MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Para escritório, decisão do STJ em caso envolvendo Pis e Cofins é inconstitucional e contraria precedentes do CARF

Para escritório, decisão do STJ em caso envolvendo Pis e Cofins é inconstitucional e contraria precedentes do CARF

Decisão recente da 2ª turma do STJ afirma que PIS e COFINS incidem sobre valores recebidos por empresas de terceirização de mão-de-obra para pagamento de trabalhadores.

Da Redação

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Atualizado em 1 de fevereiro de 2010 07:30


Opinião

Para escritório, decisão do STJ em caso envolvendo Pis e Cofins é inconstitucional e contraria precedentes do CARF

Decisão recente da 2ª turma do STJ afirma que Pis e Cofins incidem sobre valores recebidos por empresas de terceirização de mão-de-obra para pagamento de trabalhadores.

Para Richard Edward Dotoli, do escritório Siqueira Castro Advogados no Rio de Janeiro, "a discussão principal refere-se à tributação de valores recebidos por uma empresa, mas que são na verdade devidos a terceiros". O advogado explica que "discute-se se o mero ingresso de valores nas empresas podem ser tributados a título de IRPJ, CSLL, PIS e COFINS".

"A tributação desses recursos é ilegal e inconstitucional, pois fere o princípio da capacidade contributiva já que exige do recebedor do recurso o pagamento de tributo sobre uma riqueza que não será dele". Dotoli lembra, ainda, que a decisão também "fere o conceito de renda e receita, que pressupõe um acréscimo patrimonial".

Para o advogado, problema similar também acontece na hipótese de reembolso de despesas, pois o ingresso do recurso apenas recompõe o patrimônio utilizado para antecipar uma despesa. "Com esta decisão, o STJ contraria precedentes do próprio Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, o CARF, que já entendeu ser inalcançável pelo Pis e a Cofins as chamadas receitas de terceiros".

___________________

_______________________

Patrocínio

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS tem atuação na área empresarial trabalhista

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...