domingo, 22 de fevereiro de 2026

aspas

Nas lendas e contos sertanejos que não se resumem em narrativas singelas da vida pastoril, a ação do maravilhoso caracteriza-se sempre pelo definir no homem uma posição de fraqueza absoluta. - 10 - O mais desvalioso, o mais tíbio aspecto particularíssimo de uma existência, exige uma existência inteira. - 11 - À proporção que se expande o espírito humano as fronteiras recuam. - 12 - O sentimentalismo é a base comum da índole de todos os povos, a auréola de mártir que lhe circunda a fronte. - 13 - O artista de hoje é um vulgarizador das conquistas da inteligência e do sentimento. - 14 - É pela arte, de uma maneira geral, que se pode formar a mais pronta, a mais ampla e a mais segura ideia da superioridade afetiva e mental de um povo.

Nas lendas e contos sertanejos que não se resumem em narrativas singelas da vida pastoril, a ação do maravilhoso caracteriza-se sempre pelo definir no homem uma posição de fraqueza absoluta.
- 10 -  
O mais desvalioso, o mais tíbio aspecto particularíssimo de uma existência, exige uma existência inteira.
- 11 - 
À proporção que se expande o espírito humano as fronteiras recuam.
- 12 - 
O sentimentalismo é a base comum da índole de todos os povos, a auréola de mártir que lhe circunda a fronte.
- 13 - 
O artista de hoje é um vulgarizador das conquistas da inteligência e do sentimento.
- 14 - 
É pela arte, de uma maneira geral, que se pode formar a mais pronta, a mais ampla e a mais segura ideia da superioridade afetiva e mental de um povo.
Compartilhar
facebook
twitter
linkedin
whatsapp
instagram
REFERÊNCIA
Trecho retirado do livro "Caderneta de campo. São Paulo: Cultrix. 1975."
TEMAS RELACIONADOS
sertanejo