Baú migalheiro
Em 22 de junho de 1966, os governos do Brasil e do Paraguai firmaram a Ata do Iguaçu.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Atualizado em 19 de junho de 2026 16:51
Há 60 anos, em 22 de junho de 1966, os governos do Brasil e do Paraguai firmaram a Ata do Iguaçu, documento que estabeleceu as bases para estudos conjuntos sobre o aproveitamento dos recursos hídricos compartilhados na região da fronteira entre os dois países. O acordo representou um importante passo na aproximação diplomática entre brasileiros e paraguaios e abriu caminho para a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, inaugurada anos depois e considerada uma das maiores obras de engenharia e geração de energia do mundo.
Os governos do Brasil e do Paraguai firmaram a Ata do Iguaçu.(Imagem: Artes Migalhas)