MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. 1ª seção do STJ - INSS sobre gratificação natalina incide separadamente do salário

1ª seção do STJ - INSS sobre gratificação natalina incide separadamente do salário

A contribuição previdenciária do empregado sobre o 13° salário tem a sua base de cálculo feita em separado do salário-de-remuneração do respectivo mês de dezembro.

Da Redação

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Atualizado às 09:40


Repetitivo

1ª seção do STJ - INSS sobre gratificação natalina incide separadamente do salário

A contribuição previdenciária do empregado sobre o 13° salário tem a sua base de cálculo feita em separado do salário-remuneração do respectivo mês de dezembro. O entendimento da 1ª seção do STJ - tomado em recurso julgado sob o rito da Lei dos Recursos Repetitivos (lei 11.672/2008 - clique aqui), com aplicação em casos semelhantes - é que essa forma de cálculo só foi legalmente autorizada a partir da vigência da lei 8.620, em 1993 (clique aqui).

Segundo o relator, ministro Luiz Fux, a jurisprudência da 1ª seção do STJ consolidou o entendimento de não ser aceitável que o decreto 612/92 alterasse a forma de incidência do tributo. Isto porque a lei 8.212/91 (clique aqui) não autorizava o cálculo da contribuição, mediante aplicação em separado da tabela de que trata o artigo 22 do decreto, uma vez que, neste caso, estaria criando um específico salário-contribuição, extravasando-se a competência regulamentar.

Com o advento da lei 8.620/93, houve expressamente autorização legal para que a contribuição previdenciária incida sobre o valor bruto do 13° salário, o qual tem a base de cálculo computada em separado do salário-contribuição.

Ainda segundo o ministro Luiz Fux, a lei 8.870/94 (clique aqui), que altera dispositivos das leis 8.212 e 8.620, ao estabelecer que o 13° salário integra o salário-de-contribuição, ressalvado o cálculo de benefício, não revogou a lei 8.620/93 na parte em que prevê a tributação em separado do 13° salário. "São normas que tratam de matéria diversa e que, por isso mesmo, têm sua vigência resguardada pela reserva da especialidade" declarou Luiz Fux.

_______________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...