MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Falecimento - Zilda Arns Neumann

Falecimento - Zilda Arns Neumann

Fundadora da Pastoral da Criança, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns morreu vítima de terremoto que atingiu Porto Príncipe, capital do Haiti, na terça-feira, 12/1, onde ela se encontrava em missão humanitária.

Da Redação

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Atualizado às 15:41


Zilda Arns

Fundadora da Pastoral da Criança, a médica pediatra e sanitarista Zilda Arns morreu vítima de terremoto que atingiu Porto Príncipe, capital do Haiti, na terça-feira, 12/1, onde ela se encontrava em missão humanitária.

  • Confira abaixo a nota do presidente da OAB/SP :

______________

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, lamentou a morte da médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns, no terremoto que atingiu Porto Príncipe, capital do Haiti, na terça-feira, 12/1, onde ela se encontrava em missão humanitária.

"Perdemos uma grande brasileira, que resgatou milhões de vidas dos bolsões de pobreza e miséria no Brasil e no mundo, a demonstrar que com trabalho voluntário, solidariedade, sensibilidade social e organização é possível reduzir a taxa de mortalidade infantil.O trabalho que empreendeu na Pastoral da Criança foi reconhecido em vida pelos prêmios que recebeu, inclusive o Prêmio de Direitos Humanos Franz de Castro Holzwarth da OAB/SP - 2000, e nos ajudará a lembrar de Zilda Arns, de sua força, dignidade, fé e inabalável compromisso com as gerações futuras e um mundo mais justo", afirmou o presidente da OAB/SP.

Zilda Arns Neumann, 75 anos, fundou e coordenava nacionalmente a Pastoral da Criança, órgão da CNBB, que capacita líderes comunitários voluntários no sentido de mobilizar as famílias a cuidarem de seus filhos, por meio de um conjunto de ações voltadas à sobrevivência e desenvolvimento integral da criança. São realizadas visitas domiciliares mensais, pesagem das crianças e reuniões mensais de avaliação da comunidade. O trabalho da Pastoral da Criança reduziu a mortalidade infantil no Brasil para 14 óbitos no primeiro ano de vida para cada mil nascidos vivos, quando a média nacional chegou a 36 óbitos por mil nascidos vivos. A "fórmula" desenvolvida por Zilda Arns também vem sendo aplicada com sucesso em outros países da América Latina e Central e na África.

Nascida em Forquilhinha/SC, Zilda Arns era irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal arcebispo emérito de São Paulo. Viúva deixa cinco filhos e netos.

O presidente da OAB/SP também enviou condolências às Forças Armas pela morte dos militares brasileiros, que servem na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti - Minustah.

__________________
_____________

Foto : Nilton Fukuda/AE - 14/05/2007

__________________