MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio das obras "Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – PER/DCOMP" e "Imposto sobre Serviço – questões polêmicas

Resultado do sorteio das obras "Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – PER/DCOMP" e "Imposto sobre Serviço – questões polêmicas

Da Redação

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Atualizado em 11 de janeiro de 2010 11:38


Sorteio de obras

Migalhas sorteia hoje as obras "Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – PER/DCOMP" (525p.), de Fabio Rodrigues de Oliveira, Andréa Teixeira Nicolini, Renata Ferrari Ferreira e Yone Wauke; e "Imposto sobre Serviço – questões polêmicas" (259p.), de José Antônio Patrocínio e Mauro Hidalgo, ambas gentilmente doadas pela FISCOSoft Editora.

Sobre as obras :

"Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – PER/DCOMP" (525p.) - Fabio Rodrigues de Oliveira, Andréa Teixeira Nicolini, Renata Ferrari Ferreira e Yone Wauke

A compensação de créditos líquidos e certos do contribuinte contra a Fazenda Pública com débitos tributários próprios, vencidos ou vincendos é tema dos mais intricados na seara do Direito Tributário. Esse fato transparece já na redação restritiva do artigo 170 do Código Tributário Nacional (CTN), que delega à lei ordinária a tarefa de disciplinar o instituto sob garantias que estipular, ou cuja estipulação, em cada caso, atribuir à autoridade administrativa.

Na esfera federal, o tema só mereceu disciplinamento normativo com a edição da Lei nº 8.383, de 1991, cujo artigo 66 autorizou a compensação entre créditos e débitos da mesma espécie. A Lei nº 9.430, de 1996, nos artigos 73 e 74, trouxe os primeiros fundamentos da compensação tributária, mesmo entre tributos e contribuições de espécies diferentes. A redação original dessa lei condicionava a compensação a pedido prévio do contribuinte.

Mas foi a partir da edição do artigo 49 da Lei nº 10.637/2002 que o instituto da compensação tributária ganhou os contornos que tem hoje na esfera federal, com a criação da Declaração de Compensação e a fixação da extinção do crédito tributário liquidado por compensação, sem prévio exame da autoridade administrativa.

A partir dessa nova realidade jurídica, a administração tributária tem tateado em terreno pantanoso, com a edição de múltiplos atos normativos, sempre na tentativa de, ao mesmo tempo em que facilita o exercício do direito pelo contribuinte, tenta evitar as fraudes por parte dos nem sempre bem intencionados.

Um passo importante foi dado com a criação da Declaração de Compensação Eletrônica, integrado ao Pedido de Restituição e Ressarcimento, o conhecido PER/DCOMP, instrumento que facilita à administração tributária tratar o tema de forma gerencial, pois tem ela prazo de 5 anos para homologar ou não a compensação declarada, prática que se revelou impossível com as Declarações em papel, hoje restritas a situações muito específicas.

É disso que trata o presente Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais - PER/DCOMP. Como o próprio nome sugere, a prática foi privilegiada, sem descuidar, claro, da teoria necessária ao entendimento das informações solicitadas pelo Programa Gerador do PER/DCOMP Eletrônico.

"Imposto sobre Serviço – questões polêmicas" (259p.) - José Antônio Patrocínio e Mauro Hidalgo

A presente obra apresenta uma coletânea de artigos e estudos que analisam, de forma clara e objetiva, temas atuais e controvertidos da tributação desse importante Imposto Municipal.

A primeira parte contempla o tema "Análise Jurisprudencial: Questões Polêmicas do ISS" e apresenta reflexões, propostas por José Antônio Patrocínio, sobre relevantes decisões dos tribunais nacionais e seus reflexos no dia-a-dia das empresas e do Fisco Municipal.

Em uma linguagem simples e didática, o autor faz uma análise crítica e racional das soluções dadas pelo Poder Judiciário aos conflitos submetidos à sua apreciação.

Já a segunda parte aborda assuntos relacionados com a "Administração Tributária Municipal: Questões Polêmicas do ISS", e reúne estudos de Mauro Hidalgo, propondo soluções aos servidores integrantes da estrutura administrativa fiscal dos municípios, esclarecendo procedimentos práticos para atender temas como fiscalização, lançamento e contencioso, relacionados aos dispositivos do regime de arrecadação do Simples Nacional.

Sobre os autores :

Fabio Rodrigues de Oliveira é advogado; contabilista; bacharel em Direito pela FMU; mestrando em Ciências Contábeis pela FECAP; consultor de Imposto de Renda, CSLL, PIS, COFINS, Direito Societário e Contabilidade e diretor de Projetos Especiais da FISCOSoft.

Andréa Teixeira Nicolini é contabilista; pós-graduada em Gestão Tributária pela FECAP; mestranda em Ciências Contábeis pela FECAP; consultora da FISCOSoft de IR, CSLL, PIS, COFINS, Direito Societário e Contabilidade.

Renata Ferrari Ferreira é contabilista; bacharel em Ciências Contábeis pela FACESP; consultora de ICMS e Instrutora de Cursos pela FISCOSoft.

Yone Wauke é advogada, bacharel em Direito pela FMU, Consultora trabalhista e previdenciária e instrutora de cursos pela FISCOSoft.

José Antônio Patrocínio é agente fiscal de Rendas Municipais e secretário Municipal de Fazenda da prefeitura de Americana/SP. Bacharel em Direito, contabilista e consultor de conteúdo da FISCOSoft.

Mauro Hidalgo é agente fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre/RS. Bacharel em Administração Pública e em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RS. Especialista em Direito Tributário, Econômico e Financeiro pela UFRGS.

_______________

 Ganhadores :

Eliane Costa Silva, advogada em Cascavel/PR - "Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais – PER/DCOMP" (FISCOsoft - 525p.) - Fabio Rodrigues de Oliveira, Andréa Teixeira Nicolini, Renata Ferrari Ferreira e Yone Wauke

José Antunes dos Santos, dos Correios, de Salvador/BA - "Imposto sobre Serviço – questões polêmicas" (FISCOsoft - 259p.) - José Antônio Patrocínio e Mauro Hidalgo



 

____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...