assessoria aos credores minoritários no processo de reestruturação da OGX e a atuação na parte antitruste da fusão da Kroton com a Anhanguera renderam ao BM&A – Barbosa, Müssnich & Aragão dois prêmios no Latin Lawyer Deal of the Year 2014. O escritório foi premiado nas categorias Restructuring e Regulatory.

Consumidor

No mês do consumidor, o Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor oferece a oportunidade de fazer qualquer um dos cursos on demand com desconto de 50%. A promoção é válida para as inscrições feitas até 31/3. (Clique aqui)

Programas executivos

O IBMEC/MG está com os últimos dias de matrícula para os cursos de pós-graduação em Direito. As aulas começam no dia 30/3. (Clique aqui)

Ativos

A AASP oferece uma vaga-cortesia para o curso "Ativos intangíveis : oportunidades legais e seus riscos", que acontece dia 14/4, em SP. (Clique aqui)

CPC

A Rede de Ensino LFG acaba de lançar o curso "Novo CPC", nos formatos telepresencial e online. (Clique aqui)

Complementar

A Editora Lex promove o curso "Lei Complementar 840/11 - Regime Jurídico dos servidores públicos civis da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal", de 8 a 10/4, em Brasília. (Clique aqui)

Cortesias

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil para os cursos "Fiscalização Tributária, Auto de Infração e Estratégias de Defesa" (clique aqui), dia 1º/4 ; e "Retenções na Fonte nos Serviços Prestados ou Tomados Por Pessoas Jurídicas - ISS, IRRF, PCC e INSS" (clique aqui), dia 7/4, ambos em SP.

Participe

O "Treinamento sobre o Sistema de Registro de Preços" (clique aqui) acontece dia 8/4, em Teresina/PI ; e o curso "Processo Administrativo Disciplinar e Sindicância" (clique aqui) acontece dia 15/4, em Campinas/SP. Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Editora NDJ.

Concorra

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "Furto na empresa e relações de trabalho" (clique aqui), dia 9/4 ; e "Terceirização no Brasil : posição atual e prognóstico futuro" (clique aqui), dia 16/4, ambos em SP.

Eventos

Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft, para os eventos em SP :

6 a 9/4 - "Especialização em PIS e COFINS - Atualizado de acordo com a Lei 12.973/14 e Medida Provisória 668/2015". (Clique aqui)
13 e 14/4 - "Cálculos trabalhistas - folha de pagamento, rescisão contratual e encargos (INSS, FGTS e IR)".
(Clique aqui)
15/4 - "Escrituração Contábil Fiscal (ECF) do Imposto de Renda com base na IN RFB nº 1.489/14".
(Clique aqui)

Agraciados

Evento : Vanderlei Wikianovski é o felizardo que faturou a vaga-cortesia oferecida pela Sodepe Brasil para o curso "eSocial 2.0 - Novo sistema de controle das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais", que acontece dia 30/3, em SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Isabel Naves De Campos, de Oliveira/MG, é a ganhadora da obra "Reforma Penal" (Atlas - 265p.), organizada por Alaor Leite. (Clique aqui)

_____________

Migalhas também é cultura !

Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AL/Belém
BA/Malhada
CE/Solonópole
GO/Arenópolis
GO/Doverlândia
GO/Mozarlândia
GO/Sanclerlândia
MA/Centro Novo do Maranhão
MA/São Vicente Ferrer
MG/Bocaina de Minas
MG/Gonçalves
MG/Gouveia
MS/Angélica
MT/Campos de Júlio
PE/Cumaru
PI/Várzea Grande
RN/Augusto Severo
RN/Lajes
RS/Agudo
SP/Arapeí
SP/Flórida Paulista
SP/Iporanga
SP/Rincão

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Migalhas Clipping

The New York Times – EUA

"Opening New Iraq Front, U.S. Strikes ISIS in Tikrit"

The Washington Post - EUA

"Desertion charge for onetime POW"

Le Monde - França

"Emotion européenne pour un crash inexpliqué"

Corriere Della Sera - Itália

"La battaglia delle Province"

Le Figaro - França

"La France renforce son armée face à la menace intérieure"

Clarín - Argentina

"Se sumó Moyano y el paro del 31 se vuelve una protesta nacional"

El País – Espanha

"Francia descarta que el avión sufriera una explosión en vuelo"

Público - Portugal

"Supervisão ´devia ter visto mais cedo´ crise no BES, admite ministra"

Die Welt - Alemanha

"In Trauer vereint"

The Guardian - Inglaterra

"Revealed: special branch targeting of Labour MPs"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Estados e municípios têm de pagar precatórios em 5 anos"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Supremo manda municípios e Estados quitarem precatórios"

O Globo - Rio de Janeiro

"Novo partido agrava crise entre PMDB e Dilma"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Medição Semanal Vai Definir Corte De Água"

Correio Braziliense - Brasília

"Construtora do petrolão pede ajuda para não falir"

Gazeta do Povo - Paraná

"Pressionada por aliados, Dilma perde o segundo ministro em uma semana"

Zero Hora - Porto Alegre

"Empresas da Lava-lato doaram R$ 11,8 milhões"

O Povo - Ceará

"Justiça manda soltar 5 acusados de golpe na Caixa"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Fuja da poupança e dos juros do cartão"

____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz

Escritórios :

· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia – JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado – Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· LL Advogados

· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos – Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado – Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins Bastos Advogados
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados – Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· MLD – Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Simões Caseiro Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho – Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bertolucci & Ramos Gonçalves Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A – Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues – Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão – Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM – Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac – Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D´Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D´Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· EGB Advogados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão – Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Guarnera Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE – Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Aracatu – Português para Estrangeiros Língua e Cultura Brasileira
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas – ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD – Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB – Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP)
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Atlas
· Editora Del Rey
· Editora Forense
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· ESMAFE/PR - Escola da Magistratura Federal do Paraná
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV DIREITO SP
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV – Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Digital - IBDDIG
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Maia Training
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Tedesco Tecnologia
· TradJuris
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VCA LAW - Academia Jurídica
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas