MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Resultado do sorteio da obra "Ninguém Sofre porque quer"

Resultado do sorteio da obra "Ninguém Sofre porque quer"

Confira o ganhador da obra "Ninguém Sofre porque quer", de Adauto Suannes.

Da Redação

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Atualizado em 10 de fevereiro de 2010 15:37


Sorteio de obra

Migalhas tem o prazer de sortear a obra "Ninguém Sofre porque quer" (Instituto Memória - 2ª edição - 173p.), do colunista migalheiro e desembargador aposentado do TJ/SP, Adauto Suannes.

"Esta 2ª edição e corridos alguns anos desde o lançamento do livro, muita coisa aconteceu, até porque a vida é eminentemente dinâmica. O Vítor superou todas as dificuldades referidas no prefácio e hoje é um garoto saudável, bem-humorado, inteligente e, para orgulho do avô, amante dos livros. O André já se considera um rapaz e é mais chegado aos esportes do que o irmão.

Quanto a mim, ingressei no seleto grupo dos "CCs". Foram necessários muitíssimos anos para que as pessoas, principalmente graças aos "AAs", descobrissem que o alcoolismo é uma doença, por sinal insidiosa. Mesmo assim, ao contrário do que preconizava o prospectivo Emilio Mira y Lopes, já na primeira metade do século passado, os meios de comunicação continuam autorizados a incentivar o seu consumo. Até atividades esportivas são patrocinadas por tais bebidas, tal como se fazia com o tabaco até recentemente. Penso que já era tempo de os alcoólicos anônimos deixarem esse anonimato e saírem à rua para darem testemunho do sofrimento que a bebida lhes causou a eles e a seus familiares.

Pois o "CC", ainda não oficializado, pretende reunir o cancerosos conhecidos, cujos testemunhos certamente levariam muita gente a tomar medidas preventivas diante do risco de contração de tal moléstia, que chega sem prévio aviso.

O médico David Servan-Schreiber, no oportuno livro Anticâncer, traz seu testemunho pessoal: "Saber que se está com câncer é um choque. Sentimo-nos traídos pela vida e pelo próprio corpo. Mas ficar sabendo de uma recaída é terrível. É como se descobríssemos de repente que o monstro, que acreditávamos ter abatido, não está morto, e não havia parado de nos seguir na sombra, e terminou nos pegando".

Tal recaída, em lugar de desanimá-lo, mais o animou a estudar tal moléstia, com propostas preventivas que estão ao alcance de qualquer de nós.

Pois foi o câncer que me levou a reeditar o presente livro, ao descobrir o número elevado de pessoas que se recusam até mesmo a pronunciar o nome de tal moléstia, esquecidos de que tremermos diante do nome de nosso inimigo já é entrar na luta em posição de desvantagem.

Orgulho-me de ter ao meu lado, nessa batalha, esse homem extraordinário chamado José Alencar Gomes da Silva, atualmente no exercício da Vice-Presidência da República, exemplo de fibra, fé e, acima de tudo, vontade de viver. Ao sair do hospital depois de uma das inúmeras cirurgias a que se submeteu em razão do invencível câncer, expressou tudo isso em uma frase lapidar: "Deus não precisará do câncer para me levar quando resolva fazê-lo".

Dedico, pois, especificamente a ele esta 2ª edição.
" Adauto Suannes, autor

Sobre o autor :



Adauto Suannes
nasceu na cidade de São Paulo, formando-se em Direito na Faculdade do Largo de São Francisco, no ano de 1960. Ingressando na Magistratura em 1963, chegou ao topo da carreira, vindo a aposentar-se como desembargador do TJ/SP, depois de mais de 20 anos de judicatura. Foi professor universitário por mais de 12 anos. Tem publicados diversos livros de conteúdo jurídico e de reflexão existencial.


_______________

 Ganhador :

João Batista de Souza, de Santa Helena de Goiás/GO

____________