MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Arquivada sindicância que apurava acusação de plágio contra o professor Carlos Alberto Dabus Maluf

Arquivada sindicância que apurava acusação de plágio contra o professor Carlos Alberto Dabus Maluf

O diretor do Largo de São Francisco, professor João Grandino Rodas, determinou o arquivamento de um recurso aberto por três alunos da Instituição acerca da nomeação do professor Carlos Alberto Dabus Maluf ao posto de titular com a alegação de que sua tese apresentada no processo de seleção seria plágio.

Da Redação

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Atualizado às 08:46


Plágio

Arquivada sindicância que apurava acusação de plágio contra o professor Carlos Alberto Dabus Maluf

Em 12/6/08 três alunos do curso de Direito das Arcadas ingressaram com recurso para pleitear a anulação do concurso para professor titular em Direito Civil, realizado em novembro de 2007, que teve como escolhido o professor Carlos Alberto Dabus Maluf.

O documento questionava os critérios de "originalidade" e "honestidade científica" na obra que resultou na sua nomeação à cadeira de titular da principal universidade do país. Na época da contestação, Dabus Maluf afirmou ao jornal Folha de S.Paulo que, embora não conheça os estudantes, a contestação deve estar ligada ao fato de seu cargo ser "muito visado, uma vitrine".

O caso

Após o recurso, foi aberta uma sindicância para verificar se a acusação procedia, sendo nomeada uma comissão que ficaria responsável pelo estudo do caso.

Os consultores jurídicos da USP deram parecer afirmando que não houve plágio no trabalho do professor e que "há uma clara indicação da fonte de pesquisa".

A tese foi corroborada pelo professor José Carlos Costa Netto, que é doutor e mestre pela USP e o atual presidente da Associação Brasileira de Direito Autoral (ABDA), que elaborou parecer (v.abaixo) constatando a inexistência de qualquer tipo de ilícito no trabalho apresentado pelo professor.

Segundo Dabus Maluf, o então diretor da Faculdade, João Grandino Rodas, no dia 2/12/09, determinou o arquivamento da referida sindicância, alegando que "não foi apurada a prática de ato ilícito".

  • Clique aqui e confira o parecer do jurista José Carlos Costa Netto.

________________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...